Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stock Cooler AMD ou Water cooler?


Posts recomendados

Ja fiz a compra de todo o meu setup, menos o processador, e estou na duvida entre levar um ryzen 5 3600x ou um ryzen 5 3600 e um water cooler pcyes nix 120mm. 

estou pensando em optar pelo WC por causa do barulho que meu pc faz com o STOCK da intel, irrita muito.

 podem me dizer se o ruido do WC é menor?

 

gtx 960

b450 aorus elite

2x8 2666 RAM

ssd m.2 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Comprei agora um ryzen 5 3600x e esta chegando a 70c no LOL

meu gabinete é de vidro e a circulação de ar é ruim mesmo com 6 fans (3 na frente, 2 em cima e 1 atras) (pasta termica gel maker)

quero por um wc mas nao pode ser de 240mm pois a minha placa-mãe (aorus elite) tem um dissipador que nao vai permitir o cooler e o carburador, entao tem que ser um de 120mm

estou na duvida entre 

https://www.kabum.com.br/produto/97151/watercooler-nox-aura-rgb-h-120-nxh120aura

https://www.kabum.com.br/produto/100144/water-cooler-gamdias-rgb-120mm-chione-e1a-120

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10543/water-cooler-deepcool-gammaxx-l120-rgb-dp-h12rf-gl120rgb-intelam4-ryzen

o meu foco é no terceiro... alguem pode me indicar algum melhor ou tem alguma dica? (nao vou trocar de gabinete)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoaoSoares

 

Seria Pouter 2? Esse AQUI??

 

O gabinete é mal projetado.. Em outro tópico, um usuário desse gabinete, trocou a posição dos fans frontais.. Do jeito que vem de fábrica, eles são inúteis

 

 

Outro usuário, mesmo gabinete, mesmo drama

 

 

A mesma ideia foi dada.. Te diria pra tentar fazer o mesmo, antes de queimar uma grana ..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o colega, 70C é uma temperatura segura para esse processador.

 

O espaço no topo desse gabinete é suficiente apenas para a fan, não deve caber o radiador.
Assim se optar de 240 teria que ser na frente, veja foto aqui.

 

Mas de qualquer forma, se não tiver pretensão em fazer over, um wc de 120 serviria também.
Veja um vídeo comparativo do desempenho entre o cooler box e um wc de 120 (Masterliquid Lite 120) em jogos e teste de stress aqui.

 

Edit: dependendo da preferência de cada um, é possível instalar o wc na traseira tanto como injeção ou exaustão de ar.

Se optar por injeção de ar, é importante usar fans no topo para exaustão.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o wc no painel frontal tem seus inconvenientes.

 

Um deles que você citou, é o ar aquecido do radiador entrar frontalmente.
E o próprio radiador impõe também restrição para entrada de ar.

 

Existem experimentos que mostram que embora possa beneficiar a refrigeração do processador, componentes como a placa de vídeo podem ter a temperatura afetada em vários graus.
Veja um estudo que foi feito aqui.
 

Apesar das desvantagens, em fóruns é comum encontrar gabinetes e configurações semelhantes com wc na frente, sem reportar problemas.
Em fóruns já vi relatos que a temperatura da placa de vídeo não mudou, ou quando teve alterações, estiveram dentro do aceitável.

Veja um relato de gabinete restritivo H500i e wc frontal aqui.

 

Os efeitos nas temperaturas varia para cada configuração e só testando para saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A recomendação já está no final do artigo que postei.
A melhor opção fica a critério pessoal e depende também da sua configuração atual.

 

Supondo que a sua gpu já esteja na faixa dos 82C - 85C, o ideal seria manter o fluxo de ar livre de qualquer aquecimento extra.

 

Mas não sendo o caso, o gabinete possui ventilação suficiente e a própria gpu também possui cooler decente, problemas com aquecimento e desempenho não deverá ser problema.
Assim escolha e monte o radiador onde achar melhor ou for possível.

 

Se fizer questão do melhor desempenho possível para o cpu, considere radiador na frente.
Senão a traseira para manter a refrigeração mais balanceada, levando em consideração outros componentes do pc.

 

Vou complementar com minha opinião pessoal.
Se não tiver pretensão com over, um wc de 120 de fato já seria suficiente para esse processador.
E tem a opção de instalar na traseira seja como injeção ou exaustão de ar.

 

Não sei qual é a sua GTX 960, mas tive um da Gigabyte G1 Gaming que não passava muito dos 65C - 70C, temperatura ambiente 25C.
No meu caso provavelmente não teria problemas em optar por radiador frontal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM vai ficar assim https://prnt.sc/p0xh4n

ou com o watercooler em cima, ou atras. vou usar a fan q ja tenho (rgb) para colocar no radiador e a que vem no radiador vou colocar ali na frente onde esta as 3 e vou colocar uma de volta para frente (posiçao original, fiz a mudança que voce me sugeriu) ai vou ficar com 4 fans de injeçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No painel frontal instale apenas 3 fans, atrás da grade e deixando o vão livre entre a grade e a tampa frontal.
A tampa frontal não deve ter nenhuma fan parafusada.

 

Não sei vai valer a pena tentar instalar o wc no topo a direita pela falta de espaço e proximidade dos conectores do painel frontal.
A traseira tem espaço mais apropriado para instalar o wc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Havia esquecido de postar sobre a fan do wc.

 

A princípio se quiser pode trocar a fan por outra que agrade mais.

Mas dependendo da fan, não são todas que foram projetadas para serem usadas em radiadores.
O radiador é restritivo, existem fans que seriam mais apropriadas, veja aqui e aqui.
 

Eventualmente pode ser que a fan que for usar não vá ser melhor do que a original.
Quanto a diferença de desempenho, só testando para saber.
Já vi testes que dependendo da fan, a diferença de desempenho não chega a ser muito significativa, apenas uns graus a mais.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...