Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de 2 roteadores TP Link


Posts recomendados

Ola pessoal! Preciso de uma ajuda! Solicitei pra NET um aumento de pacote de internet para 120MN e instalaram o Modem Humax HGA12R.

Como minha casa é bem grande, comprei também 2 roteadores TP-Link Archer C6, mas nao consigo configura-lós para “ampliar” o alcance da internet! Devo configura-lós como Bridge? Porque a distância entre os 2 e o Modem é de uns 100 metros!

Então minha dúvidas sao: • Como instalar os roteadores para se conectarem a mesma rede do Modem? Atualmente não consigo nem entrar na página da TP Link para configurar os roteadores. Quando tento entrar, da mensagem de ”não ser possível carregar a página” se tento qualquer outro IP ou mesmo a página da TP Link ou entra na página de configuração do Modem da Humax (interface NET) quando uso o IP padrão 192.168.1.1

• Para que os roteadores fiquem na mesma “Wi-Fi”, preciso conectas-los como “bridge”. Se sim ou se não, preciso de ajuda em como fazer!

Obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal! Preciso de uma ajuda! Solicitei pra NET um aumento de pacote de internet para 120MG e instalaram o Modem Humax HGA12R.

Como minha casa é bem grande, comprei também 2 roteadores TP-Link Archer C6, mas nao consigo configura-lós para “ampliar” o alcance da internet! Devo configura-lós como Bridge? Porque a distância entre os 2 e o Modem é de uns 100 metros!

Então minha dúvidas sao: • Como instalar os roteadores para se conectarem a mesma rede do Modem? Atualmente não consigo nem entrar na página da TP Link para configurar os roteadores. Quando tento entrar, da mensagem de ”não ser possível carregar a página” se tento qualquer outro IP ou mesmo a página da TP Link ou entra na página de configuração do Modem da Humax (interface NET) quando uso o IP padrão 192.168.1.1

obs: Quando estou ness a interface NET, os roteadores são reconhecidos como “aparelhos ligados pela Ethernet” com IPs diferentes, mas não consigo mexer nisso.

 

• Para que os roteadores fiquem na mesma “Wi-Fi”, preciso conectas-los como “bridge”. Se sim ou se não, preciso de ajuda em como fazer!

Obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elissa Barretto Bom dia.

Primeiramente reset as configurações de fábrica do seus 2 roteadores secundários. Somente por descargo de consciência.

Acessando o roteador:

 

* Partindo da suposição que o seu roteador principal está ligado e funcionando normalmente, ligue o secundário numa tomada e, através de um cabo de rede, conecte a ele um PC ou notebook, que serão usados para acessar as configurações do roteador secundário.

 

* Para acessarmos o roteador secundário devemos abrir o nosso navegador e digitar “192.168.1.1” (sem as aspas). Geralmente esse é o endereço padrão da maioria dos roteadores. Mas no seu modelo pode ser diferente. Caso você não consiga acessar por ele, procure na parte debaixo do mesmo, lá provavelmente estará o endereço de acesso. Caso contrário abra o cmd e digite: ipconfig para visualizar seu IP e o seu Gateway que é o endereço do roteador.

 

* Se você digitou o endereço corretamente vai se deparar com uma tela que pede login e senha. Quase sempre elas são, respectivamente, admin e admin ou admin e sem senha(em branco). Se não for essas,consulte a parte inferior do aparelho ou use o manual de instruções.

Configurando o Roteador:

 

* Depois de ter conseguido acessar o roteador, a primeira coisa a se fazer é mudar o IP, caso os dois roteadores usem o mesmo endereço. Isso acontece porque o IP de acesso 192.168.1.1 é o padrão de fábrica da maioria dos dispositivos de rede. Desta forma, a chance do endereço ser o mesmo é bem grande. Mas caso não seja, pule essa parte. Para mudar o IP você deve…

Primeiro passo: Acessar no menu lateral da esquerda, na categoria Basic Settings,  Network > LAN. Aqui você verá o IP do seu roteador.Normalmente ele é o padrão: 192.168.1.1. Supondo que o roteador principal esteja com o mesmo IP, altere o do secundário para “192.168.1.2“. Então clique em “Save”.

 

* Segundo passo: Agora você será desconectado e o roteador vai reiniciar, para poder aplicar a alteração. Após isso você irá acessá-lo novamente, só que agora pelo IP novo. Após realizar o segundo acesso vá em Wireless > Wireless Settings. Mude o SSID (nome da rede wifi) para um nome que identifique o roteador secundário, para você não se confundir. Se você não sabe, o SSID é o parâmetro que define o nome daquela rede. É por causa dele que quando estamos procurando redes abertas em shoppings e outros locais públicos podemos ver nomes amigáveis, ao invés de um emaranhado de endereços IP. Aqui, coloque um nome à sua escolha, como “Rede com vírus. CUIDADO!“ .

 

* Terceiro passo: Agora é hora de trocar o canal do roteador. O canal, ou muitas vezes chamado Channel, é uma faixa de frequência onde os dispositivos atuam. Configure o roteador secundário num canal diferente do principal. Não deixe os dois roteadores com o mesmo canal, se não apenas um irá funcionar. Aqui você pode configurar para algum canal entre um e quatro.

 

* Quarto passo: Agora marque a opção Enable Bridges, que em outros roteadores talvez apareça como Enable WDS. Esta é a opção que ativa o recurso de ponte, ou seja, que torna o seu roteador como um repetidor de sinal.

 

* Quinto passo: Irá aparecer uma opção para colocar o endereço MAC. Essa é a sigla para Media Access Control. O MAC é um endereço único de cada dispositivo de rede e ele tem uma função importante no controle de acesso de uma determinada rede. Bem, nesse campo você deve colocar o endereço MAC do roteador principal, pois é por meio dele que acessaremos a internet. Os roteadores secundários servirão apenas como meros repetidores, portanto o endereço MAC deles não é importante neste cenário. Coloque e depois de digitar uma senha na parte de segurança logo abaixo, salve.

 

* Sexto passo: Ainda tem uma última coisa a ser feita no roteador secundário. No menu lateral vá em Advanced Settings > DHCP e clique em disabled, então salve. Isso serve para que o roteador secundário não gere novos endereços IP automaticamente e pegue o IP que estiver válido no roteador principal.

 

Ainda precisamos fazer umas pequenas configurações no roteador principal.

 

 

As configurações do roteador principal são praticamente as mesmas do secundário, com algumas pequenas mudanças. Veja:

* Acesse o roteador principal, que no nosso caso está com o IP 192.168.1.1. (pode ser q o seja outro ip)

 

* Vá em Wireless > Wireless Settings. Mude o SSID para um nome que identifique o roteador e seja diferente do roteador secundário.

 

* Coloque o channel para ficar entre um e quatro, mas que seja diferente do roteador secundário.

Agora marque a opção Enable Bridges.

 

* Irá aparecer uma opção para colocar o MAC. Esse é o MAC do roteador secundário. Coloque e depois de digitar uma senha na parte de segurança logo abaixo, salve, para que as mudanças sejam aplicadas. Uma dica é colocar a mesma senha para todos os roteadores, com o objetivo de facilitar o gerenciamento da próxima vez que for preciso fazer alguma configuração.

 

*No menu lateral vá em Advanced Settings > DHCP e verifique se ele está habilitado. O DHCP do roteador principal, sempre deve estar habilitado. Salve.

 

Espero que ajude!! Boa sorte.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, caruccio disse:

@Edvaldo J. Frederico Muito bom. Porém no caso do seu exemplo quem libera IP (DHCP) é o primeiro router, já no que falei quem libera IP e tem o DHCP ativo é o Modem principal. Porém funciona desta maneira também.

Sem dúvida os dos métodos dão certo.

Só indiquei o método da imagem porque o modem da net é muito limitadão, então usando ele em bridge a configuração de liberação de porta se necessário fica tudo pelo primeiro roteador.

Em casa eu uso net de 120Mb e uso um roteador da tp link, e eu precisa liberar um porta e tive que fazer no tp-link porque o modem da net não tinha opção.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 100 metros inviabiliza até mesmo a conexão entre eles por cabo. Ou no mínimo precisará de um cabo de muito boa qualidade.

 

Uma planta da casa e como pretende posicionar os roteadores, ajudaria a indicar opções melhores para o caso.

 

Se já tem o cabo instalado no local e depende apenas da conexão entre os aparelhos, conecte ambos através da porta LAN e desabilite o DHCP Server de cada um deles, mantenha o mesmo SSID e senha do modem principal. Dessa forma eles se conectarão na rede do modem.

 

Você cita que não consegue acessar a página da TP-Link, desligue o cabo que esteja ligando eles ao roteador principal ou se caso foi feita alguma configuração por wireless, resete e recomece a configuração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Muito obrigada por todas as explicações! Tem como eu configurar todos os 3 aparelhos (modem/ roteador Humax HGA12R da NETnos 2 modos 2.4G e 5G) e os 2 roteadores TP-Link Archer C6 com os mesmos nomes e senhas? Tipo X2.4G e X5G  para os 3 aparelhos e a mesma senha para todos?

Acredito que realmente o roteador da TP Link seja mais potente que o da NET. Então o que mudaria nas instruções que o @caruccio passou @Edvaldo J. Frederico?

Obrigada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal! O Modem Humax HGA12R está num quarto no canto direito da casa. Hoje, os 2 roteadores TP Link Archer C6 estão posicionamos um na sala, no meio do apartamento, ou seja, há 150m do Humax e a 150m do segundo roteador TP Link Archer C6, que está no canto contrário da casa.

 

Tenho a minha disposição mais 2 roteadores antigos TP Link Wr841nd.

 

Entendi que para eu conseguir o maior e melhor alcance da minha internet da NET 240Mega, seria ideal eu colocar um dos modens C6 conectado ao modem Humax (que ficaria em bridge), daí no meio da casa (150m do Humax) e no lado contrário (300m don Humax), vocês recomendam que eu coloque o outro C6 e um desses Wr841nd? Lembrando que agora tenho duas frequências na internet 2.4G e 5G que não é suportado pelo roteador Wr841nd. Ou basta colocar o outro C6 no cantor contrário da casa (quase 300m de distância do Modem Humax)?

 

Espero que minha dúvida sobre onde posicionar os aparelhos e se devo utilizar um dos roteadores antigos Wr841nd tenha ficado clara.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Elissa Barretto disse:

Ola pessoal! O Modem Humax HGA12R está num quarto no canto direito da casa. Hoje, os 2 roteadores TP Link Archer C6 estão posicionamos um na sala, no meio do apartamento, ou seja, há 150m do Humax e a 150m do segundo roteador TP Link Archer C6, que está no canto contrário da casa.

 

Tenho a minha disposição mais 2 roteadores antigos TP Link Wr841nd.

 

Entendi que para eu conseguir o maior e melhor alcance da minha internet da NET 240Mega, seria ideal eu colocar um dos modens C6 conectado ao modem Humax (que ficaria em bridge), daí no meio da casa (150m do Humax) e no lado contrário (300m don Humax), vocês recomendam que eu coloque o outro C6 e um desses Wr841nd? Lembrando que agora tenho duas frequências na internet 2.4G e 5G que não é suportado pelo roteador Wr841nd. Ou basta colocar o outro C6 no cantor contrário da casa (quase 300m de distância do Modem Humax)?

 

Espero que minha dúvida sobre onde posicionar os aparelhos e se devo utilizar um dos roteadores antigos Wr841nd tenha ficado clara.  

@Elissa Barretto  o correto é que você usasse só os C6, mais você pode colocar o Wr841nd, só que você vai ter perda de mais de 50% dos seus 240Mb.

Se você vai usar o esquema do @caruccio  é só desabilitar o DHCP dos outros roteadores e ligar tudo LAN com LAN, e você não pode esquecer de alterar o IP dos roteadores.

Se não me engano o IP do modem da net é 192.168.100.1, ai o segundo roteador fica 192.168.100.2, o terceiro fica 192.168.100.3 e assim por diante.

Dessa forma você tem acesso a todos roteadores na mesma rede.

image.png

Para você conseguir usar quase 100% da sua internet é necessário que todos roteadores sejam gigalan 10/100/1000 e dual band.

Esse Wr841nd você pode até colocar mais apenas como um quebra  galho e sempre como um dos últimos por ser 10/100 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, acho que esqueci de comentar algo “crucial”. Sobre esses 2 outros pontos, no meio da casa e do outro lado, têm 1 cabo de rede Ethernet em cada um dos pontos que foram instalados por um técnico que instalou os roteadores antigos que eu substitui.

 

Pelo que entendo, esses cabos sao uma “extensão” da internet da NET, por isso ressaltei se o primeiro roteador C6 deveria estar ligado diretamente ao Modem da NET para melhor aproveitamento da conexao.

 

E nos outros dois pontos, imagino que seja conectar os cabos de rede a entrada LAN de cada um dos roteadores, no caso um C6 e outro na ponta da casa Wr841nd.

 

Certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Edvaldo J. Frederico Muito obrigada por toda a ajuda! 

 

Me encontro agora na seguinte situação, após configurar o Modem da NET Humax HGA12R-02 para modo Bridge e o Archer C6 do centro da casa como Modem roteador principal, as opções 2.4G, 5G do Modem Humax ficam sem sinal e a Ethernet fica vermelha e daí na área desse modelo Humax que está em Bridge fico sem internet nenhuma. 

 

Agora que o Modem da Humax está em Bridge não consigo nem encontrar uma página da internet para tentar configura-lo a partir do MacBook. Antes ele ficava no endereço 192.168.0.1 e agora não aparece em nenhum endereço.

 

Mando em anexo à foto do Modem Humax que agora esta em Bridge.

 

FB3AC0C4-5C50-4A62-8ADC-EC7E300E5588.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Elissa Barretto disse:

@Edvaldo J. Frederico Muito obrigada por toda a ajuda! 

 

Me encontro agora na seguinte situação, após configurar o Modem da NET Humax HGA12R-02 para modo Bridge e o Archer C6 do centro da casa como Modem roteador principal, as opções 2.4G, 5G do Modem Humax ficam sem sinal e a Ethernet fica vermelha e daí na área desse modelo Humax que está em Bridge fico sem internet nenhuma. 

 

Agora que o Modem da Humax está em Bridge não consigo nem encontrar uma página da internet para tentar configura-lo a partir do MacBook. Antes ele ficava no endereço 192.168.0.1 e agora não aparece em nenhum endereço.

 

Mando em anexo à foto do Modem Humax que agora esta em Bridge.

 

FB3AC0C4-5C50-4A62-8ADC-EC7E300E5588.jpeg

Bom dia

 

Você vai deixar o modem da net em modo bridge "apenas" se você fosse utilizar esse método abaixo, "apenas se usar o método abaixo"

PS4.png

Já que o pessoal acha melhor utilizar  o segundo método que o @caruccio indicou, o modem da net precisa estar com o DHCP ligado o esquema mais vai ser assim.

image.png

Sempre que um modem desse tipo que você usa, é modem e roteador no mesmo aparelho, sempre que você coloca ele para operar em modo bridge ele perdi a função de roteador e passa a ser um simples modem.

Ou seja em modo bridge você só pode conectar um dispositivo, por isso que o 5G apagou.

Deixe o DHCP habilitado no modem da net e desabilita o DHCP em outros roteadores, e não esqueça de alterar o IP de todos o roteadores conforme a segunda imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 02/08/2019 às 13:35, Edvaldo J. Frederico disse:

Sem dúvida os dos métodos dão certo.

Só indiquei o método da imagem porque o modem da net é muito limitadão, então usando ele em bridge a configuração de liberação de porta se necessário fica tudo pelo primeiro roteador.

Em casa eu uso net de 120Mb e uso um roteador da tp link, e eu precisa liberar um porta e tive que fazer no tp-link porque o modem da net não tinha opção.

 

prezado Edvaldo J. Frederico,

eu tive um simples modem da NET de 15Mbps e pagava R$ 116/mês. Aí fiquei sabendo que o pacote 120Mbps ia somente custar R$ 120/mês e claro pedi para aumentar a velocidade. Porém foi instalado um novo modem/roteador HUMAX HGA12R-02 e os problemas começaram. Primeiro não consigo mais acessar a minha conta da terra.com.br sem o meu VPN e consequentemente não recebo mais as fotos das minhas câmeras. também não consigo mais acessar as minhas câmeras via DNS dinámico. Sei que poderia bypassar o roteador do HUMAX deixando ele funcionar como um simples modem. Para isso deveria mudar o modo para "bridge". Porém o pessoal da instaladora me disse que o modo "bridge" so ia funcionar com IP fixo. É isso mesmo ou é coisa que este pessoal não sabe?
Por acaso você conhece sabe mexer com este equipamento? Ou talvez cê sabe alguem na área de Campinas que saiba?

Infelizmente não posso pegar o velho modem de volta, não será mais liberado pela NET/Claro e nem posso tentar Vivo fibra que não tem na minha região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, bfa disse:

prezado Edvaldo J. Frederico,

eu tive um simples modem da NET de 15Mbps e pagava R$ 116/mês. Aí fiquei sabendo que o pacote 120Mbps ia somente custar R$ 120/mês e claro pedi para aumentar a velocidade. Porém foi instalado um novo modem/roteador HUMAX HGA12R-02 e os problemas começaram. Primeiro não consigo mais acessar a minha conta da terra.com.br sem o meu VPN e consequentemente não recebo mais as fotos das minhas câmeras. também não consigo mais acessar as minhas câmeras via DNS dinámico. Sei que poderia bypassar o roteador do HUMAX deixando ele funcionar como um simples modem. Para isso deveria mudar o modo para "bridge". Porém o pessoal da instaladora me disse que o modo "bridge" so ia funcionar com IP fixo. É isso mesmo ou é coisa que este pessoal não sabe?
Por acaso você conhece sabe mexer com este equipamento? Ou talvez cê sabe alguem na área de Campinas que saiba?

Infelizmente não posso pegar o velho modem de volta, não será mais liberado pela NET/Claro e nem posso tentar Vivo fibra que não tem na minha região.

Boa tarde

 

E casa modem da net em modo "bridge" e o IP não é fixo, apenas em empresa que o pessoal da net ou em qualquer outra operador de internet que mantem o IP fixo.

Acho que foi em 2017 ou 2018 eu tinha 60Mbps e pagava o mesmo valor do plano de 120Mbps, mandei aumentar da mesma maneira que você fez, só que fique esperto porque depois o valor aumenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os modens novos da Net para velocidades alta trabalham em modo Router, ou seja recebem o IP na WAN e distribuem outra faixa na LAN. Quando você altera o modem para Bridge, o IP que iria na WAN do roteador passa a ser enviado direto pelo dispositivo que você coloca nas portas do Modem. Logo, você pode alterar o modem para Bridge e com isso receber o IP diretamente em um Roteador particular, com isso pode fazer o direcionamento de portas para suas câmeras, da mesma forma que fazia anteriormente.

Só se atente ao IP que o roteador irá pegar, caso ele esteja na faixa entre 100.64.0.0 até 100.127.255.255 é uma faixa para CGNAT e não conseguirá fazer os direcionamentos. O CGNAT existe para conter o esgotamento de IPv4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2019 às 16:15, Edvaldo J. Frederico disse:

Boa tarde

 

E casa modem da net em modo "bridge" e o IP não é fixo, apenas em empresa que o pessoal da net ou em qualquer outra operador de internet que mantem o IP fixo.

Acho que foi em 2017 ou 2018 eu tinha 60Mbps e pagava o mesmo valor do plano de 120Mbps, mandei aumentar da mesma maneira que você fez, só que fique esperto porque depois o valor aumenta.

não entendi a sua resposta.... você está confirmando o que o pessoal da NET disse que o modo bridge somente funciona se tiver um IP fixo? é isso que queria dizer? ou há como fazer funcionar em bridge mesmo com IP DHCP???
já li em um lugar que precisaria de clonar o MAC address??

 

ah e outra coisa....  o pessoal da NET me disse que já teve problema semelhante em empresas pequenas que também tiveram IP DHCP e que um técnico f......ido de TI mesmo assim conseguiu resolver. porém eles nem dá o nome de um técnico muito menos um telefone de contato. minha pergunta adicional para você: por acaso ce conhace um técnico que está dentro do assunto na àrea de Campinas? eu ia pagar pelo serviço.....

adicionado 17 minutos depois
Em 19/09/2019 às 17:24, Anderson David disse:

Os modens novos da Net para velocidades alta trabalham em modo Router, ou seja recebem o IP na WAN e distribuem outra faixa na LAN. Quando você altera o modem para Bridge, o IP que iria na WAN do roteador passa a ser enviado direto pelo dispositivo que você coloca nas portas do Modem. Logo, você pode alterar o modem para Bridge e com isso receber o IP diretamente em um Roteador particular, com isso pode fazer o direcionamento de portas para suas câmeras, da mesma forma que fazia anteriormente.

Só se atente ao IP que o roteador irá pegar, caso ele esteja na faixa entre 100.64.0.0 até 100.127.255.255 é uma faixa para CGNAT e não conseguirá fazer os direcionamentos. O CGNAT existe para conter o esgotamento de IPv4.

oi Anderson, muito obrigado por sua resposta.

fiz exatamente como você informou.... mudei para o bridge e o modem da NET se reinizializou. Peguei um cabo ethernet e liguei uma das 4 portas do modem para a entrada WAN do meu roteador wifi que estava na mesma configuração com antes com o modem 15Mbps da NET ou seja em modo IP DHCP. Não adiantou, fiquei sem internet e tive que resetar o modem/router da NET para voltar funcionar como instalado.

Eu não sou muito "expert" e acredito ter feito uma coisa errada ou ter deixado fazer uma coisa para o modo bridge funcionar. De qq forma eu preciso com certeza a ajuda de alguem como você que aparentemente entende deste assunto.

O pessoal da instaladora do modem/router NET 120Mbps me disse que o modo bridge somente ia funcionar com IP fixo, nem sei se isso é verdade mas não tenho como contestar tal fala.

Talvez você mesmo conheca uma pessoa com o seu perfil na àrea de Campinas e eu agradeceria se pudesse me passar um contato se tiver.

 

não entendi esta coisa CGNAT e desta faixa e o direcionamento.....

 

o meu IP atual é 179.159.25.235 e o modem/router tem o IP LAN 192.168.0.1....

tenho mais um problema....  tenho um VPN que eu precisa para chegar em uns sites na Alemanha. E ao ligar para VPN a velocidade cai para 8Mbps (sem VPN > 100Mbps). Isso também não ancontecia antes com modem de 15Mbps. Com aquele não houve alteração de velocidade com/sem VPN.

 

Eu mesmo acredito que seja possível o modo bridge mesmo sem IP fixo porém não tenho conhecimento o suficiente para conseguir isso.

 

Na foto a configuração do meu wifi router que eu havia conectado no modem em modo bridge....

 

de fato nem sei se o endereço 192.168.0.2 for responsável quer dizer deve ser de .0.1?

 

também não tenho a menor ideia o que significa DHCP IP Address Range 100 to 254... e o DHCP lease time: 10080 minutes....

 

Setup - Network Settings.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...