Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no i7 4770k + GTX 1050ti + Corsair Vengeance DDR3 1600mhz


Tackleberry

Posts recomendados

Olá a todos, tenho esse computador há alguns bons anos e quero exigir um pouco mais dele...
Comprei um monitor de 240hz (Aw2518hf) então gostaria de manter meu FPS próximo de 240 pela maior parte do tempo. Porém não entendo nada sobre overclock.

Meu PC é o seguinte:


placa-mãe: Asus z87-Pro
Processador: Intel Core i7 4770k (stock cooler)
Placa de vídeo: NVidia GeForce GTX 1050ti (agora a NVidia aceita G-Sync nos monitores Freesync)
Memória: Corsair Vengeance DD3 1600mhz 16gb (2x8 Dual Channel)
Armazenamento: SSD Samsung Evo 840 250gb / HDD WD Blue 1tb 7200rpm (Windows no SSD, jogos no HDD)
Fonte: Fatality OCZ 750w (vou usar dois monitores, não sei se isso é relevante ou não)
Gabinete: Raidmax 321WB

No benchmark do CS:GO deu 300fps, se mantendo boa parte do tempo acima de 200fps e caindo pra 50fps nas smokes, então tem bastante espaço para melhorar. Já no Fortnite fica uns 100fps abaixo do CS:GO. Sei que pra ficar cravado nos 240fps, vou precisar de outra máquina, mas até lá...

Minhas dúvidas são:
Qual cooler vou precisar para o processador? Precisa ser um water cooler caro ou um box cooler como o Gammaxx 400 daria conta do recado?
Preciso de uma refrigeração a mais na placa de vídeo e na memória ram, caso eu decida fazer OC nelas?
Por onde começo? Processador? Memória Ram? Placa de vídeo?
Vale a pena? O quanto pode melhorar?

E o mais importante por último... O PC precisa ser 100% estável, pois uso ele para trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo menos um water cooler você poderia comprar pra fazer overclock no processador, e ele é o tipo de componente que pode continuar com você quando for comprar peças novas.

O Gammax 400 eu não sei até onde aguenta por duas razões, a primeira é que o Core i7-4770K já é um pouco esquentadinho, e a segunda é que o heat spreader do processador não é soldado, a Intel nessa geração já usava a vergonhosa cola térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo é, verdade... Um WC continuará sendo útil no futuro. Também não estava levando em consideração que como o processador é antigo, ele é menos eficiente nesses quesitos.

@Angern estou até pensando em trocar de placa em um futuro não muito distante. Da 1050ti para RX580 acho que já daria uma grande diferença nos fps. Gostei desse cooler, preço bom, se saiu bem em uns testes que olhei, inclusive testes em cores com OC. Para eu ter uma ideia, vou conseguir dar OC em até quantos GHz mais ou menos?

Tinha esquecido que meu monitor suportava apenas 1366x768 e agora vou para 1920x1080, o que irá reduzir consideravelmente os fps... Parece que minha tarefa ficou ainda mais difícil 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra chutar de modo muito preciso até quanto o cooler vai dar conta, também depende do fluxo de ar no resto do gabinete.

 

Porém o que eu te recomendo com overclock, é começar devagar, 4.5 GHz me parece alcançável com teu cooler, e isso vai dar uma força legal no teu Core i7-4770K que já é bem forte no single-thread. Também não acho que o impacto nos FPS vá ser tããããããão grande assim, visto que ao subir a resolução, o cenário torna-se mais dependente da GPU do que o processador.

 

Nesse caso, você pode começar definindo todos os cores para 3.9 GHz que é a velocidade máxima do turbo para o teu processador, fazendo isso, você desativa o Turbo Boost, SpeedStep, e os C-States inicialmente, é só pra facilitar o teste do overclock mesmo.

Então você realiza os testes a 3.9 GHz, ficando de olho nas temperaturas que o processador vai atingir e na estabilidade que é o mais importante, passando nessa etapa, você pode subir um pouco mais, diga-se 4.0 GHz por exemplo.

 

O processo como um todo é moderadamente demorado, porém é mais prático a longo prazo pra se determinar até onde dá pra chegar com o overclock. No geral, supondo que você chegue aos 4.5 GHz estavelmente, a estimativa é que a tua performance estará mais ou menos a par de um Core i7-7700K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo moro em um lugar frio, isso deve ajudar no resfriamento. Ruim que não há espaço no meu gabinete para colocar o radiador na frente, vai ter que ser no topo mesmo... Minha fonte de 750w vai dar conta de tudo, certo?

Se o processador chegar a par com um i7 7700k, acredito que já vou ter os fps praticamente cravados em 240 pela maior parte do tempo. Se trocar a 1050ti por uma rx580 ou rx590, devo conseguir bons resultados no Fortnite... Uma placa AMD provavelmente funcionará ainda melhor nesse novo monitor Freesync, então é um motivo a mais para trocar de placa. O monitor chegou hoje, mas ainda faltam vir o cabo displayport 1.4 e o suporte articulado. O suporte desse monitor é enorme, quase que preciso de uma mesa só para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...