Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, gostaria de uma ajuda, queria criar um circuíto com um ci555, sendo que queria regular com um   potenciômetro para regular o t1 e outo potenciômetro para regular o  t2 , no caso fazendo com que nenhum interferisse o tempo do  outro. Desde ja obrigado.

• Curtir 1
Postado

Eu fiz um desses:

Os resistores R1 e R2 você pode substituir por potenciômetros de 1Mohm em série com um resistor de 1k, assim terá uma ampla faixa de tempo. 

O capacitor C1 também pode ser alterado até para 1000uF caso queira um tempo maior. 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Alternativa com mc com ad

#define saida RB0 //p.ex.
#define T_OFF 0 //canal do ad onde está o pot de tempo nível baixo 
#define T_ON 1 //canal do ad  onde está o pot de tempo nível alto

void delay(unsigned int d)
{
while (d--);
}

for(;;)
{
t=adcread(T_OFF);
saida=0;
delay(t);
t=adcread(T_ON);
saida=1;
delay(t);
}

Só me deu vontade exercitar e registrar... Nem perca tempo dizendo que não entende de programação, não ajudei você em nada e afins. A ideia por trás da ideia é algo como transcender no tempo, ideias e pessoas...😉

• Curtir 1
Postado

@Andre Damito     tem sim , coloque um transistor com a base ligada na saída , pino 3 , do 555 e a bobina do relê  , que tenha 25 Ohms de resistência , ligada um lado no positivo e o outro lado ligado no coletor do transistor bc 548 , e o emissor ligado no negativo , e também um resistor de 47 kilo Ohms ligando a base no negativo , assim quando a saída do 555 estiver alta o relê fechará o contato NA .

721656292_transistorbc548.thumb.jpg.d2434d13cad872409a392a082fcb9b94.jpg

• Curtir 2
Postado

Curiosidade, quase ninguém olha o manual do componente, mas....

O 555 além de versátil é bastante robusto, na real você nem precisaria usar um transistor externo, é possível usar o interno. Afinal se prestar a atenção a capacidade de corrente no pino 3 é de até 200mA, um rele consome bem menos do que isso.

555_int_block_diagram.png.d2e3308d13d46ee87335ee475898df14.png

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm555.pdf

555_output_current.png.c5b20480682d2709692c66668ab79036.png

• Membro VIP
Postado

off...

14 horas atrás, devair1010 disse:

25 homs

Isso machucou meu ouvido esquerdo

14 horas atrás, devair1010 disse:

47 kilo homs

este, meu direito ... o qual uso o direito de tentar te corrigir...no post 2849 tenta ohm😁

58 minutos atrás, [Daniel] disse:

um rele consome bem menos do que isso.

um de 5v um pouco + do que bem -

😉

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...