Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vamos deixar o Windows 7 morrer em paz


Posts recomendados

  • Membro VIP

Na sala "Recomendação de sistemas operacionais" ainda há questionamentos (e até recomendações…) sobre uso do Windows 7.

 

Neste momento, o Windows 7 tem pouco mais de 5 meses de vida. Suporte esgota em 14 de janeiro de 2020. Depois, será descontinuado e, portanto, não receberá mais atualizações de segurança, tornando-se um perigo usá-lo na maioria das situações.

 

Sugiro que essa informação ganhe destaque de alguma forma naquela sala.

 

Página da Microsoft sobre o assunto:

 

https://support.microsoft.com/pt-br/help/4057281/windows-7-support-will-end-on-january-14-2020

 

Ou seja, o pessoal tem que parar de recomendar o Windows 7. Por melhor que seja ou tenha sido. Quem não quer o Windows 10 ainda pode recorrer ao Windows 8.1, que receberá suporte até 10 de janeiro de 2023…

 

https://support.microsoft.com/pt-br/help/13853/windows-lifecycle-fact-sheet

 

…a menos que use CPU AMD Bristol Ridge/Ryzen ou Intel Kaby Lake e superiores, daí apenas o Windows 10 é suportado:

 

https://support.microsoft.com/pt-br/help/4012982/the-processor-is-not-supported-together-with-the-windows-version-that

 

Há uma gambiarra que modifica o arquivo wuaueng.dll, removendo a restrição…

 

https://github.com/zeffy/wufuc

 

…mas nem precisa dizer que é bom evitar. ☢️

 

Resumo da ópera… Qual Windows devo usar? Resposta: Windows 10.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um mote: Hardware velho? Software velho! Hardware novo? Software novo! Simples assim. Se o cara tem aquele Pentium 4 com 256 de RAM não tem como recomendar o Win10 pra ele. Vai de XP mesmo até trocar. Se comprou um Ryzen ou Core i 9000, então Win10 nele. 

Meu i5 2400 está com o Win7, assim como meu T5600. Já meu N3450 está com o Win10. O E5700 está com Debian 5.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rodar software sem atualizações de segurança conectado à internet é perigoso. Cabe esclarecer que não considero tais sistemas banidos. Apenas que devem ser recomendados apenas em casos muito específicos, como PCs desconectados da internet, ou conectados atrás de NAT tomando redobrados cuidados, etc.

 

Sim, não tem como rodar o Windows 10 em máquina muito velha. Pela minha experiência, o ponto de corte mínimo é a geração dos Core 2 Duo. Abaixo disso, resta tentar algum Linux. De qualquer forma, PCs anteriores não têm como fornecer qualidade alguma mesmo para uso de escritório e felizmente estão desaparecendo, por morte morrida ou matada mesmo. 🤣

 

Na sala "Recomendação de sistemas operacionais" o pessoal recomendava (agora nem tanto) Windows 7 para máquinas relativamente recentes. Isso que me motivou criar este tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kleber Peters  Usava em 1997.

@f_neto  😎

 

Copio aqui mensagem minha do tópico Windows 7 é bom para processadores novos? sobre a necessidade das atualizações de segurança:

 

Em 02/08/2019 às 16:33, Marcos FRM disse:

 

Não é assim que funciona. No momento que seu Windows está conectado à internet, ou mesmo numa intranet, nada impede que algo deste tipo aconteça novamente:

 

https://docs.microsoft.com/en-us/security-updates/securitybulletins/2017/ms17-010

 

Todo o cuidado seria inútil. Essa falha permitia que malware se espalhasse sem nenhuma intervenção do usuário. Nota: ainda há muitas máquinas sem o patch acima! Por isso a decisão da Microsoft de não permitir desativar as atualizações automáticas no Windows 10 foi sábia.

 

Ou quem sabe deste:

 

https://docs.microsoft.com/en-us/security-updates/securitybulletins/2015/ms15-044

 

De novo. Meramente renderizar texto através do navegador poderia ser usado para executar código remoto com elevação de privilégio. Sem clicar em nada. Sem baixar nada.

 

Por causas desse tipo de falha que as atualizações de segurança são absolutamente fundamentais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Já vi vários usuários que compra hardware novo que ainda insiste em querer usar o windows 7, mas depois volta atrás e mantem o 10 mesmo, depois que é passado os problemas de ficar com sistema velho.

 

Todos tendo meio de orientar sobre a parte de sistema operacional e a importância de manter atualizado, não vai fazer mal, muito pelo contrário, será ótimo, pois assim veremos mais pessoas migrando de um sistema praticamente morto para um novo.

 

Embora ainda tenha tempo de suporte, já vi pessoas dizer que não fazia mal usar, já que ainda não acabou o suporte, mas é ai que mora o perigo, começa assim, ai quando acabar o suporte de vez o pessoal ainda vai recomendar.(Não vi isso aqui no fórum claro, foi no face, mas achei válido acrescentar).

 

Eu sempre recomendo windows 10, explico os pontos bons de manter o sistema atualizado, espero que assim o sistema ganhe mais um usuário, e também, é a cara do windows 7, porém, remodelado claro.

 

Antes de mais nada, também é bom instalar as atualizações do windows update, afinal, se fosse para ter um sistema sem atualizações e afins, não teria o update e todos estaria perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse sistema morreu mesmo. São bem raras as ocasiões em que faz sentido: ou a pessoa tem que usar algum software que dependa exclusivamente dele ou o computador tem que ser muito, mas muito antigo (mais ou menos do Pentium D para trás). O Windows 10 roda bem mesmo em máquinas muito simples, é um sistema leve e com gerenciamento de memória muito inteligente. E tem um mol de melhorias em relação ao Windows 7...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tudo na vida: depende. Se for para o PC da tia, um Pentium III, 512 MB de RAM, que ela só usa para pegar receitas na internet e compartilhar mensagens motivacionais no Facebook, até o Win XP serve. Mas tem muito usuário que tem uma Lamborghini em forma de PC e acha que vai ganhar desempenho utilizando o Win 7, por ele ser mais "leve" que o Win 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Erso disse:

Como tudo na vida: depende. Se for para o PC da tia, um Pentium III, 512 MB de RAM, que ela só usa para pegar receitas na internet e compartilhar mensagens motivacionais no Facebook, até o Win XP serve.

 

Conectado à internet? Se possível não. Se bem que esses cacos estão felizmente desaparecendo. Até os Pentium 4 já morreram praticamente todos. 🙏 Daí sobra a família dos Core 2 Duo, que aguentam o 10 tranquilo. Um problema é o desempenho do driver de vídeo Intel para chipsets velhos, que no 10 1703 piorou bastante (mas não conferi nas versões posteriores):

 

https://www.tenforums.com/graphic-cards/86045-gma3100-driver-crap-performance.html

 

Mas pra vovó dá pro gasto... 👵 🤩

 

O objetivo do tópico é: não use sistemas sem atualizações de segurança, principalmente se conectado à internet. Essa é a recomendação geral. Nós devemos deixar muito claro para o leigo que acessa o fórum que o contrário é uma temeridade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...