Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Eu estou estudando o cálculo de amplificadores e exatamente por isso tenho "me exercitado" bastante calculando vários tipos de amplificadores e simulando os circuitos para detectar erros e aprender mais. Todavia, perto da excursão máxima do sinal na saída, os picos da onda senoidal aparecem assimétricos. O pico de cima mais longo e o de baixo mais curto ou vice-versa. Gostaria de saber o que causa essa distorção e como posso evitá-la. Desde já obrigado.

Abaixo o print do formato de onda na saída:

a1.JPG.d859a140e43ab0574b6ce549fbcf6c36.JPG

• Membro VIP
Postado

Os óbvios: ajuste as polarizações e publique esquema.

O quase óbvio: baseie-se num real  ... ctrl-c ctrl-v

Postado

@Isadora Ferraz Obrigado por responder!

Eu já consegui solucionar o problema. Quanto ao esquema está aí em baixo. Eu estou estudando eletrônica por causa da música, se eu souber calcular circuitos, fazer meus pedais de efeitos, amplificadores para testes etc. vai ser bem mais fácil pois poderei adaptar o que tenho por aqui... Assim tenho me aventurado a calcular circuitos de diversos tipos e dessa vez tentei fazer um inversor de fase com ganho em torno de 10 para um simulador de estéreo.

Eu sei que tem esquemas disso na internet mas o objetivo era eu mesmo pensar e calcular com os conhecimentos que adquiri... Deu uma alegria danada na hora que eu vi essa senoide bonita nas saídas...

Obrigado! :)

11111.thumb.JPG.6276345f1543d507fe0dd4a8f82608c6.JPG

Postado

O circuito aí é um Classe A para pré amplificador. 

Quando você disse Amplificador pensamos logo no usado para ligar os alto falantes, apesar do mesmo princípio são diferentes. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bacana mano. Parabens. Pra valorizar ainda mais sua participação, publique o que exatamente fizeste. Como estava e como está.  Penso que você fez ...

Em 08/08/2019 às 07:20, Isadora Ferraz disse:

ajuste as polarizações

Provavelmente estava saturando algum transistor (chute)

De fato este se presta apenas ...

5 horas atrás, Renato.88 disse:

para pré amplificador. 

Postado

@Renato.88 Realmente eu me expressei mal e deveria ter postado o esquema desde o princípio. Peço desculpas! A intenção desde o início era fazer um pré que, além de amplificar um sinal mono, pudesse entregar esse sinal a um amplificador de potência estéreo de forma a excitar os dois canais e simular uma transformação de mono em estéreo.

@Isadora Ferraz O problema era a impedância. Para não haver distorção com máxima excursão de sinal, a impedância de entrada dos estágios depois de Q1 devem ser bem maiores que a impedância de saída. Isso se verificava no sinal que saia do emissor, onde a impedância é bem baixa mas a impedância do sinal que saia do coletor era alta de mais e diminuía a máxima excursão do sinal quando "via" a impedância do transistor ao qual estava acoplado. A solução foi recalcular a polarização de Q1 adotando um resistor de coletor e emissor mais baixos. 

Obrigado! :)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!