Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

arquivos com mais uma extensão - masok


Posts recomendados

Prezados, boa noite

 

Hoje , 05/08/19, ao usar o notebook verifiquei que todos os arquivos existentes nas pastas Documentos e Downloads apresentavam alem da extensão normal, exemplo .exe estavam com .exe.masok. 

firefox.exe -> firefox.exe.masok   

 

ata.txt -> ata.txt.masok ao abrir o arquivo seu conteudo aparece assim : C쵯컝ㆋ䞘㴘댵㨹뻖䔨㱥슱綎乚愱ጎ䩒䂣셺媨项ᕔꈐ扂昀㣻ꨏ푛伤㜐壋怋⢵싈濁遖燐쿚남턹䀥䨆蒫䰁�

 

Ontem a maquina estava normal, hj só quem usou foi minha esposa. O que é isto? Não achei nada no google. 

Peço ajuda

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Luiz Carlos Velloso

 


Prezado,


Você está infectado com uma nova variante do ransomware chamado STOP, um tipo de malware que criptografa seus arquivos e somente pode recuperá-los após o pagamento de um resgate em criptomoeda, ou se já existir uma ferramenta criada por especialistas ou através de backup. Procure no computador e deve achar um arquivo *.txt solicitando esse resgate.


Aparentemente ainda não existe uma ferramenta pra descriptografar os arquivos dessa nova variante. Entretanto, se quiser procurar se já existe uma ferramenta desenvolvida por especialistas que possa recuperar seus arquivos, verifique os links que deixo abaixo. Caso ainda não exista uma ferramenta, não tem o que fazer a não ser aguardar.

 

https://www.nomoreransom.org/pt/index.html
https://www.emsisoft.com/decrypter/
https://id-ransomware.malwarehunterteam.com/

 


Pra entender como funciona esse tipo de malware, sugiro a leitura dos links e que assista o vídeo abaixo:


https://www.nomoreransom.org/pt/ransomware-qa.html

https://www.nomoreransom.org/pt/prevention-advice.html

 


 
 

Por fim, sugiro que você analise o motivo de ter sido infectado: não fez atualização do Windows e programas, não usa um antivírus de confiança, baixou programas/jogos piratas ou crackers e etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive este mesmo problema, curiosamente no mesmo dia. Sou um semi leigo em informatica, sei mais que a maioria das pessoas, mas não sou especialista como deve ter muitos aqui. Vou contar o que aconteceu comigo e o que eu fiz para resolver o problema, e espero que possa ajudar alguém.

 

Fui infectado ao fazer um download. Me descuidei e não percebi que se tratava de um programa maldoso, desde o momento do download até eu clicar no EXE, o antivírus não acusou nada.

Após abrir uma nova janela aparentemente de instalação, o antivírus começou a gritar.

Não parou nem um minuto de acusar o vírus e tentar remover, tudo em vão.

 

O computador começou a travar, o navegador fechava sozinho, o antivírus apitando e tentando remover a ameaça.. ficou a noite inteira nisso e pela manhã forcei o desligamento. Depois que liguei novamente, ele não saiu da tela de boot. Foi quando eu resolvi apelar para a restauração do sistema (meio que instalar o windows novamente, eu acho). Consegui acessar a tela de configurações do sistema e executei a restauração. 

 

Isso aparentemente resolveu o problema. Não está mais acusando vírus, mas até o momento não terminei o escaneamento geral para ter certeza.

Os arquivos continuam com a extensão MASOK, porém se eu simplesmente renomear o arquivo e retirar essa extensão, eu consigo abrir e utilizar ele normalmente (até agora). Infelizmente é um trabalho chato, já que dependendo da quantidade de arquivos pode demorar.

Não encontrei o arquivo TXT do resgate, procurei em todas as pastas. Imagino que tenha sido apagado no momento da restauração.

 

Eu acho que esse problema não vai se resolver tão fácil assim, e provavelmente ainda tem algum resquício desse ransomware, por isso vou continuar procurando caso haja uma solução mais concreta. Se eu chegar a um novo resultado, compartilharei aqui.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou muito chateada; acabou de acontecer comigo também.

 

Maldito masok!

 

Todos meus vídeos e fotos estão com a extensão .masok.

Tentei renomeá-los utilizando as extensões corretas, mas os players não abrem os arquivos.

Também sou semi leiga, com relação ao assunto "informática", tipo, sei mais que meus vizinhos (risos), mas não tenho um centésimo de conhecimento dos caras aqui; esse site já me ajudou MUITO! 

Quero fazer um alerta. Há poucas horas, saiu um vídeo, no YouTube, de um rapaz de Presidente Prudente dizendo que tem uma empresa e um sistema capaz de descriptografar nossos arquivos afetados. Diz ele (o vídeo acabou de ser lançado!) que infelizmente 90% dos arquivos que eles recebem não podem ser consertados sem o pagamento exigido pelos "sequestradores". Então (olha que sacanagem!), eles fazem uma intermediação entre vítima e sequestradores, ensinando a vítima como comprar Bitcoins para o pagamento/resgate, etc. Ou seja, estão auxiliando no crime! Isso é crime!

 

Não tenho nada de tão especial no meu PC (coisas realmente importantes deixo na nuvem e em pendrive), logo, vou formatar as duas discos rígidos, mas fico pensando em pessoas que têm fotos e vídeos de pessoas que já se foram, ou arquivos importantes de trabalho, ou arquivos de batizados, casamentos, aniversários, etc. O desespero pode fazer com que paguem! Isso precisa ser denunciado. 

 

Creio que peguei baixando um programa craqueado... 

Meu PC até baixa programas antivírus e anti-malwares, mas não consigo instalá-los. Acho que o maldito não está deixando. Está super lento também, tipo, não dá para usar.

Abração, meninos, boa sorte aos também infectados.

 

  • Haha 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Galera A Mesma Coisa Aconteceu Comigo 230 Gigas De Arquivos que estavam no HD Externo Foram Modificados Por .Masok Tentei Todas as Formas e Programas Tentar voltar Ao Formato Original !!!

Eu formatei O Computador Para Deletar O Virus e os Arquivos Ja estão no Hd Quando Aconteceu Eles Ainda Estão no Hd e Ainda procurando Uma Solução !!!!

Se Alguem Achou uma solução Poderia Me ajudar 

adicionado 16 minutos depois
Em 07/08/2019 às 10:44, Zailor Mobilebrasil disse:

Olá bomdia pessoal, to com este MASOK no meu pc, peguei no Mozilla, não deixa entrar em configurações, e danificou todos os meus arquivos

Oi tudo Bem...No Caso Percebi Que o Virus Não Deixa você usar o navegador e algumas funçoes do computador no caso eu formatei o computador e os arquivos infectados salvo com o computador melhor depois de formatado creio que seria melhor agora estou aguardando alguma solução de algum lugar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou na mesma que todos vocês.
Fui infectado pelo .masok no dia 05/08/2019, onde 650 GB de arquivos pessoais estão todos ferrados.
O mais triste foi que no momento da infecção eu estava com meu HD externo conectado na máquina... então fotos de entes queridos se foram.
Pessoas que morreram e nunca mais conseguirei poder ver, pequenos filmes com eles, manuais de aviões, trabalhos, tcc ou seja, todo o backup de uma vida foi contaminado.
Sempre fui meio desconfiado em alocar minhas coisas pessoais na NUVEM e essa é a primeira vez que tenho um prejuízo virtual TÃO GRANDE na minha vida.
Entrei em contato com o pessoal da KASPERSKY, mas nem eles sabem muito bem o que fazer, me ofereceram uma ferramenta deles que eu mesmo já havia testado, claro que sem sucesso.
Neste exato momento estou isolando meus arquivos infectados em um HD onde deixarei desligado numa caixa, esperando que um dia isso tenha alguma solução........ vida que segue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Everton Demarchi Cara Não desiste não eu tmabem perdi varias coisas...o que eu recomendo pra você é o seguinte...deixa seus arquivos infectados tudo guardado em um HD.....que você nao ira mexer ou usar no computador...formate o computador e vamos esperar creio que uma hora haverá algum programa que ira nos ajudar ate la deixas tudo guardado...outra opção me falaram entrar na justiça sobre o crime virtual nao sei se iria dar em algo mas quem sabe mas força pra nois vai dar tudo certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...