Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor Buck (Step Down) acrescentar potenciometro ao trimpot.


Ir à solução Resolvido por Tito Fisher,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, a tempos estudo tudo o que vocês escrevem e hoje gostaria de tirar uma dúvida.

 

  No intuito de montar minha própria fonte de bancada, comprei um conversor step down exatamente igual ao modelo da photo. Ele é dc-dc, 300w, 9a (na verdade o  XL4016E diz que ele suporta 8 amperes no datasheet). Ele tem regulagem de tensão e corrente, e os trimpots utilizados são os 3296w de 10k.

 Minhas dúvidas são as seguintes:

   1- Eu poderia tirar esses trimpots e colocar potenciômetros de 10k comuns no lugar sem risco deles queimarem, se eu trocasse, seria preciso fazer mais alguma alteração??

 2 -  É possível eu apenas acrescentar os potenciômetros apenas seguindo a lógica correta da pinagem em paralelo com os trimpots? eles passariam a ajustar a tensão da placa sem inutilizar os trimpots? como fazer isso se possível?

 

  Desde já agradeço bastante a atenção.

XL4016-CC-CV-DC-DC-Buck-Step-Down-Conver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ola.

 

Sim, pode substituir apesar de que esses multivoltas originais da placa tem maior precisão que o outro.

Quanto a ligar em paralelo o potenciometro com o trimpot não me parece coerente.

 

Completando, se realmente quer trocar  escolha os lineares ao invés dos logarítmicos.

 

'_'

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher Muito obrigado! Sendo assim, apenas trocarei, eu só tava na dúvida se precisaria adaptar algo para um POT comum, porque já li alguns casos de queima em circuitos de controle de corrente e achei que esse trimpot em especial foi escolhido porque suportaria algo diferente que o pot não suporta, porém, eu li o datasheet dele e como não vi nada tão diferente (sei ler o mínimo básico) fiquei nessa dúvida.

 

  Sobre o POT em paralelo com o trimpot, é porque eu vi uma yaxun aberta e percebi que mesmo com potenciômetros de ajuste, ela possui trimpots de ajuste fino na placa, então pensei na possibilidade do de acrescentar o potenciômetro no circuito de forma a funcionar como uma "segunda torneira".

       Por exemplo: ajusto o trimpot até 12 volts, então a fonte só iria até ali no GERAL, e através do potenciômetro eu DOSARIA esse limite de 12 volts. Acredito que usei o termo paralelo de forma inadequada, mas a ideia é essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...