Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fluxo de ar no Carbide Air 540


Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Bom dia pessoas!

 

Pois bem, vou montar um setup dentro de um Corsair Carbide Air 540, e pra resfriar o CPU, eu vou pegar um Noctua D15. Minha dúvida é a respeito do fluxo de ar.

O gabinete vem com 3 fans de 140mm, sendo duas na frente puxando ar pra dentro, e a traseira jogando o ar pra fora (padrão da maioria dos gabinetes).

 

Sobra o espaço superior do gabinete pra colocar fans, e eu tenho duas NF-A15 PWM sobrando. Ambas são de 140mm, então cabem direitinho na parte superior do gabinete. Mas sera que vale a pena adicionar elas? Se sim, faço elas puxarem o ar pra dentro ou jogar o ar pra fora? 

 

Eu penso que se eu jogar o ar pra fora, o meu fluxo de ar não vai ser positivo. Vou ter 3 fans de 140mm jogando pra fora, e apenas as duas frontais puxando ar pra dentro. 

Mas no caso de colocar elas puxando o ar pra dentro, isso pode sobrecarregar demais a exaustão do ar quente, que vai ser só a fan traseira? 

E agora? Deixar os espaços livres e usar o gabinete no modo padrão, ou instalar essas duas fans extras?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que pude observar ele compõe dois ambientes separados para o fonte,discos rígidos etc e outra para a MB, VGA, etc.

Como os FAN são de 140 e é um NHD15, não deve esquecer que o próprio Cooler NHD15terá seu próprio fluxo, com duas FAN próprias.Então acho um exagero colocar essa duas adicionais no topo, a menos que tenham PWM e tenham controladoras de velocidade de rotação. Seria bom dizer a onfiguração que vai colocar.

Tenha cuidado com a altura dos dissipadores das memórias, pois podem pegar nos FAN do Noctua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, PedraX disse:

Pelo que pude observar ele compõe dois ambientes separados para o fonte,discos rígidos etc e outra para a MB, VGA, etc.

Como os FAN são de 140 e é um NHD15, não deve esquecer que o próprio Cooler NHD15terá seu próprio fluxo, com duas FAN próprias.Então acho um exagero colocar essa duas adicionais no topo, a menos que tenham PWM e tenham controladoras de velocidade de rotação. Seria bom dizer a onfiguração que vai colocar.

Tenha cuidado com a altura dos dissipadores das memórias, pois podem pegar nos FAN do Noctua.

Sim, o Air 540 tem as baias de HD e a fonte separada dos componentes. 

 

Minha config vai ser:

I7 9700K;

Noctua D15;

Gigabyte Z390 Aorus Ultra;

Samsung NVMe 970 Pro 512GB;

Seagate FireCuda 2TB;

2x8GB Corsair Vengeance 3200Mhz;

RTX 2080 Super (ROG Strix ou GB Windforce, depende do preço que elas vão sair agora);

Corsair HX750;

 

Como você disse, o Noctua vai ter o fluxo dele, jogando o ar pra fan traseira, que vai estar jogando esse ar quente pra fora. Os dois fans frontais vão criar uma linha "reta", puxando ar de fora e, teoricamente, jogando esse ar direto pro Noctua e a GPU...

Estava pensando se colocar as fan na parte superior iria dar um boost de ar frio, ou se iria atrapalhar totalmente esse fluxo reto... 

 

Sobre a altura da fan com as memórias, não tera problema... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
58 minutos atrás, DropSZerA disse:

Estava pensando se colocar as fan na parte superior iria dar um boost de ar frio, ou se iria atrapalhar totalmente esse fluxo reto... 

Não afeta muito o fluxo não.Na verdade, devido á geometria de tudo(bloco do radiador, posição da VGA paralela á entrada de ar,etc existirá sempre uma turbulencia, mas o importante é a renovação do ar.Como você mesmo disse, tem uma entrada positiva de ar(aumentando a pressão nas frontais) e uma negativa da traseira.

Essa AORUS tem 4 SYS_FAN, então poderia ligar práticamente todos os FAN, se os NF-A15 são PWM, então pode ligar nas SYS_FAN mais próximas.Os FAN do gabinete tem que ver se são 4 pinos, aí recomento liga-los tb nas sys_fan, pode até usar um cabo splitter se precisar, porque a sys_fan aguenta até 2A cada uma.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...