Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, inicialmente não sei como descrever esse problema, não achei nenhum tópico na internet sobre isso, então venho pedir ajuda a vocês.

Comprei essa minha VGA no início do ano, quando chegou tive que trocar de fonte, eu usava uma de 6 pinos, e o namorado da minha prima me emprestou a dele provisoriamente (uma Deepcool DE530), quando comecei a rodar os jogos eu percebi que ela puxava muito da fonte, as vezes a fonte parecia uma turbina de avião. Daí eu troquei de fonte quando aquela queimou (meu primeiro tópico) e troquei semana passada por uma Corsair VS500, achei que ia resolver o problema, mas não..

Eu faço curso de desenvolvimento de games e uso a Unreal Engine 4, quando começo a testar dando play ela começa a puxar muito da fonte, parecendo NOVAMENTE uma turbina de avião, e por medo de queimar uma fonte nova e boa, digamos assim, eu até desisto de completar o curso.

Testei em vários jogos, e é bastante incomum isso. Rodo Sombras de Mordor no Ultra e nunca fica essa turbina, já quando eu abro Dragon Ball Xenoverse 2 e vou para as missões do modo história começa a aumentar o barulho da ventoinha como se não houvesse amanhã. Porém quando eu jogo missões paralelas, ando pelo mapa amplo não dá nenhum problema. 

O problema não está só em programas 3D também, quando aperto o botão de reiniciar no computador, assim que aparece a logo do Windows 10 começa uma turbina disparada, e volta ao normal quando vai pra área de trabalho. Eu realmente não sei o que é, e gostaria que algum sábio, eremita da tecnologia me ajudasse, desde já agradeço.

MOBO: M5A97 R 2.0

RAM: 2x2 GB 1333 + 1x8 GB 1600

CPU: Phenom II X4 910e - futura CPU: FX8300 (desempregado não dá pra montar um kit ddr4 com ryzen kk)

VGA: RX 570 4GB PowerColor

Postado
5 minutos atrás, Daniel.Fahrenheit disse:

Bom, inicialmente não sei como descrever esse problema, não achei nenhum tópico na internet sobre isso, então venho pedir ajuda a vocês.

Comprei essa minha VGA no início do ano, quando chegou tive que trocar de fonte, eu usava uma de 6 pinos, e o namorado da minha prima me emprestou a dele provisoriamente (uma Deepcool DE530), quando comecei a rodar os jogos eu percebi que ela puxava muito da fonte, as vezes a fonte parecia uma turbina de avião. Daí eu troquei de fonte quando aquela queimou (meu primeiro tópico) e troquei semana passada por uma Corsair VS500, achei que ia resolver o problema, mas não..

Eu faço curso de desenvolvimento de games e uso a Unreal Engine 4, quando começo a testar dando play ela começa a puxar muito da fonte, parecendo NOVAMENTE uma turbina de avião, e por medo de queimar uma fonte nova e boa, digamos assim, eu até desisto de completar o curso.

Testei em vários jogos, e é bastante incomum isso. Rodo Sombras de Mordor no Ultra e nunca fica essa turbina, já quando eu abro Dragon Ball Xenoverse 2 e vou para as missões do modo história começa a aumentar o barulho da ventoinha como se não houvesse amanhã. Porém quando eu jogo missões paralelas, ando pelo mapa amplo não dá nenhum problema. 

O problema não está só em programas 3D também, quando aperto o botão de reiniciar no computador, assim que aparece a logo do Windows 10 começa uma turbina disparada, e volta ao normal quando vai pra área de trabalho. Eu realmente não sei o que é, e gostaria que algum sábio, eremita da tecnologia me ajudasse, desde já agradeço.

MOBO: M5A97 R 2.0

RAM: 2x2 GB 1333 + 1x8 GB 1600

CPU: Phenom II X4 910e - futura CPU: FX8300 (desempregado não dá pra montar um kit ddr4 com ryzen kk)

VGA: RX 570 4GB PowerColor

O fato dela acelerar o Fan não tem nada a ver com a quantidade de energia que ela consome. Ela aumenta o fan por causa da temperatura dela. Sua configuração consome por volta de 300w, a fonte está com enorme folga.

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Daniel.Fahrenheit disse:

@braconius Sim sim, é uma folga até boa, mas tipo, eu sei que aumenta a velocidade da fan conforme vai aumentando o uso, mas aumentar a fonte pra 100 reiniciando o PC ? Sei lá, tem parada errada aí 

O que significa "aumentar a fonte pra 100"?

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Daniel.Fahrenheit disse:

@braconius É tipo utilizar 100 da capacidade, colocar pra funcionar a 100% com um barulho que chega a dar medo de explodir

Sua fonte não está sendo utilizada em sua capacidade total, como eu já disse no post anterior, tem pelo menos 250w de folga. E também já disse que o fan aumenta por causa da temperatura, nao por causa do consumo. Sua placa de vídeo deve estar fritando, por isso o fan fica em alta velocidade. Não tem nada a ver com a fonte (que diga-se de passagem, não queima assim, do nada, como você parece imaginar).

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Ainda não entendi.

3 minutos atrás, Daniel.Fahrenheit disse:

@braconius É tipo utilizar 100 da capacidade, colocar pra funcionar a 100% com um barulho que chega a dar medo de explodir

Postado

Isso pode não ser relacionado a fonte, mas sim a outro fator (como temperatura ambiente ou até mesmo a algum outro hardware, se ela está posicionada na parte de cima do gabinetes, etc.), pois duas fontes sendo obrigadas a trabalhar a fan assim não é normal, eu uso essa mesma fonte da Corsair com uma RX 570 8GB da Gigabyte e um FX-6300, ja a quase um ano e ela trabalha super silenciosa.

• Amei 1
Postado
2 minutos atrás, Daniel.Fahrenheit disse:

@braconius Pô, fritando? Caraca, ela nem foi usada antes. E sim, eu posso estar confundindo o barulho da VGA com a da PSU, peço desculpas por isso.

O fato de nao ser usada nao também nao tem influencia quanto a temperatura (salvo em casos extremos, onde a VGA está com muito pó). Normalmente, quem mais influencia na temperatura dos componentes é o Gabinete. Baixe o programa MSI Afterburn e avalie as temperaturas.

• Amei 1
Postado

O que você está ouvindo é o barulho da placa de vídeo. É normal ficar bem barulhento quando a carga é alta. Dá uma olhada se o Vsync/limitador de frames não está ativado nas aplicações que você não ouve o barulho e desativado nas que ouve. Desconfio que seja isso. O barulho ao ligar o sistema é normal também, o controlador do fan ainda não entrou em ação e ele vai a 100% por precaução. É útil, por exemplo, se falta luz enquanto você estava jogando. A placa continua quente e, ao voltar a energia, o fan já vai a 100%.

4 minutos atrás, T.A.R.D.I.S. disse:

eu uso essa mesma fonte da Corsair com uma RX 570 8GB da Gigabyte e um FX-6300, ja a quase um ano e ela trabalha super silenciosa.

Ela trabalha super silenciosa porque seu processador é um gargalo forte no sistema. Consegue extrair pouco da placa, de forma que ela dissipa pouco calor e fica silenciosa. Tirando 100% é bem barulhentinha.

• Amei 1
Postado

2 minutos atrás, braconius disse:

O fato de nao ser usada nao também nao tem influencia quanto a temperatura (salvo em casos extremos, onde a VGA está com muito pó). Normalmente, quem mais influencia na temperatura dos componentes é o Gabinete. Baixe o programa MSI Afterburn e avalie as temperaturas.

Farei isso, verei a possibilidade de trocar por um gabinete com a fonte em baixo também. Obrigado meu caro!

• Curtir 1
Postado
agora, Daniel.Fahrenheit disse:

Farei isso, verei a possibilidade de trocar por um gabinete com a fonte em baixo também. Obrigado meu caro!

Alem de posicionar a fonte embaixo, é necessário ter um bom fluxo de ar (principalmente frontal).

• Amei 1
Postado
4 minutos atrás, Shaman93 disse:

O que você está ouvindo é o barulho da placa de vídeo. É normal ficar bem barulhento quando a carga é alta. Dá uma olhada se o Vsync/limitador de frames não está ativado nas aplicações que você não ouve o barulho e desativado nas que ouve. Desconfio que seja isso. O barulho ao ligar o sistema é normal também, o controlador do fan ainda não entrou em ação e ele vai a 100% por precaução. É útil, por exemplo, se falta luz enquanto você estava jogando. A placa continua quente e, ao voltar a energia, o fan já vai a 100%.

Checarei imediatamente, obrigado pela dica!

Postado

@Shaman93 o que gargalo tem a ver com a energia puxada da fonte e a rotação da fan? Se tá falando do processador não deixar a GPU trabalhar em 100%, discordo. Ela trabalha sim com seu potencial. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, T.A.R.D.I.S. disse:

@Shaman93 o que gargalo tem a ver com a energia puxada da fonte e a rotação da fan? Se tá falando do processador não deixar a GPU trabalhar em 100%, discordo. Ela trabalha sim com seu potencial. 

Acredito que ele quis dizer que o gargalo faz o processador trabalhar em menor potência, logo, ele consome menos energia.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, T.A.R.D.I.S. disse:

Depende do jogo, resolução, etc... 

agora, braconius disse:

Acredito que ele quis dizer que o gargalo faz o processador trabalhar em menor potência, logo, ele consome menos energia.

Também acho que era isso.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Creio que a dúvida já foi devidamente respondida e exemplificada.

Caso o autor do tópico tenha mais alguma dúvida poderá solicitar a reabertura do mesmo.

• Amei 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!