Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Decidindo entre R5 3600 ou R7 2700


Posts recomendados

Pessoal, queria saber se minhas configurações aceitam esse upgrade.

 

Quero colocar um Ryzen 7 2700 ou um Ryzen 5 3600.

Se for o 2700, precisarei de uma placa-mãe que aceite overclock, já o 3600 vou usar em stock mesmo.

 

Começando pela minha fonte, é uma EVGA White Plus 500W.

Depois minhas memórias, uso duas de marca diferente. Uma Corsair 8gb 2400mhz e uma Kingston 8gb 240mhz, ambas sem dissipador.

A VGA é uma 1060 6gb que ficarei com ela mais um tempo.

 

Minha fonte e memória vão bem em ambos kits?

 

Lembrando que o foco é jogos, Adobe Lightroom e Photoshop.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx porque 2700 ? hoje estão na mesma faixa de preço e a performance do 3600 em games está superior ao 2700/2700x ?
O único problema que vejo em comprar o 3600 é o preço das MB compatível com ele sem necessidade de um update na bios, caso tu ache alguma b450 ou algo do tipo com a bios atualizada não vejo motivos pra considerar o 2700

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Trunka disse:
2 horas atrás, Phoenyx disse:

Pelo preço, o 2700 sem dúvidas.
Basta meter um OC para ~4GHz e pronto.

Seu equipamento aguenta tudo isso aí, basta escolher uma motherboard com bom VRM.

 

2 minutos atrás, Nicolas_Gleiser disse:

@Phoenyx porque 2700 ? hoje estão na mesma faixa de preço e a performance do 3600 em games está superior ao 2700/2700x ?
O único problema que vejo em comprar o 3600 é o preço das MB compatível com ele sem necessidade de um update na bios, caso tu ache alguma b450 ou algo do tipo com a bios atualizada não vejo motivos pra considerar o 2700

 

Vejo que é um ponto bem controverso ainda né kk.

 

Esses dois núcleos a menos do 3600 farão diferença a longo prazo será?

 

Outra coisa, qual B450 vocês recomendam na faixa dos 500 reais?

2 horas atrás, Trunka disse:

Qualquer placa B450 ou X470 ou X550 fazem overclock,

 

Uma Duvida por que voce nao quer fazer over no 3600???

 

Sua fonte aguenta as configs mesmo com over... 

 

As memorias devem funcionar normalmente se as duas forem 2400mhz devem rodar a 2400mhz.

 

 

 

Ouvi falar que ele não sobe muito no over e aquece muito, mas se for diferente, o cenário muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Esses dois núcleos a menos do 3600 farão diferença a longo prazo será?


realmente , é um fator a se levar em consideração, mas eu diria que para games essa diferença não vai ser grande,mas é apenas um palpite com base na industria de games até agora

 

sobre a MB, estou na mesma procura que você, no momento estou propenso a pegar a MSI B450M Pro-M2, só estou procurando primeiro alguma loja que atualize a bios pra mim, pois não tenho um ryzen de segunda geração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não estão no mesmo preço, você encontra o 2700 por menos de 900 reais.
Veja, você vai estar pagando mais caro no 3600, com menos núcleos e menos threads.

Em questão longevidade qual terá a maior? Não se esqueçam tmb que os novos consoles da Microsoft e Sony levarão os Ryzen de 8 núcleos/16 threads com underclock. Os jogos são portados de onde?

Enfim, eu com certeza iria de 2700, mas cada um com o seu cada qual.

Se ainda vai trabalhar nesta máquina, exigir multithread, nem tem muito o que pensar tmb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Legal man, não sei como deixei passar esses preços na pichau, juro que olhei haha
Estou agora fechando um pedido na pichau mesmo, estou pegando o 2700 + msi B450M PRO-M2 + CORSAIR DOMINATOR PLATINUM 16GB (2X8) DDR4 2666MHZ, inicialmente isso vai rodar junto a uma rx 480, mas no futuro pretendo pegar uma 2070 ou até mesmo uma 2080
Recomenda alguma alteração na config que citei acima? talvez eu pegue mais um ssd m.2 também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nicolas_Gleiser Bem melhor pegar o 2700, tendo em vista que se não vai trocar a 1060 estão cedo, não haverá ganhos de fps, já que a diferença aparece somente em placas high-end (topo de linha). Em compensação, o 2700 vai ser sensivelmente melhor em tarefas de produtividade.

 

Quanto ao SSD, é uma peça fundamental em qualquer pc novo hoje. SSD m2 tem que ser bem pensado, já que tem uma diferença crucial neles. Tem o M2 SATA e o M2 NVME. Se for pra pegar o SATA, provavelmente não compensa gastar sua entrada M2, pega ele no formato de 2.5", já que as velocidades são as mesmas. Entradas M2 são escassas em placas mãe de entrada, como as B450 básicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O R7 2700 vai rodar bem mal nessas RAM aí, falo por experiência própria, Zen e Zen+ precisam de RAM boa(de chip igual também) e no mínimo OC pra 4GHz all cores pra ficar num bom nível em jogos. O 3600 tu só vai instalar, ele já vai rodar super bem mesmo com RAM barata, com uma frequência já bem alta. Pra Adobe e Photoshop o 3600 também se sairá melhor, pois eles não usam bem todos os núcleos/threads, o mais importante nesses é a frequência e a do 3600 stock é bem maior. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Igor Nunes_499284 disse:

O R7 2700 vai rodar bem mal nessas RAM aí, falo por experiência própria, Zen e Zen+ precisam de RAM boa(de chip igual também) e no mínimo OC pra 4GHz all cores pra ficar num bom nível em jogos. O 3600 tu só vai instalar, ele já vai rodar super bem mesmo com RAM barata, com uma frequência já bem alta. Pra Adobe e Photoshop o 3600 também se sairá melhor, pois eles não usam bem todos os núcleos/threads, o mais importante nesses é a frequência e a do 3600 stock é bem maior. 

 

 

Não sabia que o negócio era tão feio assim.

 

Se o 2700 for ficar muito ruim, vou pro 3600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Felipe-Bat Na verdade qualquer Ryzen vai rodar limitado com memórias de baixa frequência, mesmo os 3xxx.
Mas nada que um overclock não resolva.

 

Entendi, essa memórias levam overclock até quanto mais ou menos?

 

No futuro próximo compro umas melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Felipe-Bat Na verdade qualquer Ryzen vai rodar limitado com memórias de baixa frequência, mesmo os 3xxx.
Mas nada que um overclock não resolva.

Limitação bem menor nos 3000, o meu R7 1700 stock com ram 2400 faz uma média ridícula num jogo exigente, num Ac Odyssey da vida(peida até num GTA 5 antigão), com OC pra 3.7GHz e OC na RAM pra 2800MHz CL16, o máximo possível nessas RAM Micron A-Die de entrada, subiu pra uns 45fps de média, dentro da cidade grande chega a cair até pra 33-35, várias quedas grandes. Com uma RAM bem mediana, 3200MHz CL16 já fiz mais de 65fps no mesmo teste. O 2700 tem algumas correções muito interessantes perante o 1700, mas ainda assim rende bem mal com essas memórias aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipe-Bat Ideal seria 3000~3446MHz nos 1xxx e 2xxx, e 3733MHz nos 3xxx.
Aqui um vídeo que testa várias memórias nos Zen2, interessante de ver: 
 


PS: O cara do vídeo tá provavelmente com Samsung B-Die naquela 3200MHz Corsair. Mesmo kit que eu tenho aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é minha principal dúvida, ryzen 2700 por 899, ou pegar um 3600 por 912. O ryzen 3600 esteve essa semana por 912. Ou seja quase a mesma coisa. Nesse cenário, o que optar.... um 2700 e meter oc, ou um 3600. Para quem quer uma dica de mobo barata para o 2700 e meter um oc nele de leve para se igualar o 3600 nos jogos nas pesquisas que fiz em fóruns gringos e comparando o preço no Brasil de placas e a msi b450 pro vdh. O que acham nesses valores que informei, 2700 ou 3600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

estou pegando o 2700 + msi B450M PRO-M2 + CORSAIR DOMINATOR PLATINUM 16GB (2X8) DDR4 2666MHZ



Só um update no meu comentário, revi aqui meus usos e acabei optando por de de 3600 usando uma b450 Aorus pro, pra memória eu fui com uma Corsair Vengeance LPX, um kit com 2x8 a 3000 cl15, sei que não é o mais rápido mas foi o melhor preço acima de 3000 que estivesse na listagem dessa mobo com suporte ao XMP, sei que mesmo não aparecendo ali talvez funcione mas um parceiro teve uns problemas com a primeira geração que eu não pretendo nem dar chance

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qualquer memória que seja rotulada a 3000mhz vai de boa chegar nos 3200. É o meu caso. tenho um 2700 com Corsairs Vengeance 3000 rodando a 3200. 

Fiz uns testes de OC na minha maquina já que peguei uma placa-mãe mais parruda e consegui chegar a 4.05GHZ full (todos os núcleos) com boa estabilidade. Mas optei por tirar esse OC e deixar o PC fazer as honras. Em jogos, usa-se menos núcleos e os Ryzen conseguem subir além da especificação de fabrica fácil quando o OC é aplicado em menos núcleos. Minha maquina chega nos 4.4GHZ pelo OC automatico da Asus por exemplo.

A questão da escolha de processador já foi resolvida, mas eu gostaria de deixar aqui meu voto. Se eu fosse pegar um pc novo hj, com certeza ele teria um 3600.  Os núcleos extras dos ryzen 7 so brilham em testes sintéticos ou se voce trabalhar com renderização. Mas a grande maioria aqui quer para coisas diversas e com foco em jogos. Menos núcleos exigem menos do VRM e se voce colocar um bom cooler, o sistema consegue extrair muito da maquina. Além disso, a terceira geração consegue lidar com memórias mais rápidas nativamente.

Até chegar o dia em que precisaremos ter mais de 6 núcleos fisicos no processador para não ter perda de desempenho significativa, já passou da hora de trocar de PC umas 3x. Essa realidade vai demorar até a quinta geração dos Ryzens no minimo. 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, sdriver disse:

Qualquer memória que seja rotulada a 3000mhz vai de boa chegar nos 3200. É o meu caso. tenho um 2700 com Corsairs Vengeance 3000 rodando a 3200. 

Fiz uns testes de OC na minha maquina já que peguei uma placa-mãe mais parruda e consegui chegar a 4.05GHZ full (todos os núcleos) com boa estabilidade. Mas optei por tirar esse OC e deixar o PC fazer as honras. Em jogos, usa-se menos núcleos e os Ryzen conseguem subir além da especificação de fabrica fácil quando o OC é aplicado em menos núcleos. Minha maquina chega nos 4.4GHZ pelo OC automatico da Asus por exemplo.

A questão da escolha de processador já foi resolvida, mas eu gostaria de deixar aqui meu voto. Se eu fosse pegar um pc novo hj, com certeza ele teria um 3600.  Os núcleos extras dos ryzen 7 so brilham em testes sintéticos ou se voce trabalhar com renderização. Mas a grande maioria aqui quer para coisas diversas e com foco em jogos. Menos núcleos exigem menos do VRM e se voce colocar um bom cooler, o sistema consegue extrair muito da maquina. Além disso, a terceira geração consegue lidar com memórias mais rápidas nativamente.

Até chegar o dia em que precisaremos ter mais de 6 núcleos fisicos no processador para não ter perda de desempenho significativa, já passou da hora de trocar de PC umas 3x. Essa realidade vai demorar até a quinta geração dos Ryzens no minimo. 

 

 

Acho que estou compartilhando da sua opinião, vou esperar um pouco e pegar um 3600, principalmente porque ele terá que operar de início com memórias 2400mhz, com o tempo troco as memórias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...