Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em desktop - configurações AM4 Ryzen 3a geração


Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

 

Sou novo aqui e me desculpem se tô criando o tópico no filtro errado (foi o mais próximo que encontrei)...

Então, to querendo dar um upgrade no meu Pc e gostaria de saber se tô no rumo certo com vcs.

 

As configurações quê pretendo pegar são as seguintes:

 

Processador - Ryzen 5 3600 - R$1.091

placa-mãe - ASUS Tuf x470 - R$952,80

Placa de vídeo - Galax GTX 1660 6GB - R$1.089,00

SSD Sandisk 480GB - R$250,00

Memória - Corsair Value 4GB 2666 (2x) - R$115,00 cada.

 

Os preços são de um shopping de informática aqui de RJ.

 

O que acham? Mudariam alguma peça ou está ok?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Bruno.

Sim, aqui é o lugar certo.

A configuração parece "boa", no sentido de que são componentes de qualidade e razoavelmente equilibrados (com algumas exceções sobre as quais explicarei a seguir), e os preços também estão na média.

Mas para que possamos ajudar, precisamos saber algumas coisas antes.

Qual será o uso que você fará do computador?

Será para jogos? Se sim, com qual monitor/frequência/resolução você pretende jogar?

Até quanto pode gastar?

Qual fonte (muito importante) você pretende comprar para "segurar" essa configuração?

Já fazendo duas observações prévias: se a intenção da máquina é ser utilizada para jogos e/ou tarefas um pouco mais pesadas como edição de vídeos/imagens/codificação de vídeos e/ou CAD/CAM, montar o PC com 16GB de memória é altamente recomendável (nesse caso, opte por dois módulos de 8 GB para habilitar o dual channel - extremamente necessário para melhorar o desempenho). E você pretende mesmo utilizar todos os recursos dessa placa-mãe? A 'irmã menor" dessa placa (TUF B450M) já é excelente e é extremamente balanceada para a configuração que você quer montar, e você pode comprá-la por um valor bem menor do que essa X470 aí. Eu mesmo comprei a minha B450M hoje para segurar uma configuração um pouco mais parruda que a sua, e considero que ela me atenderá com folgas. Se quiser, dê uma olhada nesse tópico:

Por favor, responda a todas as perguntas acima, para que eu e os demais colegas do Fórum possamos te ajudar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Su-27 , obrigado pelo comentário. 

Vamos lá respondendo às perguntas:

Sim. O objetivo é basicamente pra jogo. Por enquanto, eu só jogo dota, mas pretendo jogar outros jogos futuramente, como Cyberpunk, por ex.

Aí você deve estar se pensando "pow. Mas pra jogar Dota bem precisa de uma configuração dessa...". Porém, eu busco estabilidade. Com o pc que eu tenho, jogo dota a 50-60 fps, oscilando a 30 em "TFs". Às vezes, dá uma travada e outras, simplesmente, o jogo fecha (raro). Eu gostaria de pelo menos nesse jogo, manter 90-100 fps, se possível com essa configuração.

Monitor: confesso que o meu é beeem antigo. 60hz e Full HD. Pra mim, está ok. Mas de fato preciso de um novo.

Fonte: até mês passado, tinha uma real coolermaster 700w +80 plus. Ele deu pau, daí , como tava sem grana, peguei um corsair 450w.

Memória: pretendia alterar o XMP pra 3000mhz. Só conseguiria com 16GB de memória?

Sobre a placa-mãe, hoje, vi aqui no fórum um tópico parecido com o meu, onde o pessoal tava comentando que a placa-mãe que você mencionou (B450M) não tinha dissipador e pra uma configuração com Ryzen 5 3600, podia dar problema de aquecimento... Daí, decidi pegar a Tuf 470x. Mas de fato, a que mencionou é bem mais em conta do que essa.

Então, como não entendo muito, decidi postar aqui pra ouvir dicas.

Ahh! Por fim, o quanto eu posso gastar, diria que possa mim já está no limite (rs). A soma dos valores que coloquei chega a +- R$3700,00. Não posso mais do que isso. 

Bem, acho que respondi a todas as perguntas.

Vou dar uma olhada no seu tópico.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Raphael Lacerda de C disse:

onde o pessoal tava comentando que a placa-mãe que você mencionou (B450M) não tinha dissipador e pra uma configuração com Ryzen 5 3600, podia dar problema de aquecimento... Daí, decidi pegar a Tuf 47

 

Cara foi no meu tópico? Então eu montei um Ryzen 3700x com a Gigabyte 450m Gaming.

 

Fiquei meio preocupado de começo, mas entrei em contato com a terabyte e eles disseram que ela tem dissipador, mais simples por ser uma placa intermediária mas que tem. É me asseguraram que não irei ter problemas com meu PC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rocml acho que não foi no seu post não. Até porque o cara desistiu de comprar o B450M.

E sobre os comentários, meio que foi unanimidade o pessoal comentando que não valia a pena comprar essa... Por isso decidi pegar a Tuf. Mas se valer a pena, eu pegarei ela porque ela é metade do preço da Tuf x470

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a fonte corsair, ela e uma cx 450?

placa-mãe https://www.kabum.com.br/produto/99113/placa-mãe-gigabyte-b450-aorus-elite-amd-atx-ddr4?gclid=CjwKCAjwg-DpBRBbEiwAEV1_-LzgyRmna6gdXLPQ5Esou45FjHGMKsv5IzVdtdyeIxLjMu5HhzkMZRoCGRoQAvD_BwE

essa tem dissipadores nos VRMs e da conta do seu processador tranquilamente.

Sobre a memoria, nao vale a pena pegar 2x4gb e ate melhor voce pegar 1x8gb 3000mhz ou se conseguir com a economia da placa voce pega 2x16gb 2666mhz e ativa o XMP que ela sobe pra 3000mhz

Por que nao vale a pena pegar modulos de 4gb? por que 4gb nao da conta de mais nada, "mas eu vou pegar 2x4gb" tambem nao vale a pena pelo fato de se a placa tiver apenas 2 slots de memoria voce vai ocupar os dois e ficar apenas com 8gb que quase nao da conta hoje em dia e mesmo que a placa tenha 4 ou mais slots nao vale a pena voce limita o upgrade.

adicionado 8 minutos depois

As placas x470 e x570 sao lançamentos e estão com o preço salgado ainda, alem de que a x470 nao vem com PCI-e 4.0 entao nao justifica muito esse valor, a modelos da b450 que sao excelente e que dan conta do recado

 

asus tuf pro gaming.

https://www.kabum.com.br/produto/100032/placa-mãe-asus-tuf-b450-pro-gaming-amd-am4-atx-ddr4?gclid=CjwKCAjwg-DpBRBbEiwAEV1_-K9AJ-4IumG9ouUbd5urN4f-3mulaXKOxtmWtGR80grmcWL6Qml6kBoCTDQQAvD_BwE

12 horas atrás, Bruno Raphael Lacerda de C disse:

placa-mãe - ASUS Tuf x470 - R$952,80

Dei uma olhada nessa placa e seu dissipadores sao basicos 

 

x470

image.thumb.png.57e823da4ef99187f47448c024ad1bdf.png

 

 

Veja a diferença entre a x470 e a b450

 

B450

 

 

 

image.thumb.png.77ba1c378b0ce40e5a20b9fe2b6d424d.pngveja que os dissipadores do VRM na b450 sao maiores e cobre por completo as fazes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusTP Show.

Entendi a necessidade de outras memórias.

Quanto à placa-mãe, melhor ainda. Com essa economia, dá pra pegar memórias melhores.

Quanto à fonte, tenho quase certeza que seja CX, mas vou dar uma olhada pra confirmar.

Valeu, obrigado.

Upgrade:

Cara, confundi legal. Na verdade, minha fonte é uma cougar 500w VTE.

Não sei se onde tirei Corsair.😬

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bruno Raphael Lacerda de C disse:

@ViniciusTP Show.

Entendi a necessidade de outras memórias.

Quanto à placa-mãe, melhor ainda. Com essa economia, dá pra pegar memórias melhores.

Quanto à fonte, tenho quase certeza que seja CX, mas vou dar uma olhada pra confirmar.

Valeu, obrigado.

 

Se for uma cx 450 veja se ela tem um conector de 6 pinos para placa de video, creio que ela tenha mas nao sei te informar ao certo, se tiver va segurar tranquilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
45 minutos atrás, ViniciusTP disse:

Se for uma cx 450 veja se ela tem um conector de 6 pinos para placa de video, creio que ela tenha mas nao sei te informar ao certo, se tiver va segurar tranquilo

A CX 450 tem um conector de 6+2 pinos para placas de vídeo. E por isso eu não indico ela mais, já que as concorrentes (PCYes! Electro 450 V2 Bronze e EVGA 450BT) agora têm dois.

 

36 minutos atrás, Bruno Raphael Lacerda de C disse:

Cara, confundi legal. Na verdade, minha fonte é uma cougar 500w VTE.

O único review que encontrei desse modelo foi este: https://forums.voz.vn/showthread.php?t=6679221

 

O desempenho é um tanto medíocre, mas a fonte não é perigosa. Regulagem de tensões decente, boa temperatura, eficiência condizente com uma 80 Plus Bronze. Ao mesmo tempo, ripple ruim em carga elevada (não chega a comprometer, mas não é bom) e tempo de hold up ruim. Pode usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD obrigado, cara.

 

Na verdade, essa fonte foi comprada em um ato de desespero. Meu pc simplesmente não tava se sustentando ligado e descobri que era a fonte. Era um domingo e felizmente descobri uma loja aberta. A única fonte decente que tinha era essa cougar 500w vle. Pow, Será que suporta essa configuração? Não tá no orçamento inclusão de uma fonte não. Fora que tem menos de um mês que eu comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Bruno Raphael Lacerda de C Certo, pode manter essa fonte. Ela suporta sim. No teste, mesmo operando a 100% de carga (coisa que vai ficar muito longe de acontecer aí), ela não foi perigosa e não apresentou risco.

 

Lembre-se de nunca utilizar estabilizador ou short-break (esses no-breaks baratos que são, basicamente, estabilizadores com bateria de moto) ou a fonte irá pelos ares ao longo do tempo. Ligue direto na tomada ou, melhor ainda, em um filtro de linha DPS da Clamper. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 24/07/2019 às 08:21, ViniciusTP disse:

Sobre a memoria, nao vale a pena pegar 2x4gb e ate melhor voce pegar 1x8gb 3000mhz ou se conseguir com a economia da placa voce pega 2x16gb 2666mhz e ativa o XMP que ela sobe pra 3000mhz

Por que nao vale a pena pegar modulos de 4gb? por que 4gb nao da conta de mais nada, "mas eu vou pegar 2x4gb" tambem nao vale a pena pelo fato de se a placa tiver apenas 2 slots de memoria voce vai ocupar os dois e ficar apenas com 8gb que quase nao da conta hoje em dia e mesmo que a placa tenha 4 ou mais slots nao vale a pena voce limita o upgrade.

Achei aqui memória crucial 8GB 288 PIN DDR4 2666 (PC4-21300). vou pegar duas dessa. O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusTP

Essa crucial é pelada. Digo: é só o pente mesmo de memória.

Vi aqui uma memória na mesma qualificação, pelo mesmo preço, da G-SKILL. Eu não conhecia mas vi aqui no fórum também e ela é super bem conceituada e bem bonita também. O que acha de eu ir essa ao invés da crucial, que é só o pente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela tem dissipadores amigo, se ela for pelada voce vera ela toda verde mas as da g-skill sao exelentes pode pegar.

 

@Bruno Raphael Lacerda de C EDIT: Achei essa que voce descreveu e realmente ela e pelada, mas se quiser voce pode procurar pelo modelo ballistix sport 8gb, essas tem dissipação.

adicionado 43 minutos depois

@Bruno Raphael Lacerda de C https://www.kabum.com.br/produto/99482/memoria-crucial-ballistix-sport-lt-8gb-2666mhz-ddr4-cl16-vermelho-bls8g4d26bfsek?gclid=CjwKCAjwpuXpBRAAEiwAyRRPgSZVMlCn9w9TwMEHADHViuEnu8FrqI4724rgaCaQS9Chht42y8v3fBoCufEQAvD_BwE

 

Ta no preço essa memoria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusTP Comprei as peças!

 

Ryzen 5 3600 (R$1.085,00);

B450M Aorus Elite (R$699,00);

Placa de vídeo GTX Geforce 1660 (R$1.090);

2x Mem DDR4 Crucial Ballistix 3000hz.(R$230,00 cada).

 

Agora, só falta o SSD 480GB.

 

Valeu mesmo pelas dicas.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusTP tô com um problema. Na verdade, tô mais preocupado do que com 1 problema.

 

PS: Ainda não montei o pc. Mas vi aleatoriamente que o pessoal tá fazendo uma configuração parecida com a minha, com a mesma placa-mãe e ryzen 3ª geração e não tá dando vídeo.

Disseram que teria que atualizar a bios, primeiro com 2ª geração pra depois pular pra 3ª. 

 

Eu n tenho processador 2ª geração (seria ryzen 5 1600, 2600?). Atualmente, meu processador é um FX 6300.

 

O que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Bruno Raphael Lacerda de C disse:

@ViniciusTP tô com um problema. Na verdade, tô mais preocupado do que com 1 problema.

 

PS: Ainda não montei o pc. Mas vi aleatoriamente que o pessoal tá fazendo uma configuração parecida com a minha, com a mesma placa-mãe e ryzen 3ª geração e não tá dando vídeo.

Disseram que teria que atualizar a bios, primeiro com 2ª geração pra depois pular pra 3ª. 

 

Eu n tenho processador 2ª geração (seria ryzen 5 1600, 2600?). Atualmente, meu processador é um FX 6300.

 

O que eu faço?

Se voce montar um pc pelo sistema de Monte seu Pc da pichau ou terabyte eles ja vão fazer a atualização, caso for comprar peça por peça entre em contato com o SAC da loja e peça eles para atualizarem e certifique que o modelo de placa escolhida ja da suporte para 3ª G dos ryzen

adicionado 1 minuto depois

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-ELITE-rev-10/support#support-cpu

 

De acordo com o site ela suporta amigo, so peça para eles atualizarem

adicionado 1 minuto depois

 

1 minuto atrás, ViniciusTP disse:

so peça para eles atualizarem

Se for peça por peça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Bruno Raphael Lacerda de C disse:

@ViniciusTP Isso. Comprei peça por peça. Então, você acha que eu devo voltar na loja que eu comprei a placa-mãe e pedir pra eles atualizarem a BIOS?

Se ja chegou voce pode levar em um tecnico de confiança sua e ve se ele consegue atualizar, caso não consiga entre em contato com o sac da loja que voce comprou e veja se tem como voce enviar para eles fazerem a atualização. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...