Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Gamemax GM500 vale a pena?


Posts recomendados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho essa fonte e várias pessoas disseram que essa fonte não presta, e de fato eu creio isso, pois tenho um SSD de 240 GB, e simplesmente ele não atinge o total desempenho dele, e segundo o pessoal aqui do Clube do Hardware, é por conta da minha fonte ( que é esse mesmo modelo)

Então não compre, eu não recomendo, pois eu sinto que não entrega toda energia que minha máquina necessita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@nicholaz03 Não, essa fonte não é boa e você não deve comprá-la. Existem duas versões dessa GM500 e ambas foram testadas pelo TecLab. A primeira, antiga, explodia e era uma bomba completa. A segunda, mais recente, passou no teste, mas opera com níveis de ripple e temperaturas muito ruins, tendo desempenho bem abaixo das fontes de entrada mais básicas do mercado, como a linha Shocker da PCYes!. Ou seja, não compensa.

 

Em 23/07/2019 às 03:38, nicholaz03 disse:

essa fonte cairia bem com um core 2 quad q8400, gtx 750 ti, 4gb ram ddr2 ?

Já tem essa configuração ou pretende comprar? 

adicionado 2 minutos depois
Em 23/07/2019 às 03:24, Guilherme Leoni disse:

Cara, eu tenho essa fonte e várias pessoas disseram que essa fonte não presta, e de fato eu creio isso, pois tenho um SSD de 240 GB, e simplesmente ele não atinge o total desempenho dele, e segundo o pessoal aqui do Clube do Hardware, é por conta da minha fonte ( que é esse mesmo modelo)

Então não compre, eu não recomendo, pois eu sinto que não entrega toda energia que minha máquina necessita.

Onde lhe disseram que a limitação de velocidade do SSD é provocada pela fonte? Qual é o modelo da sua GM500, o antigo ou o novo? 

 

Se for o modelo antigo da GM500, troque o mais rápido possível. Se for o novo, não é boa mesmo, mas não vai chegar ao ponto de danificar seu computador.

adicionado 3 minutos depois
Em 23/07/2019 às 03:07, nicholaz03 disse:

Dei uma pesquisada e tem um pessoal falando bem dela, e os caras da teclab aprovaram, ta com um preço bacana, compensa ?

Aprovaram, mas "daquele jeito". Repare que o Ronaldo ficou bem incomodado com o ripple e a temperatura da fonte no vídeo. O preço baixo dessa fonte tem explicação...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nicholaz03 É estranho velho saca,porque tipo se tu for em alguns post uns vão recomendar e outros não,a teclab aprovou más quem garante que eles distribuem a mesma fonte??,porém eu comprei e segurou minha config,se for bomba ou não eu não sei nem vou saber más me pareceu bem confiavel, comprei a GM500,ela é bem robusta e pesadinha parece ter componentes bons ou tem cimento dentro igual já vi na net kkkk (não leva a serio a ultima parte) então eu recomendo,até porque de 100% 70%Sim e 30% não,e qualquer marca é assim se você for pensar,a Corsair as mais baratas são super Xelelentas essas VS então toda marca tem ou teve seu probleminha,Compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Isaque IFood O fato de segurar determinada configuração não quer dizer que a fonte é boa. O próprio teste do TecLab que mencionamos demonstra isso: ela não trabalha bem em carga alta. Para quem comprou, ok, pode usar. Mas não é viável recomendar e vou explicar o porquê.

 

Podemos, por exemplo, comparar a GM 500 da Gamemax com a PCYes! Shocker 500W, uma das fontes de qualidade mais básicas que existem no mercado, que por sinal nem 80 Plus Bronze é, mas sim 80 Plus White. 

 

Condições de operação de uma PCYes! Shocker 500W a 100% em 230V:

  • Tensão 3,3V: 3,22V;
  • Tensão 5VSB: 4,85V;
  • Tensão 5V: 4,86V;
  • Tensão 12V: 11,87V;
  • Fator de potência: 98,4%;
  • Eficiência: 84,0%;
  • Temperatura de operação (ponto mais quente): 50ºC;
  • Ripple: 24 mV.

Condições de operação de uma Gamemax GM500 a 100% em 230V:

  • Tensão 3,3V: 3,20V;
  • Tensão 5VSB: 4,84V;
  • Tensão 5V: 4,88V;
  • Tensão 12V: 12,11V;
  • Fator de potência: 99,1%;
  • Eficiência: 85,0%
  • Temperatura de operação (ponto mais quente): 79ºC;
  • Ripple: 81 mV.

Referências (TecLab): PCYes!, Gamemax

 

A fonte não oferece risco, mas ninguém que tenha conhecimento nessa área vai dizer que operar com 81 mV de ripple e a 79ºC é algo bom... Compare com a PCYes!. O Ronaldo demonstra, no vídeo, que não está satisfeito com o resultado, apesar de não ser prejudicial a ponto de condenar a fonte. Uma fonte realmente boa opera abaixo de 40 mV. Uma fonte ótima fica abaixo de 30 mV. Operar acima de 80 mV é muito, mas muito ruim. O TecLab só considera decente abaixo de 60 mV.

 

Uma fonte operando acima de 80 mV e batendo na faixa dos 80ºC demonstra que não é robusta: isso reflete a qualidade do projeto e dos componentes utilizados. Ou seja, a GM 500 precisa melhorar para chegar no nível de uma simples PCYes! Shocker... Não há como recomendar. A Shocker tem diversos pontos negativos e economiza bastante em tudo, mas mesmo assim a Gamemax não consegue alcançar o desempenho dela.

 

1 hora atrás, Isaque IFood disse:

É estranho velho saca,porque tipo se tu for em alguns post uns vão recomendar e outros não...

Conclusão: a fonte não é bomba, não prejudica, mas também não é legal. Sem querer gerar atrito ou qualquer coisa do tipo, mas você não deve julgar recomendações por maioria e minoria. Deve julgar pelos fatos levantados. E 80 mV a 80ºC... Não é legal. E detalhe: isso em 230V e a 25ºC. Se você jogar em 115V - que é a condição mais crítica - e em 40ºC (temperatura condizente com o interior de um gabinete de computador em um dia quente no Brasil), o resultado fica ainda mais preocupante. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Vrdd você tá certo mesmo, más pelo que vi na intel valor preocupante é 120de ripple,bom eu não sei na vrdd, a fonte não julgaria "bomba" más também não é das melhores,pra mim que não vai fazer um over hard e também não quer um pc de youtuber e sim um que supra minhas necessidades para jogar meus jogos atuas no full tá mec pra mim, fiquei um pouco preocupado mesmo com isso,más agora já foi,pelo menos tenho 3 anos de garantia se der problema se por fim der problema meto um processo no ***** deles e eles vão pagar meu pc skdjskds,afinal ter parentes é bom,olha eu recomendo a Gamemax porque ela supriu minhas necessidades em uma config mediana que é a minha por si dizer, agora se você quiser ficar tranquilo de si, compra uma da Pcyes ou corsair CX essas são boas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@nicholaz03 A minha é a Shocker, da linha mais básica. Aqui há um teste mais curto mostrando o desempenho dessa linha:

 

 

A ideia era economizar nesse computador secundário. E a fonte vai além do que promete. Contudo, a Shocker saiu de linha e foi substituída pela Electro V2 White. E eu não te indicaria essas. Te indicaria a Electro V2 Bronze 450W, que é superior - custando pouca coisa a mais - e tem dois conectores de 6+2 pinos para placas de vídeo, o que é um diferencial muito legal nessa faixa de potência.

 

@Isaque IFood Sim, a fonte não é bomba. Ela não tende a te dar dores de cabeça. Esse problema que você descreveu, inclusive, não tem a ver com ela. E a questão de não recomendar passa também pela questão do custo x benefício: prefiro uma PCYes! de categoria supostamente inferior, por exemplo. 

 

A Intel admite que o limite para ripple é realmente 120 mV. Acima desse ponto, um sistema seria muito provavelmente danificado. Mas 80 mV não é algo que podemos considerar ideal: já força a barra dos capacitores e outros componentes. E a temperatura alta de operação da fonte acelera o desgaste da mesma (principalmente levando em consideração que fontes de entrada, em geral, utilizam componentes mais baratos). 

 

Tudo bem que, por exemplo, para a sua configuração, a fonte ficará bem longe de operar no limite e tende a funcionar de forma bem mais tranquila. Mas a questão é que sempre precisamos pensar no pior cenário, além de levar em consideração questões de custo x benefício e durabilidade. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...