Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia camaradas! Então é o seguinte.

Comprei este kit de segunda mão semana passada:  AMD FX 6300Asus M5A78L-M Plus e 8GB de memória Corsair. Instalei essas peças no meu gabinete de fonte 230w não reais. O kit é usado, mas está bem conservado. A máquina liga normalmente, inicia a Bios de boa, e dá pra instalar o Windows tranquilamente, contudo, após o windows ser instalado, sempre que vou fazer login na máquina ela começa a travar! Hora trava na inicialização do Windows, hora trava após o login no usuário, varia, mas de qualquer forma nunca dura mais de 3 minutos sem travar. O travamento ocorre primeiro aparentemente pelo sistema operacional, as vezes ainda dá pra mexer o mouse por alguns segundos, mas sem qualquer resposta do sistema. Depois de alguns segundos congela tudo. Já deixei a madrugada toda ligada a máquina para ver se descongelava, e não, não descongela. 

Fiz diversos testes

• Teste três mídias de instalação diferentes! Instalei o Windows pelo CD e por 2  pen drives diferentes, mesma coisa. Em ambos a máquina não funciona.
  • Testei o Windows 7 e o Windows 10, em ambos a máquina não funciona.
  • Testei dois HDs e nada, em ambos a máquina não funciona.. Tanto com Windows 7, tanto com Windows 10.
  • Testei a máquina em outra fonte também. Testei numa CX 430 novinha, também não funciona.
  • Fiz diagnóstico da memória ram, e nada, tudo OK com a memória.
  • Resetei a placa-mãe retirando a bateria, nada. Continua ruim.
  • Formatei e instalei os windows umas 15 vezes. Em todas a máquina sempre apresenta o problema.

Contudo, percebi que a máquina funciona normalmente no modo de segurança com rede do Windows 7. A deixei ligada por horas e não congelou. Imaginei que pudesse, portanto, ser má instalação ou algum drive, mas é impossível, já que instalei dois Windows diferentes em dois HDs diferentes e nada.

O que pode ser? Processador ou placa-mãe? Existe algo que possa ser feito ou só devolução? Estou perguntando isso porque fui ingênuo e comprei de segunda mão sem testar na hora, apenas vi vídeo pelo WPP da máquina ligada. Estou com receio do cara não me devolver a grana.

Agradeço qualquer ajuda, obrigado e um bom dia a todos e todas.

• Membro VIP
Postado

@Lucas Marini Falbo Essa placa-mãe não é apropriada para nenhum processador da linha FX, ela foi projetada para os antigos processadores athlon e phenom porém com um update de BIOS passou a suportar os FX que possuem necessidades (energéticas) diferentes. 

O uso prolongado pode causar danos no VRM que consequentemente causa instabilidades na máquina. Mas vamos testar algumas coisas antes: primeiro eu tentaria atualizar a BIOS para a última versão porque novos updates corrigem falhas e instabilidades, caso seja esse seu caso o problema acabaria aqui. Você também pode desativar o turbo boost na BIOS que estressa mais ainda o VRM mal dimensionado, não acho que seja isso mas pode ser que tenha algo a ver.

Usar fonte genérica sempre é ruim, essa fonte já veio com ele? Sabe qual fonte esse sistema estava usando? O uso prolongado de fontes genéricas e estabilizadores de tensão danificam os componentes porque enviam energia fora dos padrões, além de não contarem com circuitos protetores de tensão.

Usa estabilizador, nobreak, filtro de linha ou liga direto na tomada?

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo Lazarotto Vou dar uma olhada. Em modo de segurança eu cheguei a baixar o Drive Booster e atualizei a máquina com todos os Drives, mas nada mudou.

adicionado 2 minutos depois

@grievous Puts.. Não sabia que a placa não era apropriada. Ok, vou tentar atualizar a Bios sim e ver o que acontece, e seguir suas orientações.. Se não me engano o antigo dono usava uma fonte de 650w reais. Essa minhja fonte de 230w não veio junto, comprei apenas o kit placa-mãe + processador + memória. Não utilizo nada, apenas ligo diretamente a máquina na tomada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!