Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Gerar vetor em um main através da classe em arquivo de cabeçalho


Thiago1101

Posts recomendados

Olá. Eu estou começando ainda na Programação orientada a objetos, então ainda tenho muitas duvidas sobre o assunto e me desculpe se eu não souber me expressar, mas tentarei ser o mais claro possível. 

Minha duvida é a seguinte, eu criei uma classe e fiz um constructor nela e esse constructor recebe dois parâmetros, um inteiro e um do tipo float. Esse constructor consegue de fato gerar todos os valores de um vetor. Cheguei ate a fazer o teste no main pedindo pra me mostrar um valor numa posição qualquer do vetor gerado no constructor e deu certo. Mas quando eu tento associar esse vetor gerado na classe a um vetor declarado no main, eu não consigo. Como posso fazer uma variável "recolher" o vetor gerado no constructor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem muitas formas de se fazer isso

 

adicionado 0 minutos depois

mas saiba que você nunca vai poder retornar um vetor emC/C++

 

adicionado 0 minutos depois

você pode usar memória dinamica

adicionado 1 minuto depois

ou usar std::vector

adicionado 1 minuto depois

Um truque é por o vetor dentro de um struct, pois uma struct sim você pode retornar

adicionado 1 minuto depois

manda seu exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 DeclararVetor x{m,dx};

 cout << x.x1[m] << endl;

No arquivo main, eu tinha feito desse jeito só pra verificar se o DeclararVetor realmente estava conseguindo salvar todos os valores do vetor. Mas o que eu queria mesmo era salvar todos os valores calculados em DeclararVetor de x1 para a variável x

adicionado 1 minuto depois
#include "decvar.h"
#include <iostream>

DeclararVetor::DeclararVetor(int m, float dx){

     x1 = (float*)malloc((m + 1) * sizeof(float));

	for (int i = 0; i < m + 1; i++)
	{
		x1[i + 1] = x1[i] + dx;

	}

}

Esse foi o Constructor, salvo em arquivo decvar.cpp no meu projeto