Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal me ajude nesse dilema estou montando um pedal de efeito para guitarra no projeto diz pra colocar um potenciômetro de  25kb

porém aqui na minha cidade so exite 10k 20k 50k 100k 500k sera que se eu colocar o de 20kb terá muita diferença?

Postado

@DIEGO J SILVA

Quem arquitetou esse projeto se esqueceu de colocar o esquema e apenas colocou a montagem na PCB, acho que você não teria escolha de mudar o esquema, apenas usar um potenciômetro diferente, creio eu que chutando tanto pra cima quanto pra baixo, o resultado vai ser o mesmo, já que esse é o potenciômetro do tom, a diferença vai estar na tonalidade do som, eu só não daria mais resistência pro circuito do que ele espera receber, como a opção mais próxima sem exceder o valor do potenciômetro é 20k, tente usá-lo.

Postado

Potenciômetro de 25K eu nem sabia que tinha (embora eu já tenha visto de 250k que é múltiplo), nessa faixa eu só tinha visto de 20, 22 e 27k. Hoje em dia esses últimos nem se encontram mais com facilidade.

Nesses circuitos de áudio pode colocar potenciômetros de outros valores próximos sem medo, na maioria dos casos alteram somente as impedâncias.

• Curtir 2
Postado

OFF TOPIC

Só como curiosidade, uma vez vi alguém aqui, no fórum, perguntando que potenciômetro devia usar num determinado projeto e a resposta foi:

"Use o kit... o kitver, rs..."

Não sei se vale prá qualquer projeto, para aquele valia. E foi bem gozado, :)

• Haha 1
Postado

@rmlazzari58 em circuitos de áudio as vezes pode ser bem assim mesmo. 

Principalmente quando trabalha num circuito divisor como os de volume, já substituí 100k por 50 num volume de rádio e não vi diferença nenhuma. 

Já nos circuitos como os filtros do tipo equalizador a resistência é importante, pois ela trabalha em conjunto com os capacitores do aparelho, a troca do valor do potenciômetro fará o corte das freqüências ser diferente. 

A substituição de potenciômetros fica crítica ainda quando ele trabalha como resistor variável, como por exemplo nos circuitos de fonte e temporizador onde a resistência deles trabalha em com um capacitor ou outro resistor fixo. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...