Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador demorava 1 hora pra ligar (ligava e morria). Agora não liga mais.


Posts recomendados

Saudações.

Tenho uma evga 850w, uso um cooler da cooler master também. Uma Mobo da gigabyte h97 gaming 3. Processedor i7 4790k e uma GTX 970. Fora isso tenho 3 pentes de ram totalizando 16gb, 1ssd e 1hd.

Bom, até semana passada meu computador ligava, acendia o led azul, o meu cooler começava a girar e depois de 2 ou 3 segundos morria, não beepava. Ele fazia isso centenas de vezes até que depois de uns 30min ele finalmente dava o próximo passo e conseguia ligar k led da placa-mãe, mas morria também depois de alguns segundos e ainda sem beepar. Depois de muito muito tempo ele finalmente conseguia beepar e bootava 100%.
E funcionava 100%. Até reiniciar normalmente ele ia.


Só que agora tive uma viagem e passei uns dias sem usar. Agora não liga mais nada. Quando cheguei ele ligava o led da Mobo, mas nem beepava, tentei muito e não deu.


Já tentei:
Trocar cabo e trocar cabo de força.
Tirar ram, inverter, usar só uma.
Tirei a bateria, resetei o CMOS pelo jumper.
Já coloquei em outra tomada.
Tirar placa de vídeo.
Me parece que os capacitores da placa-mãe estão bons.

Vou tentar agora: 
Limpar Pc todo, tirar poeira.
Tentar outra placa-mãe
Tentar outra fonte.


Eu tinha uma teoria que podia ser tensão, a parte elétrica aqui parece meio zoada, não sei.

O que vocês acham que pode ser?
Lembrando que ele funciona perfeitamente, só demorava a ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, só para eu satisfazer meu lado cômico: "Quantas vezes você insistiu em tentar ligar ele?"

Lembro-lhe que funcionar perfeitamente significa apertar o botão e sucesso, e não apertar o botão mais que 1 vez para ter sucesso.

 

Agora vamos as possibilidades, defeitos intermitentes normalmente são fora dos circuitos integrados, se os capacitores estão visivelmente bem vamos as conexões, verifique todos os cabos e conexões (soquetes, memórias, VGA, processador, etc) lembrando de um detalhe muito importante: "pontos de solda na placa-mãe também são conexões", tenha uma atenção especial ao inspecionar estes pontos, utilize uma lanterna e atente-se principalmente a manchas na placa, bolinhas de poeira e pequenos (minúsculos) pontos de oxidação (ainda que seja um equipamento relativamente novo ele pode apresentar corrosão galvânica se exposto a umidade (viva nosso clima tropical).

 

Não tome ações, apresente os sintomas para auxiliarmos qual será a melhor solução (para não correr o risco de danificar seu equipamento)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dare111  Olha pelo seu relato, parece ou fase falhando ou BIOS, como resetou a BIOS (sim bateria velha pode provocar mudança de frequência e até overclock sem sua autorização, ja aconteceu comigo) descarta em partes essa possibilidade mas esta bateria velha pode ter causado o desgaste das fases por um over acidental.

 

Então parece que a fase queimou mesmo, ela já vinha falando e queimou. Leva num técnico em placa-mãe pra ve se tem conserto ou compra uma nova da China no AliExpress, acredito que compensa compra uma placa-mãe pois seu processador ainda é muito bom e assim evitas o upgrade de memória também (DDR3 pra DDR4) no caso de compra uma plataforma nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LNPott disse:

@dare111 Usa estabilizador ?

 

 

Ele está ligado num filtro de linha da clamper.

Mas testei outras tomadas também. Não usei estabilizador em momento algum.

 

 

5 horas atrás, Eder Neumann disse:

Olá amigo, só para eu satisfazer meu lado cômico: "Quantas vezes você insistiu em tentar ligar ele?"

Lembro-lhe que funcionar perfeitamente significa apertar o botão e sucesso, e não apertar o botão mais que 1 vez para ter sucesso.

Mas aí que tá... Eu aperto uma vez só.

Ele liga e morre sozinho, agora ele fica horas fazendo esse ciclo e eu só apertei botão uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui medir as tensões hoje.
Amanhã irei medir e também vou fazer uma análise melhor nos componentes, não entendo muito bem dessa parte muito minuciosa, mas farei meu melhor e irei tirar fotos.

Enquanto isso eu tirei tudo e limpei bastante meu case. Mas continua o problema.

 

Tirei a vga e a ram. E o problema continua.

Eu ligo, a luz de led azul liga, o cooler do CPU começa a girar, da fonte também. Aí morre tudo. 3 segundos depois mesma coisa.
 

Troquei cabo que liga fonte --> processador. Nada.

 

Tirei todos os HDs (as conexões de força que vem da fonte, esqueci o nome). Mesmo problema.

 

Tentei ligar em outros pontos da casa. Variações de tomada, mesmo problema...

 

Testei sem memória ram também. Mesma coisa, nem beepa, só morre. Testei com 1 slot só ou sem nada. Parece

 

Por fim eu tirei o coolerbox pra limpar pasta termina e limpei do CPU. Por curiosidade eu tentei ligar o PC sem o coolerbox e sem o processador (meu i7). O problema ficou igualzinho quando tava montado. Ele liga e morre segundos depois.



Aí fica minha dúvida. A placa-mãe nem chega a beepar. Ela liga, roda as ventoinhas e morre, automaticamente depois de 5 segs ela liga de novo e tenta. Ele tá praticamente pelado. Só placa-mãe, processador e os cabos do gabinete.

Será que é meu processador que morreu?
ou será que não tá nem "chegando energia a ponto de ligar o processador"?

ou será que "antes do processador, ele tenta ligar outra coisa e morre antes"?

quando que deveria dar o beep de erro? Porque ele sem memória e sem processador não tá acontecendo nada. Eu queria fazer um checklist pra ver qual componentes estaria com defeito, mas nem isso consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dare111  Bom quando testei aqui em casa com minha placa-mãe ela tem display de erro e ficou travada no erro 05 toda vida após apresentar o erro não ligava por nada, e olha que tinha tudo pra trocar tenho até 2 fontes de alimentação de qualidade e nada funcionava, troquei até a placa de vídeo e nada continuava o erro, até lavei placa toda com álcool isopropílico e nada resolveu estou pra leva-la num técnico a 3 meses.

 

Ou seja é sua placa-mãe, tem 2 possibilidades, ou ser na Fase o defeito ou ser no Chipset, são as 2 coisas que costumam fazer a placa não ligar, mas tem uma 3º possibilidade, ela está em curto. e se for a possibilidade de curto então melhor seria ligar o mínimo possível pra não estragar mais, procura colocar a mão sobre todos os componente, pra sentir o calor, se tiver muito quente em certos lugares pode ser ai a área do curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente aconteceu alguma coisa na sua placa-mãe que corrompeu a bios.

 

Por sorte a Gigabyte é dual bios, então tem como recuperar.

Siga o método 3 desse link:

https://www.overclockers.com/forums/showthread.php/697533-GUIDE-Forcing-backup-BIOS-on-Gigabyte-motherboards

 

Não se esqueça de desconectar tudo da placa-mãe, deixe apenas o necessário (processador, memória, teclado e fonte)

Você pode usar um clips pra jumpear os pinos 1 e 6, geralmente é necessário ficar mais tempo depois de ligar segurando ele.

 

Se nada disso funcionar, infelizmente sua placa-mãe morreu.

Se precisar, tenho uma Gigabyte Z97 a venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...