Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de PC Equilibrado / Ryzen 5 3600


Posts recomendados

Boa tarde amigos,

 

já estava anos sem montar um novo computador, mas surgiu a necessidade agora e vi que a AMD acabou de lançar a nova geração de processadores. Será que vocês poderiam me ajudar a não desperdiçar dinheiro a toa e montar uma configuração equilibrada que dure alguns bons anos?

 

Eu estava pensando no Ryzen 5 3600 que está se mostrando um bom custo/benefício, mas aí veio a dúvida em relação a placa-mãe. A princípio eu havia pensado em uma placa com chipset x570 (Gigabyte x570 Aorus Pro), já que pretendo ficar com esse setup por um bom tempo, mas estou achando que talvez fosse gastar em demasia sem necessidade nesse chipset agora por ser lançamento, e devido a isso, pensei em talvez pegar uma Gigabyte b450 Aorus Pro, é um pouco menos que a metade do preço em relação a x570.

Estou focando nessas mobos na versão "Pro" porque pretendo usar memórias ali por volta de 3200mhz ou talvez até 3600mhz.

 

Pra dar uma visão geral sobre o uso do PC, é bem variado. Eu sou desenvolvedor de software e gosto de fazer muitas experimentações, às vezes em ambientes virtualizados, às vezes usando emuladores, às vezes gosto de jogar um pouco também. Estou dizendo isso porque o foco não vai ser jogos e extrair o máximo de fps, tanto que nem pensei em placa de vídeo ainda.

 

Então dito isso a configuração que tenho pensado no momento, é:

Ryzen 5 3600 (~R$ 1000)

Mobo Gigabyte B450 Aorus Pro (~R$ 800)

Memória 32GB (2x 16GB) GSkill 3200mhz ou 3600mhz (~U$ 150)

SSD M.2 Corsair MP510 nvme (~U$ 75) esses 2 últimos itens pretendo pegar na newegg

 

Considerando apenas esses 4 itens por enquanto, é uma configuração equilibrada? Ou estou desperdiçando mais em algum item que não trará tanta vantagem?

 

Agradeço desde já a quem ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leandro B Cunha Bom dia, seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Parece bom sim. Sinceramente você está no caminho certo sim, a placa-mãe é algo que vale investir, contudo as X570 realmente tem o preço "salgado" e uma B450 com bom VRm se mostrou totalmente capaz de empurrar os R5 3ª Gen até o talo. Fonte boa, só falta uma GPU mesmo.

 

Para o proposto me parece legal.

adicionado 1 minuto depois

Só um detalhe, os R7 de 2ª Gen estão com preços próximos ao R5 de 3ª, sendo seu foco voltado para mult task acho interessante considerar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leandro B Cunha Quanto tá saindo o Samsung 970 EVO Plus? Ele é mais rápido e mais consistente do que este Corsair aí.

Tô achando salgado o preço desta B450, isso aí já começa a bater em preços de X470.

 

Mas, a config tá boa sim, pode ir fundo!
PS: Lembre-se que este Ryzen NÃO possui video integrado. Vai precisar de placa de vídeo aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott

Exatamente meu amigo, meu pensamento foi esse mesmo. Estou focando nesse modelo "Aorus Pro" justamente pensando na qualidade de construção da placa. Acredito que ali na área dos "VRm" tenha um pouco mais qualidade do que uma placa de entrada. Mas a ideia é essa mesma, não quero deixar nenhum gargalo e também não quero deixar gastar em excesso em algo que nunca vou precisar.

 

@Phoenyx

Eu comecei a pesquisar justamente pelo 970 EVO Plus, mas ele custa o dobro do preço do MP510, mas o desempenho não chega nem perto de ser o dobro, rs

Eu cheguei a ver uma série de vídeos comparando SSDs, e mesmo os que apresentam os melhores números nos testes sintéticos, não apresentam uma diferença significativa em testes práticos. Então foi por isso que acabei decidindo pelo MP510, mas se o Evo entregasse o dobro, eu realmente iria nele.

 

Sobre o preço da B450, esse foi o mais barato que achei fazendo uma busca rápida no google. Uma x470 "equivalente" sobe pelo menos uns 50% desse valor, mas como comecei a pesquisar agora, estou por fora de preços promocionais.

Você teria alguma mobo com chipset x470 em mente? Se quiser recomendar, fique a vontade, posso olhar as especificações, a ideia do tópico é essa mesmo.

 

A VGA ainda não pensei não, mas to ligado que será necessária, mas vai ser o último item. Tô pensando quanto estou disposto a gastar nela, acho que depois que tiver com a configuração fechada, fica mais fácil de pensar na VGA.

 

Mas agradeço a todos que estão ajudando, vejo que o caminho não está tão errado pelo jeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leandro B Cunha Por isso perguntei sobre o valor. Aqui no Brasil um de 500GB custa ~1000 reais.
Já no Aliexpress você pega por ~450.

Pegando dos states deve ser outro valor tmb, enfim. Tem que ir analisando pra ver até onde compensa.

 

Cara, não tenho dicas de X470 não, na verdade eu pegaria uma B450 mesmo, só que mais barata, como a Aorus Elite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

Boa recomendação dessa Aorus Elite hein, por ~R$ 660 na Kabum

 

Acabei de olhar a especificação dela ao lado da Pro no site da gigabyte e são detalhes pequenos a favor da Pro, mas não sei quanto seriam relevantes de verdade no meu caso. Mas show, é algo a se considerar sim, são mobos bem parecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava na minha contínua busca sobre reviews e tal, e vi alguns vídeos do pessoal dando uma sacanaeada na Gigabyte por problemas de bios. Essa questão é um problema recorrente mesmo? Sempre considerei Asus e Gigabyte como as marcas líderes e sempre fui meio tendencioso pra Gigabyte, mas fico meio preocupado depois de ouvir isso.

Pro pessoal que anda mais antenado, esse problema de bios é real na gigabyte?

 

Como é que anda o ranking de confiança nas fabricantes hoje em dia? Eu só considerava Asus e Gigabyte na hora de escolher, mas como andam ASRock e MSI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi você falando sobre placas mãe intermediárias com bons VRMs e te indico de olhos fechados a MSI B450 Tomahawk, ela tem VRMs de placas chipset X470 caras, a construção é básica, mas a qualidade é excepcional, na Kabum tá saindo por menos de R$800, a BIOS é um pouco complicada, não é uma BIOS Asus da vida, mas é tão completa quanto a concorrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Hmmm, bom saber que tenho mais um opção então, vou passar a olhar a ASRock com mais "carinho" então, rs

 

@Kaciel Riff Obrigado pela indicação, depois vou analisar a especificações com mais atenção!! Uma coisa que gostei no site da MSI, é que a lista de memórias suportadas já foi atualizada para os novos processadores da série 3000. Nas outras fabricantes só fala das memórias suportadas até a segunda geração dos Ryzen quando olho as mobos de chipsets b450 ou x470. Eles só focam na serie 3000 quando o assunto é o x570.

 

Já sobre a bios, eu estou acostumado com aquelas BIOS todas azuis, com interface em modo texto do passado, kkkkk

Hoje em dia, as bios tem até interface gráfica, com direito a mouse e tudo, não tem como nenhuma ser complicada desse jeito, rsrs!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico, dei uma desanimada porque descobri que não consigo fazer compras na newegg igual compro no eBay, Amazon ou afins, infelizmente.

 

Queria fazer um bom custo/benefício pegando algumas coisas lá fora, mas já que não deu e estou meio ansioso pra ter um computador em casa novamente, chutei o balde e fechei a configuração da seguinte forma:

 

Ryzen 5 3600 - R$ 1.085,00

Gigabyte B450 Aorus Elite - R$ 696,00

GSkill 32GB (2x 16GB) 3200mhz - R$ 929,00

SSD 970 Evo Plus 500GB - R$ 649,00

Fonte 550w Corsair CX550 - R$ 280,00

Galax GeForce GTX 1660 Ti OC - R$ 1330,00

Monitor Bluecase 24" 144hz BM242GW - R$ 999,00

Gabinete: /* Talvez um pichau gaming gadit (sem frufru de RGB, rsrs) - tô pesquisando algo entre R$ 200 e R$ 300 */

 

Se quiserem dar mais algum pitaco, fiquem a vontade!! Só comprei a memória e o ssd por enquanto, talvez eu pague o boleto da VGA amanhã. O resto devo pegar pessoalmente em lojas físicas aqui por perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tu pega o Evo Plus mais barato no Aliexpress, boletado.
https://pt.aliexpress.com/item/32976509405.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.55edb90awwVUNr
Essa diferença taca na placa de video e sobra.
1400 tu pega uma Vega 56 na Terabyte.

Este monitor nao sei a qualidade e durabilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Vega 56 tem mais desempenho? Eu sempre fiquei no lado verde da força, rsrs!
Vou procurar video comparando essa contra a 1660ti!!

 

Sobre o monitor, também não o conheço, mas tenho visto uns videos de gente falando que ele seria um bom custo/benefício. To indo as cegas mesmo, pois lembro que muitos anos atrás eu adorava um monitor 75hz que eu tinha, fico imaginando como são 144hz. Deve ser uma fluidez só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade meu camarada, vendo esse vídeo aqui (

) dá pra ver que são placas equivalentes em questão de valor, mas com leve vantagem pra Vega.

Eu bem que estava procurando uma alternativa equivalente na AMD, mas não tinha achado. Estava achando que depois da RX590 já pulava direto pra 5700.

 

Ter aberto esse tópico aqui foi a melhor coisa que eu fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

 

já comprei uma série de peças pra montar um Ryzen 3600 e agora estou meio encucado com a melhor placa-mãe. Eu já estava decidido pela Aorus Elite, mas acabei vendo um video onde a Asus e Gigabyte "desapontavam" no quesito temperatura dos VRMs, e a MSI levava a melhor. Vi que o pessoal tem aderido bastante a Tomahawk. Então comparando as opções na MSI, notei que a Tomahawk e a Gaming Plus são muito parecidas, os VRMs são os mesmos deixando a diferença em recursos que não fazem diferença no meu caso.

 

Alguém tem alguma consideração a fazer a favor da Tomahawk frente a Gaming Plus? Ao que tudo indica, vou acabar pegando a Gaming Plus por R$ 650,00!

 

Podem opinar a vontade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá amigos,

 

dando continuidade ao novo setup, ontem consegui ter peças o suficiente para conseguir ligar ele mesmo sem gabinete ainda, rsrs. Que coisa linda que ficou!! Depois de anos sem computador em casa, o desempenho está um absurdo, muuuito melhor que o meu PC do trabalho.

 

Me tirem uma dúvida por favor, com certeza é algo bobo mas totalmente novo pra mim. Nos meus setups passados, eu sempre pegava gpu de entrada, só pra dizer que era um gpu offboard, sempre eram pequenas, com um fan modesto e nem alimentação externa era necessário, então imaginem como não foi minha surpresa ao pegar a Vega56 na mão, monstruosa em relação ao que estou acostumado. A dúvida veio em função da alimentação dessa placa, ela tem 2 entradas de 8 pinos, e felizmente uma fonte antiga que eu tinha disponível possuía 2 conectores PCIe (6pin+2pin). Mas é isso mesmo? Tem que ligar os 2 senão a placa nem funciona?? Na caixa veio um cabo Y onde 1 ponta era de 8 pinos e 2 pontas de 6 pinos, eu poderia ter usado esse Y pra alimentar somente uma das entradas da placa e seria igual? Acredito que isso seja muito básico, porque não consegui achar muita coisa falando sobre alimentação das placas de vídeo.

 

Agora só está faltando cadeira, monitor, mouse e teclado! Monitor tá difícil de escolher, tinha que testar um 144hz pra ver se vale a pena mesmo, senão fico com um de 75hz que seja quadHD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cuidado com a fonte que você vai utilizar aí hein!

Sim, tem que ligar os dois cabos 2+6 pinos nela. De preferência esqueça o adaptador!
Qual Vega comprou? Sapphire ou Gigabyte? Na minha Sapphire nem lembro se veio adaptador, além disso você pode resgatar o game Devil May Cry 5 com ela, na faixa, além do game pass do XBOX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Peguei a da Gigabyte!! Coisa linda de se ver, mas estava totalmente por fora dessa possibilidade de resgate. Não veio nenhum panfleto falando sobre isso não, mas vou procurar saber.

 

Sobre a fonte, eu liguei numa IceAge de 500w, mas foi só pra instalar o windows e ver se todos os componentes comprados estavam funcionando mesmo, falta comprar a fonte ainda, vou pegar uma Corsair CX 650 só pra garantir.

 

Mas estou bem satisfeito com o setup até agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leandro B Cunha O resgate era apenas na Sapphire, a Giga conta apenas com o game pass de 3 meses pra jogar games da biblioteca Microsoft.

 

Tem um banner lá no anúncio da Terabyte, por lá você vê os resgates. Depois que passar 7 dias da compra tu manda um ticket pra eles solicitando o código do game pass.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais alguns detalhes sobre o setup!!

Fiquei usando 2 dias com o cooler stock, ele se mostrou suficiente pro dia a dia e até jogando, mas esquentava mais do que eu esperava, principalmente porque está frio nesses 2 últimos dias. No calor aqui do RJ com certeza eu não iria poder usar a máquina desse jeito. Depois de ver essa temperatura em uso normal, decidi fazer uns testes de stress usando o IntelBurnTest e chegou a bater pouca coisa acima de 90 graus, nem tive coragem de deixar o teste rodar até o final.

 

Com esses dados na mão, decidi instalar o Lucifer V2 que eu peguei pra ver se realmente faria diferença. Olha que eu me surpreendi bastante, e felizmente foi uma surpresa positiva. Logo após colocar o V2, deixei o IntelBurnTest rodar até o final, foram 10 baterias de teste fritando e a temperatura se manteve em 65 o tempo todo. Que diferença absurda, mas também pudera, por que o gabinete nem fecha usando esse cooler, kkkkkkkkkk! Por causa de 1cm ele não fecha mais, vou ter que elaborar um mod pra fechar.

 

Com o cooler stock nem tive coragem de tentar um overclock de leve, não tinha como. Agora eu posso ver se dá pra manter um overzinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Ola amigo!

Estou pensando em comprar um R5 3600 agora em 2020 pra stremar jogos mobile e pc, com a placa de captura da elgato HD60S usando 2 webcam c922 microfone arcano black 01.

Vi esse seu post e estou curioso como ficou a lista final, esta usando watercooler, se não, poderia me indicar algum? Poderia me passar sua lista final?

Alguem do forum poderia me dizer se também irei ter sucesso usando esse setup para stremar?

 

Grato desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...