Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C# Métodos Dentro de Métodos


Ariel Souto

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite. Sou iniciante em programação, iniciando meus estudos de lógica de programação 06/06/2019. No momento estou aprendendo C# e gostaria de tirar uma dúvida com vocês, que com certeza são mais experientes do que eu.

 

Estou realizando um exercício para melhor fixação e aprendizagem. Nesse exercício criei uma classe Conta. Já implementei as propriedades e alguns métodos. No momento estou querendo realizar um método de AlterarSenha() e dentro dele tem várias etapas. Segundo a ideologia Clean Code, devemos reduzir o nosso código ao máximo e para isso utilizamos os métodos. Dentro desse método que quero chamar, vão existir as seguinte etapas:

 

1) Verificar se a propriedade bool _permissaoDeTrocaDeSenha está como true. (criei essa propriedade, pois se eu tentar trocar a senha e errar 3 tentativas ela se tornará false e bloqueará a troca de senha)

2) Vou criar um código aleatório com o método Random() para gerar um PinCode. Aqui preciso verificar se o PinCode que o cliente recebeu e digitou bate com o PinCode gerado.

3) Vou solicitar que o cliente digite a senha atual e verificar se a senha digitada bate com a atual.

4) Vou conferir se a nova senha tem mais de 5 caracteres.

 

Enfim, bolei assim:

 

public void AlterarSenha(int pinCode, int senhaAtual, int senhaNova)
{
  //1) se _permissaoTrocaDeSenha = true.
  	//2) se pinCode = PinCode.
  		//3) se senhaAtual = _senha.
  			//4) se senhaNova.length > 5.
  				//entra na troca: alterar _senha para senhaNova.
  			//senão: "ERRO: infelizmente não foi possível trocar a senha. Ela deve ter no mínimo 6 dígitos."
  		//senão "ERRO: sua senha atual está errada. Operação finalizada."
  	//senão "PinCode Inválido!"
  //senão "A troca de senha, por motivos de segurança, está temporariamente bloqueada. Entre em contato com o gerente."
}