Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual boot (Windows to Go + Instalador) em um SSD portátil?


Pimentel12
Ir à solução Resolvido por Pimentel12,

Posts recomendados

Olá pessoal, comprei um SSD portátil de 512GB, que inclusive até considero como um pendrive mesmo pelo fato da portabilidade e da USB 3.1 direto, sem precisar de cabos. 

 

Acontece que estou com uma certa dificuldade de tentar fazer uma coisa que queria muito, que seria ter Windows to Go + instalador de Windows 10 dentro dele. Atualmente eu consegui colocar o Windows To Go (10) nele através de uma ISO do Windows 10 mesmo, e então usei o programa WinToGo e deu certo. Só vou na BIOS e troco lá pra ele bootar pelo meu Pen-drive SSD e pronto, já estou dentro do Windows sem precisar instalar. Acontece que trabalho com informática e muitas vezes formato computadores, e seria interessante já eu poder bootar em um instalador de Windows 10 diretamente por esse meu SSD pen-drive também, ou seja, seria um menu de dois boots: Um pra eu acessar o meu Windows 10 direto, sem precisar instalar nada, que seria justamente esse Windows to Go e a outra opção de boot seria ele já jogar pro instalador do Windows 10 e aí sim eu instalaria o Windows num armazenamento daquela máquina. Alguém poderia me ajudar nisso? Já procurei e até achei uns lugares que ensinavam a como fazer um dual boot num armazenamento externo, mas a questão foi o que disse, eu só consegui fazer esse Windows to Go funcionar mesmo pelo programa WinToGo, então eu teria que jogar tudo direto de um programa só pra fazer esse dual boot que tô querendo, certo? Agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ricardo_br disse:

Acredito que seja possível sim. Você cria outra partição dentro do SSD copia os arquivos de instalação para lá ai usa o EasyBCD ou o bcdedit do Windows para fazer o Dual-Boot.

Muito obrigado amigo, não havia pensado nessa questão aí de criar outra partição dentro do SSD. Então uma partição seria somente a instalação do Windows 10 e outra partição seria o Windows to Go com meus arquivos comuns, certo? 

 

A questão é: nunca ouvi falar nesse EasyBCD, e esse bcdedit do Windows já até ouvi, porém não tenho ideia de como funciona, pode me dar uma ajuda? Sei que poderia simplesmente pesquisar e pronto, mas pelo fato de ser um armazenamento externo SSD e já fiz essa loucura toda aí do Windows to Go, não sei se teria alguma diferença ao realizar tais processos. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso se você já usou todo espaço para o Windows to go é só diminuir a partição do WTG pelo Gerenciador de discos. A partição onde vão ficar os arquivos de instalação não precisa ser muito grando acredito que 4 GB já são o suficiente.

 

Também não sei como incluir os arquivos de instalação no menu de boot do SSD externo acredito que mexendo nas opções lá do easybcd ou bcdedit.

 

Eu vou tentar reproduzir o problema aqui instalando o Windows to go no meu HD externo + partição com instalação do Windows. O meu HD não é SSD mais acredito que não tenha nenhuma diferença.

 

Vou ver se consigo fazer isso na Segunda ou na terça quando tiver em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ricardo_br disse:

Isso se você já usou todo espaço para o Windows to go é só diminuir a partição do WTG pelo Gerenciador de discos. A partição onde vão ficar os arquivos de instalação não precisa ser muito grando acredito que 4 GB já são o suficiente.

 

Também não sei como incluir os arquivos de instalação no menu de boot do SSD externo acredito que mexendo nas opções lá do easybcd ou bcdedit.

 

Eu vou tentar reproduzir o problema aqui instalando o Windows to go no meu HD externo + partição com instalação do Windows. O meu HD não é SSD mais acredito que não tenha nenhuma diferença.

 

Vou ver se consigo fazer isso na Segunda ou na terça quando tiver em casa.

Sim, eu só preciso disso mesmo, só quero um dual boot: Um pro Windows to Go e outro pro instalador do Windows, e pronto. Teria que adicionar a partição já existente como uma opção de boot nesse EasyBCD e a outra partição que iria ser criada, o instalador do Windows. Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 26/07/2019 às 17:56, ricardo_br disse:

Isso se você já usou todo espaço para o Windows to go é só diminuir a partição do WTG pelo Gerenciador de discos. A partição onde vão ficar os arquivos de instalação não precisa ser muito grando acredito que 4 GB já são o suficiente.

 

Também não sei como incluir os arquivos de instalação no menu de boot do SSD externo acredito que mexendo nas opções lá do easybcd ou bcdedit.

 

Eu vou tentar reproduzir o problema aqui instalando o Windows to go no meu HD externo + partição com instalação do Windows. O meu HD não é SSD mais acredito que não tenha nenhuma diferença.

 

Vou ver se consigo fazer isso na Segunda ou na terça quando tiver em casa.

Consegui aqui fazer isso pelo EasyBCD, muito obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...