Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não liga (esporadicamente)


Posts recomendados

Meu computador é de 1 ano atrás, e ele aleatoriamente liga ou não.

Há dias em que ele liga "normalmente", pois quando ele liga algumas vezes a hora está incorreta, e dias que ele apenas não liga não importa o que eu fizer, mas passa 1 ou 2 dias e ele liga normalmente.

 

Já testei a fonte, com o clips, e liga normalmente; também testei ligar apenas com os componentes necessários; limpei os contatos da memória; todos sem sucesso.

 

O mais intrigante é que mesmo depois de realizar os testes, depois de um dia ou outro ele liga normalmente, e eu realizei um teste de deixar ele ligado por uns 15 dias para ver se algo de diferente acontecia, se desligava, e ele funcionou de maneira normal.

Os drivers estão atualizado, assim como a BIOS.

 

Outra informação, algumas vezes quando eu tentei ligar o computador e ele não respondeu, após umas 5horas ou mais, ele ligou SOZINHO, sendo que como relatei, a ultima tentativa de ligar, tinha sido feito a pelo menos mais de 5 horas.

 

Ao ligar ele na tomada  o LED Laranja no gabinete pisca rapidamente, e ao conectar o HD Externo na porta USB de trás, na placa-mãe, o LED do mesmo também acende, mesmo sem o PC ligar(nao sei se é importante a informação, na dúvida ja falei hahah.)

 

Processador: Ryzen 5 2400g (e seu coolerbox original)

placa-mãe: A320mh Bio-star pro

Memória: 2x4gb  Crucial Ballistix Sport LT, 2400MHz, DDR4, CL16, Branco

SSD: Markvision 120gb

Fonte: Cougar VTE 500 80Plus Bronze PFC Ativo, CGR BS-500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que uma das fases de alimentação do processador já está cantando pra subir. Ele liga depois de um tempo porque essa fase defeituosa demora pra pegar carga, Acredito que esse seja o problema.

 

Isso é comum em placas de entrada bem baratas. Com o tempo as fases queimam, a sua no caso está quase lá. Chegará uma hora que não vai ligar mais, quando queimar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique PP disse:

Acredito que uma das fases de alimentação do processador já está cantando pra subir. Ele liga depois de um tempo porque essa fase defeituosa demora pra pegar carga, Acredito que esse seja o problema.

 

Isso é comum em placas de entrada bem baratas. Com o tempo as fases queimam, a sua no caso está quase lá. Chegará uma hora que não vai ligar mais, quando queimar.

O bom então seria testar os componentes em outra placa-mãe e ver se o problema persiste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Gustavo Silva Freitas disse:

O bom então seria testar os componentes em outra placa-mãe e ver se o problema persiste?

Se tiver um multímetro pra testar a capacitância dos capacitores ajudaria muito, mas não sou técnico, conserto numa placa barata desta, não sei se vale a pena a não ser que tenha algum amigo com conhecimento em eletrônica..

 

Podes desplugar tudo e deixar só processador memória e placa-mãe conectadas na fonte de alimentação, assim que se testa.

Vai conectando o HD, depois as outras peças uma a uma toda vez que tentar religar ele. pra tentar identificar se alguma peça é que está em curto (com efeito), mas como disse esta com cara de ser problema de fase (capacitor) do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Phoenyx disse:

O bom seria desplugar toda a fiação do gabinete e ver se o problema persiste. Dá start no PC gerando curto no power switch com uma chave de fenda.

Esqueci de colocar essa informação, mas eu também tentei iniciar o computador desta maneira, sem sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gustavo Silva Freitas Tire a placa-mãe do gabinete. Teste em bancada, ou em cima da caixa da placa-mãe. Plugue somente CPU, cooler, RAM e fonte.

 

Veja pelo menos visualmente se a placa-mãe está em perfeitas condições, se não há algum circuito queimado próximo ao processador, se os capacitores não estão estufados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Phoenyx disse:

@Gustavo Silva Freitas Tire a placa-mãe do gabinete. Teste em bancada, ou em cima da caixa da placa-mãe. Plugue somente CPU, cooler, RAM e fonte.

 

Veja pelo menos visualmente se a placa-mãe está em perfeitas condições, se não há algum circuito queimado próximo ao processador, se os capacitores não estão estufados.

Realizei estes procedimentos porém não ligou ainda, e sobre os capacitores, não encontrei nenhum estufado, porém nessa parte mais elétrica eu sou bem leigo, então posso não ter reparado.

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Henrique PP disse:

Se tiver um multímetro pra testar a capacitância dos capacitores ajudaria muito, mas não sou técnico, conserto numa placa barata desta, não sei se vale a pena a não ser que tenha algum amigo com conhecimento em eletrônica..

 

Podes desplugar tudo e deixar só processador memória e placa-mãe conectadas na fonte de alimentação, assim que se testa.

Vai conectando o HD, depois as outras peças uma a uma toda vez que tentar religar ele. pra tentar identificar se alguma peça é que está em curto (com efeito), mas como disse esta com cara de ser problema de fase (capacitor) do processador.

Eu já testei peça a peça, e nos testes em nenhum momento ligou.

Ele apenas liga quando quer parece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...