Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre a melhor FAN


Posts recomendados

Olá gente! Tudo bem?

Estou montando uma configuração de PC Gamer e nessa etapa estava pesquisando sobre as Fans.

Pesquisei umas duas semanas na internet e , em especial, aqui no fórum e acabei montando uma tabela.

Selecionei 3 modelos e gostaria da opinião de vocês.

Levei em conta 3 fatores, sendo do mais importante ao menos importante:

*dB(A)

*CFM

*Preço

 

Considerando que a melhor escolha seria, a grosso modo, o menor dB(A) e o maior CFM, registrei a "Amplitude", que seria a diferença entre o CFM e o dB(A), onde que o maior valor seria o melhor resultado.

Comparei os valores no Kabum, Pichau e Terabyte.

Para me ajudar na decisão, criei um "coeficiente de compra", que é a "Amplitude" divido pelo menor preço entre as lojas, onde o menor valor seria o melhor.

Com base nessa informações foi que eu cheguei as 3 fans que posto aqui.

Interessante que ao observar a tabela, os melhores fans são também os fans geralmente indicado na internet, incluindo aqui.

Outra curiosidade: Vocês conhecem a marca "Alseye"? Notei que todos os modelos dela tem o mesmo valor de CFM e de dB(A), o quê é muito estranho....

PS: vou postar a tabela inteira, talvez sirva pra alguém que está perdido como eu também estava.

PS2: O gabinete será um Aerocool Aero 500G RGB e a placa-mãe será uma MSI B450 Tomahawk.

PS3: A disposição será 2 na frente e 2 no topo.

PS4: É possível controlar a velocidade dos fans pelo controle do gabinete? É preciso algum processo e/ou peça adicional?

Obrigado pela atenção.

 

Qual desses fans vocês indicariam?

fanMinha_escolha.JPG

 

=============================================================================================================

TABELA DE COMPARAÇÃO DE FANS

 

fanTabela.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CrashNeo Olha não sou "entendedor" de fan, só quero fans silenciosos e que de fato deixem meus componentes resfriados com eficiência e com silêncio, resumi o que você quer né?? kkk atualmente estou usando 5 fans no meu gabinete H500P da assinatura: Os Coolermaster MasterFan PRO RGB. Uso dois de 200mm na frente, dois de 200mm no topo e um de 140mm na traseira, todos com LEDs sincronizados com a placa-mãe. São super silenciosos (mesmo o de 140mm sendo menor não faz um barulhinho), já os de 200mm que giram a ~700~800RPM e fazem um ótimo vento não é possível ouvi-los, e todos estão conectados à fonte, com adaptador molex.

 

Acho que são fans muito bons, são mais caros (em especial esses 4 de 200mm que comprei saíram caro) mas vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso O adaptador molex que você mencionou acima é daqueles molex para PWM/DC?

Tenho um gabinete com 4 fans de 120mm 12V, que no caso queria fazer um controle mas minha mobo só possui um chassi fan.

Sabe me dizer se ainda consigo gerenciar a velocidade delas via software (mesmo se conectado na fonte) com esse adaptador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Aparecido Oliveira disse:

@simforoso O adaptador molex que você mencionou acima é daqueles molex para PWM/DC?

Tenho um gabinete com 4 fans de 120mm 12V, que no caso queria fazer um controle mas minha mobo só possui um chassi fan.

Sabe me dizer se ainda consigo gerenciar a velocidade delas via software (mesmo se conectado na fonte) com esse adaptador? 

Geralmente esses adaptadores molex não tem como controlar a rotação, só vai direto no amarelo (12V) e pronto. Eu já vi um adaptador molex com um cabo amarelo fino para conectar na placa, mas faz tanto tempo que não lembro se era pra só ver a rotação dos fans ligados e/ou controlá-los... teria que dar uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra controlar velocidade tem que ser 3 ou 4 pinos (do conector de fan pequeno). Porque se o motor da fonte não tiver os 3 ou 4 fios não tem como. Portanto deveria colocar ali o "Conector" também, e cuidado ao olhar as especificações porque já vi umas que falava 4 pinos mas era molex. Se falar 4 pinos tem que ser PWM.

 

Eu dei uma olhada no manual do gabinete mas não tem informação sobre o controlador, tenta achar um video ou foto que mostre os cabos e conectores. Tem que olhar especificamente como é o controlador do gabinete, e já que o gabinete tem um controlador não deve precisar de outras peças , a menos que precise usar um splitter pra conectar mais fans. 

Pessoalmente prefiro conectar na placa-mãe mãe e controlar usando bios,software. Esse do aero 500 mesmo só tem duas opções de "calibragem".

 

Sobre conectar mais de uma fan no mesmo header da placa-mãe é só usar os cabo splitter, mas tem que prestar atenção na corrente que o header suporta(só olhar o manual da placa-mãe), meio que padrão ser 1A 12V. Por exemplo se for colocar 3 fans no mesmo header a corrente máxima de cada fan pode ser 0.3A e é altamente preferível que use fans iguais, e também não pode misturar 3 pinos com 4pinos PWM

 

Sobre os Alseye , aparentemente são o mesmo fan com iluminação/detalhes diferentes, ainda acho suspeito.

 

@CrashNeo@Aparecido Oliveira

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...