Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador superaquecendo após troca de placa e limpeza


Posts recomendados

 Olá! Alguns dias atrás abri meu computador para trocar a minha GTX650 por uma RX580. Aproveitando que já tava aberto, eu limpei tudo com um aspirador de pó no modo invertido (soprando). Aproveitei para soltar o cooler do gabinete em si e dar uma limpada, logo em seguida montei tudo de novo e troquei a placa.

 

Liguei o PC, desinstalei os drivers da Nvidia e instalei os da AMD e, pra estreiar a placa nova, joguei o Kingdom Come por umas horas, rodou tranquilo. Uns dois dias depois fui rodar o Xcom 2, que nao é muito bem otimizado e ainda tava entupido de mod, e o computador inteiro apresentou problemas.

 

Liguei de novo, apareceu a mensagem de que o Wattman foi reiniciado, tentei rodar o jogo de novo e deu tela azul. Pesquisei e segui esse vídeo, resolveu o problema. Seguindo alguns vídeos, experimentei um pouco com overclock e experimentei uns crashes por culpa da temperatura da CPU enquanto jogava, então voltei ao stock com as mudanças pra solucionar o Wattman crash. Mesmo no stock, sem OC nenhum, o monitor do MSI Kombustor mostrava que a CPU pegava 100°C, e depois de jogar por um tempo mais prolongado, o PC ainda apresenta problemas por razão da temp da cpu.

 

Poderia ser problema na pasta térmica da placa nova? Ou o cooler que eu desmontei nao foi recolocado direito? Talvez eu só precise de um cooler novo? Eu sei que tem algo errado, porque mesmo em stock e aumentando em 60% a velocidade dos Fans no MSI Afterburner, a cpu varia de 47°C a 60°C em idle. Desde já agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Oliveira Castro MSI Afterburner não aumenta só o da placa de vídeo?

 

Se for do processador pode ter ficado mal colocado o dissipador ou a pasta térmica não esta prestando por estar seca ou suja

 

o processador :v creio que esteja em temperatura normal se for 47° a 60° e ainda mais se for da AMD

 

(O meu i5-3470S da intel ficava em 46°C normal e jogando nos 60°C, do meu primo com meu cooler ta chegando a dar 26°C porém o dele é um dual core :v não sei se tem algo a ver)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura nao está normal não, tenho certeza disso. O computador apresenta problemas porque a temperatura da cpu passa dos 100°C quando jogando.

 

Vou desmontar o gabinete pra verificar a pasta térmica, fiquei sabendo que placa da AMD costuma vir com pasta mal colocada. Tambem vou verificar o cooler. Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem vários fatores e possibilidades.

 

1º Sua nova placa de vídeo não jogo o calor pra fora e ele acumula dentro do gabinete, pra remover essa ação recomendo fazer um teste com gabinete aberto.

 

2º Colocou pasta térmica demais ao trocar a antiga, pasta térmica sempre conduz menos temperatura do que o contato metal com metal, pasta térmica deve ser o suficiente pra preencher apenas as imperfeições de contato com o dissipador (Micro Ranhuras).

 

3º A pasta térmica que usou era velha e a cura dela aconteceu de forma errada.

 

4º Quando você limpou tudo e não trocou a pasta térmica, ela ja dura e rígida, rachou e entrou AR no espaço entre o Dissipador e o processador.

 

5º não usou uma pasta térmica de qualidade, recomendo uma que tenha Condutividade Térmica W / (mK): 8,5 (Quanto maior esse numero melhor), os processadores novos tem uma capa metálica em cima do core, logo pode se usar até pastas térmicas condutivas mas recomendo as não condutivas a base de cerâmica, as melhores não condutivas tem dissipação térmica mínima de 8,5.

 

6º As vezes quando se limpa mesmo com soprador pode se ter a BIOS bugada, principalmente com bateria (moeda) velha, já aconteceu aqui em casa da BIOS bugar e setar o Clock Máximo permitido pela minha placa-mãe do nada, isso fez meu processador e meu Chipset ficaram super esquentados, e olha que uso Water Cooler, o clock que ele setou para o máximo foi o do Chipset mas isso afetou também a temperatura do processador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Opa, valeu pela resposta. Eu não cheguei a trocar minha pasta térmica, então a maior parte dessas dicas não se aplicam ao meu caso. A placa é nova, então duvido que a placa esteja seca. No entanto, é possível que ela tenha vindo de fabrica mal colocada. Pra verificar se ela tá bem colocada eu preciso desmontar a placa de vídeo em si? Eu não tenho experiência alguma com hardware, por isso minhas dúvidas.

 

Edit: Deu tudo certo, o cooler principal não tava girando, só dar uma empurrada com o dedo e voltou ao normal. Welp, obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Lucas Oliveira Castro disse:

@Henrique PP Opa, valeu pela resposta. Eu não cheguei a trocar minha pasta térmica, então a maior parte dessas dicas não se aplicam ao meu caso. A placa é nova, então duvido que a placa esteja seca. No entanto, é possível que ela tenha vindo de fabrica mal colocada. Pra verificar se ela tá bem colocada eu preciso desmontar a placa de vídeo em si? Eu não tenho experiência alguma com hardware, por isso minhas dúvidas.

 

Edit: Deu tudo certo, o cooler principal não tava girando, só dar uma empurrada com o dedo e voltou ao normal. Welp, obrigado pela ajuda!

Primeiramente, precisas aprender sobre Hardware, pois disses que o processador estavas a chegar a 100ºC, isso não é normal pro processador, mas pra placa de vídeo é normal, não desmonte a placa de vídeo, mesmo eu sabendo como fazer nunca fiz de tão difícil que é (so desmonto parcialmente pra fazer a limpeza sem nunca remover o dissipador, pois isso implicaria em troca da pasta térmica da placa de vídeo e talvez dos thermal pads [algo ainda mais difícil de encontrar os de qualidade, só importando])

 

Se for uma placa de vídeo usada (2º mão) 100º pra ela é o máximo dela mas em alguns jogos algumas chegam perto disso mesmo.

 

Por isso estranhei você falando CPU chegando a 100º maioria das CPUs não passa dos 80º, Você quis dizer GPU (G de gráfico).

 

Vou te Recomendar 3 programas pra ver a temperatura e o seu dispositivos instalados e fazer testes nos mesmo, programas leves e gratuitos.

GPU-Z

CPU-Z

HWMonitor

Com esses 3 abertos podes ver tudo sobre o seu computador, inclusive a velocidade das ventoinhas, O CPU-Z podes fazer testes no processador, pra testar a placa de vídeo melhor é jogando mesmo, o HWMonitor vai registrar as temperaturas máximas e mínimas e as velocidades dos fans.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava falando da CPU mesmo, eu sabia que tinha algo errado. Eu já resolvi o problema: a ventoinha da CPU tava travada. Toda vez que eu ligo o PC eu tenho que dar uma empurrada nela com o dedo que ela começa a girar e normaliza a temperatura. Em breve vou comprar uma nova pra solucionar o problema. Agradeço a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Oliveira Castro disse:

Eu tava falando da CPU mesmo, eu sabia que tinha algo errado. Eu já resolvi o problema: a ventoinha da CPU tava travada. Toda vez que eu ligo o PC eu tenho que dar uma empurrada nela com o dedo que ela começa a girar e normaliza a temperatura. Em breve vou comprar uma nova pra solucionar o problema. Agradeço a todos pela ajuda!

Ok então.

 

Podes tentar consertar ela. eu ja fiz varias vezes isso.

Uma. Ela pode estar travando por estar empenada. Desse jeito e so apertar elas puxar as bodas dela pra tentar deixar as bordas da ventoinha arredondada.

 

Duas. O travamento é causado por poeira que entro quando você limpo, e está travando o rolamento. Esse processo é mais difícil mas ao esmo tempo mais garantido, desmonte limpe com querosene depois lubrifique com graxa de qualidade. Ou jogue óleo de maquina pela fresta isso resolve temporariamente, cuidado pra não deixar vazar no PC todos esses métodos que citei eu ja fiz e funcionam o método do óleo de máquina pela fresta da mais 1 a 3 meses de duração tempo suficiente pra o cliente compra outra peça.

 

ou troque mesmo por uma nova, mas meio ambiente agradece se conseguir consertar tem varios vídeos no YouTube ensinado a desmontar e lubrificar a ventoinha, vou falar que fazer isso sem quebra é imposível pra algumas marcas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...