Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de PC para trabalhos com Arduino e Sibelius


Ir à solução Resolvido por Henrique PP,

Posts recomendados

  • Moderador

Olá, preciso de recomendações de um KIT para trabalho. Será usado para programas de edição de música, navegar na internet, mexer em Arduino e etc. A única observação é que preciso de uma placa-mãe relativamente decente. O KIT será processador + placa-mãe + memórias.

 

A princípio não tenho um orçamento, mas provavelmente gira em torno de R$1000 reais. Preciso de um KIT barato, já que se trata de um Workstation e não para jogos. Agradeço qualquer sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem 2 opções ou uma placa-mãe boa que custa mais de 1500 ou uma barata com slot pci-e livre pra colocar uma placa de áudio de qualidade.

 

Recomendo Intel, pois são placas-mãe da Intel estão mais baratas, mesmo as top de linha z370/z390. Procura uma placa-mãe com o maximo de recurso que puder pelo preço que podes pagar. Áudio não faz necessário um excelente processador, mas a série K da inter é recomendado pra poder mexer no clock das memórias sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Henrique PP Não pretendo comprar uma placa-mãe topo de linha, seria algo mais intermediário. Esse kit seria para meu pai, ele já possui uma placa de áudio M-Audio. Ele quer algo de qualidade para evitar problemas em curto prazo. Diria que uma placa intermediária já está de bom tamanho.

 

O orçamento foi alterado. Dá pra pegar algo em torno de R$1500 reais à prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Bom barato... dei uma pesquisada e achei isso. Mudança de planos, vamos de Ryzen por ser mais barato.

 

Placa-mãe BIOSTAR B350GT5  maximo R$ 500

AMD Ryzen 2400G                     máximo R$ 750

Memória Hyper X fury 2400mhz 8gb Max R$ 220

Total : 1.470 reais máximos.

 

Se tiver placa de vídeo pode trocar o processador por um de preço equivalente ou mais barato, tipo Ryzen 5 2600x;

Escolhi Hyper X Fury por ser a memória mais compatível com ryzen, coloquei os preços máximos que vai achar, se pesquisar podes acha por bem menos. podendo chegar a 1mil reais.

Escolhi essa placa-mãe por ter até um slot PCI antigo assim seu pai pode até usar placas de áudio antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Henrique PP Ele possui uma placa de vídeo GeForce 8400GS. Agora não sei se vale a pena mantê-la ou comprar um Ryzen com vídeo integrado. 🤔

 

Essa placa-mãe é boa? Minha maior dúvida é sobre a placa-mãe mesmo, já que existem diversos modelos no mercado. Sobre a memória ram, a Crucial Ballistix vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Jasiel disse:

@Henrique PP Ele possui uma placa de vídeo GeForce 8400GS. Agora não sei se vale a pena mantê-la ou comprar um Ryzen com vídeo integrado. 🤔

 

Essa placa-mãe é boa? Minha maior dúvida é sobre a placa-mãe mesmo, já que existem diversos modelos no mercado. Sobre a memória ram, a Crucial Ballistix vale a pena?

segundo esse site o Vega 11(vídeo integrado do processador) é bem melhor que essa placa de vídeo. Mais de 2 mil porcento melhor.

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GeForce-8400-GS-vs-AMD-RX-Vega-11-Ryzen-iGPU/m7917vsm401440

 

Já a placa-mãe está longe de ser da minha marca favorita(GigaByte), mas escolhi ela pela compatibilidade. Como disse tem até slot PCI junto do PCI-Express, único lado negativo a meu ver é a falta de saída de vídeo VGA se tivesse seria perfeita pra usar até com monitores antigos(de tubo) sem precisar de adaptador. A placa também tem bastante fases pra controlar o processador e sobra, ou seja dar defeito nas fases nunca deve acontecer. Acredito ser sim boa. E o outro lado negativo é o tamanho vai precisar ter um gabinete de 7 slots de expansão ai pra caber com certeza.

 

Evitei as placas A320 por serem muito fracas pra um Ryzen 5 2400G embora essas placas sejam indicadas pra estes, mas prefiro sempre colocar placas-mãe melhores que o processador que vai nela, como disse o que sobra jamais falta. menos chance de dar defeito e durar pelo menos 8 anos.

 

Sobre as Crucial Ballistix, não achei dados técnicos dela. Como tensão e arquitetura usada. Tipo prezo por memórias do padrão JEDEC e evito as XMP, todas as memórias tem um Chip controlador com os tempos de latências e as frequências que elas operam, e um Chip controlador bom tem o padrão de frequência máximo em instruções JEDEC. XMP é uma espécie de overclock de memória padrão Intel, Intel inventou e os ryzen costumam dar problema com esse padrão, nada que não de pra resolver mexendo, mas as vezes terá de utilizar frequência mais baixa que a nominal por ser padrão XMP a nominal. Pro isso escolho HyperX furry afinal quero ter certeza que vai rodar numa plataforma AMD na frequência nominal sem dor de cabeça.

 

compare

https://www.kingston.com/dataSheets/HX424C15FB2_8.pdf

essa te indiquei

 

com essa que não recomendo pela tensão maior e menor número de instruções JEDEC

https://www.kingston.com/dataSheets/HX424C12PB3_8.pdf

 

Claro o ideal pra esse processador é memória DDR4-2933mhz mas conseguir achar essa velocidade pro um preço bom é difícil, mas como recomendei as Furry que tem tensão nominal de 1,2V em JEDEC você pode tentar aumentar a tensão até 1,35V e com isso subir a frequência pra 2933mhz manualmente. Como a memória tem dissipador isso é possível.

 

Overclock

E interpretando o PDF da pra ver que essa memória suporta até 1,45V sem queimar (usei a calculadora no meu calculo louco). VDDSPD = 2.2V to 3.6V portanto 3,6 - 2,2 = 1,4 / 2 = 0,7 portanto 0,7 + 2,2 = 2,9 / 2 = 1,45V (esse calculo louco pra não ter chance de queimar) Tipo, não sei tanto assim de eletrônica pra saber o que é VDDSPD, imagino que seja a tensão de pico (que geralmente é o dobro da tensão nominal) logo tirei uma média dessa tensão dividi por 2 depois fiz a soma pelo mínimo e dividi tudo por 2 pra ter uma tensão média com margem de erro pra que uma tensão pico não venha queimar o componente. Claro isso só funciona se minha dedução estiver correta quanto ao que é o VDDSPD. Se tiver correta mesmo a 1,45V a memória deve funcionar por anos em over sem queimar. Claro isso só serve se não conseguir chegar a 2933mhz com 1,35V no máximo, porque com 1,35V é uma das tensões padrão das DDR4, sendo o mais recomendável 1,2V.

 

Desculpe me empolguei com as memórias. mas vou deixar escrito.

 

Fonte das frequências recomendadas das memórias do processador tirei da WIKI

https://en.wikipedia.org/wiki/Ryzen

https://www.hyperxgaming.com/br/memory/fury-ddr4?partnum=HX424C15FB2/8

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jasiel disse:

@Henrique PP Muito obrigado pelas recomendações. E a nova geração dos Ryzen? R3 3200G + B450 vale a pena?

Como explico... Os ryzen 5 2400G são uma evolução dos ryzen 5 1400 o qual colocaram chip gráfico, Os ryzen 5 3400G são uma evolução respectivamente dos Ryzen 2500X ou seja o ganho é pouco, o que quero dizer é que os ryzen 5 3400G na verdade são ryzen 2000+ apenas um pouco melhorado. Não são realmente da 3 geração embora incorporem algumas características, mas o ganho em desempenho não é um salto igual da 2º pra 3º geração, pois o ryzen 5 3400G por serem da 2º geração realmente so tem realmente um ganho de 5% em relação ao ryzen 5 2400G igual foi o ganho da primeira pra segunda geração que também foi 5%.

adicionado 1 minuto depois

Se tiver bem próximo do preço um do outro vale sim a pena. se não não vale considere assim 5% melhor, então o preço também tem que ser 5% maior mais ou menos.

adicionado 4 minutos depois

mas esse site diz que tem um ganho de 11%

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-5-3400G-vs-AMD-Ryzen-5-2400G/m825156vsm433194

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Jasiel disse:

@Henrique PP Achei o Ryzen 3 3200G por R$550 reais na Kabum. Entre ele e o Ryzen 3 2200G, qual vale mais? Ambos os processadores estão de bom tamanho para aplicações atuais? Tirando jogos...

Lado ruim da série 3000 é que nenhuma placa-mãe das lojas estão com BIOS atualizadas sem serem as X570, ou seja é um chute se roda ou não, segundo recomendo os Ryzen 5 2400G por ser um pouco melhor em relação aos ryzen 3 2200G, já olhando pro vídeo integrado o ryzen 5 tem Vega 11 e o ryzen 3 tem Vega 8 e a diferença em reprodução de vídeo no YouTube e etc já é bem grande.

 

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-RX-Vega-8-Ryzen-iGPU-vs-AMD-RX-Vega-11-Ryzen-iGPU/m441833vsm401440

 

pode tentar compra pelo AliExpress não sei como estão os preços la, mas se não me engano lá é vendido sem cooler.

 

Voltando ao assunto das memórias, memórias Adata ddr 4 3200 mhz no aliexpress pode ser uma boa opção, ví vários reviews delas com ryzen como opção barata, funcionado com eles e pessoal fazendo overclock, vai de você importar ou não. Geralmente não cobram impostos la de memória por ser valor abaixo de 370 reais e pequeno ai alfandega não perde tempo examinando. Mesmo vale pra processador se tiver abaixo de 100 dólares com o frete incluso em embalagem pequena eles não vão perder tempo de te cobrar imposto pra pessoa física até porque vale mais pena você encomendar outro e tentar não ser tachado do que pagar 70% do valor do produto em imposto, mas considere isso. Não compre HyperX no aliexpress tem muita falsificação la dessa memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Henrique PP Obrigado, mas provavelmente os produtos serão comprados no Brasil mesmo. Aquela Biostar que você recomendou acima, é boa? Não conheço muito sobre a qualidade dessa marca...

 

Estava olhando outra placa e encontrei essa: Gigabyte B450M DS3H Qual é mais preferível?

 

Então ficou assim: Ryzen 5 2400G + B350 ou B450 + HyperX 8GB (HX424C15FB2/8).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Se ela é boa ou não, não sei, teria que ser técnico em eletrônica para analisar a marca dos Vrms, capacitores e etc. Sei de uma coisa a da Gigabyte tem bem menos recursos que a da Biostar, e é sabido mesmo quanto mais coisas a placa tem maiores são as chaches de algo dar problema, matemática básica, realmente a Biostar esta a vários anos no mercado, eu me lembro de 12 anos no mínimo só pela memória (pode ser bem mais).

Historicamente, bem antigamente os melhores chipset pra AMD, nem eram os fabricados hoje pela mesma, que agora não permitem outros desenvolvedores de arquitetura criem chipset pra seus processadores, eles eram os Chipset VIA (eram muito bons), eram os melhores do mercado melhores até que os da Intel (sim a VIA também fabricava Chipset pra processadores core iX) eles eram mais econômicos e mais velozes la em meados de 2005 até 2007, quando a VIA foi forçada a sair desse mercado de gigantes pois tanto a AMD quanto a Intel queriam ganhar dinheiro vendendo seus Chipset pra montadoras como Asus, GigaByte, MSI e etc. mas fato fica Chipset da VIA nunca dão defeito tenho um PC com esse Chipset do ano 2000 e ainda funciona.

 

O que quero dizer e que uma marca pouco conhecida pode ser também muito boa é arriscar ou compra uma com menos recursos pela certeza de durabilidade, pergunta que fica... a placa de áudio M-Audio do seu pai é PCI express ou é Slot PCI a placa da Gigabyte so tem slot PCI express e só tem 3.

 

A escolha final é sua, mas é natural placas com mais recursos darem mais defeito que placas com menos recursos, afinal são menos coisas pra dar problema então pese tudo e seja feliz. Vai precisar de muitos Slots? vai precisar do Slot PCI pra placas antigas? Converse com seu pai e decida pois já lidei com som e sei que existem muitos equipamentos antigos no ramo do som que funcionam até hoje. Na questão do Arduino quanto mais USB melhor de preferência 2.0 e 3.0, bastante das duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...