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Pra saber se é a ram, tirar e ligar o computador sem elas; se bipar, o problema é ela, se não bipar, elas estão boas.

 

Se for a placa de video, desconectar o cabo dvi, vga ou hdmi dela e conectar na placa on-board.

 

Agora como saber se o processador é a causa do computador não tá dando vídeo? Só trocando por outro? Mas se eu não tiver outro processador?

 

E a fonte? Como saber se ela é a causa?

 

E o HD? Ele pode ser a causa do computador não tá dando vídeo? Se sim, como verificar?

 

 

  • 3 semanas depois...
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Em 28/07/2019 às 22:16, Diego Capixaba disse:

Pra saber se é a ram, tirar e ligar o computador sem elas; se bipar, o problema é ela, se não bipar, elas estão boas.

Se for a placa de video, desconectar o cabo dvi, vga ou hdmi dela e conectar na placa on-board.

Agora como saber se o processador é a causa do computador não tá dando vídeo? Só trocando por outro? Mas se eu não tiver outro processador?

E a fonte? Como saber se ela é a causa?

E o HD? Ele pode ser a causa do computador não tá dando vídeo? Se sim, como verificar?

 

 

Não é bem assim. Para saber se é RAM, você tem que ligar com apenas um chip de memória, revesar com outro e talvez até substituir por um reserva ou de outro computador.

Se for a placa de vídeo, você deve removê-la do sistema e testar com o vídeo onboard, se disponível, ou uma placa de reserva.

 

Se for o processador, o que é EXTREMAMENTE RARO", é mais provável que o problema seja detectável visualmente. Pinos amassados na placa-mãe ou no processador são facilmente observáveis, mas uma lupa pode ajudar. Processadores raramente queimam internamente, e em mais de 20 anos como técnico só vi acontecer com processadores encapsulados uma vez. Os antigos que vinham sem cápsula queimavam aos montes, mas isso não existe mais.

 

A fonte geralmente ou funciona ou não funciona. É bem raro ela funcionar só parcialmente. Se quiser testar se ela está funcionando, basta desconectá-la do computador e colocá-la sobre sua bancada. No conector de 24 pinos dela, você verá que tem um único cabo verde. Quando você fecha este cabo com um dos pretos, a fonte tem que ligar (o cooler então gira). Se ela ligar, você pode seguir testando as linhas com um multímetro se quiser, lembrando que os neutros de cada conexão são pretos.

O computador raramente vai deixar de ligar por causa de um HD (somente em caso de curto interno o PC vai deixar de ligar), mas se for este o caso é só desconectar o HD e tentar ligar. Se ligar, é o HD. Se não ligar, é outra coisa.

adicionado 4 minutos depois

Sempre tenha peças reservas ou um outro PC do qual possa usar componentes para testes. Os que um técnico não pode viver sem são: fonte, placa de vídeo e memórias, nesta ordem. Se você se organizar, conseguirá testar todos os componentes e saber se estão funcionando, seja em outro computador ou com seus componentes reserva. Se o problema estiver na placa-mãe, todo o resto estará saudável. Se estiver no processador, o que é MUITO RARO, aí você teria que encontrar outra placa-mãe para testá-lo, ou outro processador para testar nesta placa-mãe. Vale lembrar que se um dos dois estiver em curto, pode queimar o outro (já me aconteceu), então tome sempre muito cuidado e nunca instale um componente suspeito em outro valioso. 

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40 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

Não é bem assim. Para saber se é RAM, você tem que ligar com apenas um chip de memória, revesar com outro e talvez até substituir por um reserva ou de outro computador.

Se for a placa de vídeo, você deve removê-la do sistema e testar com o vídeo onboard, se disponível, ou uma placa de reserva.

 

Se for o processador, o que é EXTREMAMENTE RARO", é mais provável que o problema seja detectável visualmente. Pinos amassados na placa-mãe ou no processador são facilmente observáveis, mas uma lupa pode ajudar. Processadores raramente queimam internamente, e em mais de 20 anos como técnico só vi acontecer com processadores encapsulados uma vez. Os antigos que vinham sem cápsula queimavam aos montes, mas isso não existe mais.

 

A fonte geralmente ou funciona ou não funciona. É bem raro ela funcionar só parcialmente. Se quiser testar se ela está funcionando, basta desconectá-la do computador e colocá-la sobre sua bancada. No conector de 24 pinos dela, você verá que tem um único cabo verde. Quando você fecha este cabo com um dos pretos, a fonte tem que ligar (o cooler então gira). Se ela ligar, você pode seguir testando as linhas com um multímetro se quiser, lembrando que os neutros de cada conexão são pretos.

O computador raramente vai deixar de ligar por causa de um HD (somente em caso de curto interno o PC vai deixar de ligar), mas se for este o caso é só desconectar o HD e tentar ligar. Se ligar, é o HD. Se não ligar, é outra coisa.

adicionado 4 minutos depois

Sempre tenha peças reservas ou um outro PC do qual possa usar componentes para testes. Os que um técnico não pode viver sem são: fonte, placa de vídeo e memórias, nesta ordem. Se você se organizar, conseguirá testar todos os componentes e saber se estão funcionando, seja em outro computador ou com seus componentes reserva. Se o problema estiver na placa-mãe, todo o resto estará saudável. Se estiver no processador, o que é MUITO RARO, aí você teria que encontrar outra placa-mãe para testá-lo, ou outro processador para testar nesta placa-mãe. Vale lembrar que se um dos dois estiver em curto, pode queimar o outro (já me aconteceu), então tome sempre muito cuidado e nunca instale um componente suspeito em outro valioso. 

Mas e no caso de você não ter as peças para testar no momento?

 

E quando o que você tem para teste não é compatível com a placa-mãe?

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Isso são limitações técnicas. Sem recursos você sempre terá limitações na qualidade do que fará, e na facilidade que terá para fazer. Quando comecei a trabalhar com manutenção eu não tinha recurso algum, basicamente com conjunto de ferramentas e alguns discos de instalação. Tive de declinar alguns serviços por causa disso, mas sempre esgotava meus recursos antes e quase sempre conseguia fazer o diagnóstico. Isso demanda pesquisa e conhecimento, quando os recursos materiais são limitados. Teve duas ocasiões bem específicas em que eu comprei a peça errada para reparo dos computadores, mas graças a um bom diálogo com a loja (expliquei para o vendedor que não tinha certeza de qual era o defeito), eu consegui voltar e trocar depois pelo componente correto. Nesse sentido, ter um contato que trabalhe em uma boa loja onde você possa sempre comprar, sob a condição de em troca ter essa facilidade, pode ser uma boa alternativa temporária à falta de recursos.

Com o tempo, na medida que for trabalhando, você vai acumular componentes antigos e vai montar computadores somente para seu laboratório, e esses facilitarão muito seu trabalho.

 

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