Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom amigos,estou iniciando na eletronica e tenho duas caixas amplificada ganhos de doação da marca staner top 500 e troquei dois transistores 2n3055e e quando ligo na lampada de serie não tem curto mais quando ligo os alto-falante ai sim aparaecem curtos e queimam os transistor bd e o 2n 3055 alguem pode me dar alguma sugestão.

Postado

O alto falante está bom? 

2N3055 falso da toshiba não vale, esse queima a toa mesmo. 

Os transistores queimam quando põe o alto falante, mas é com ou sem a lâmpada? 

• Curtir 1
Postado

st_500.png.7207d2f850b17c566a8b786dabee1647.png

Hoje estou sem tempo para explicar... Mas de acordo com Isadora : "1.jpg > um.txt".

• Membro VIP
Postado
45 minutos atrás, [Daniel] disse:

"1.jpg > um.txt".

1K.txt ... 😉

Nunca fui mesmo com a cara deste tipo de ampl. com +V e -V. Qualquer desequilibriozinho e babau... Isso lá no século passado onde não havia a invasão dos falsificados. Imagina hj em dia...

• Curtir 1
Postado

Bem, me atrasei um pouco. Inicialmente recomendo que você isole as etapas de pré amp. mixer, etc, no esquema que postei esta presente apenas o amplificador, tire o fio da entrada e coloque em GND (AMP.). 2N3055 não é original veja o esquema, teste todos os semi condutores, no entanto, como o mesmo veio de terceiros já trocaria todos de cara, inclusive os diodos, indiferente se esta com defeito ou não, pra zerar tudo, eles precisam encostar no dissipador e a pasta térmica é importante, afinal fazem a compensação de tensão quando o circuito aquece. Tire fora os fios da alimentação, cheque se todas as saídas de tensão estão ok bem como os capacitores de filtragem. No lugar dos transistores de potência você pode usar o par 2SC5200 e 2SA1943, o outro par pode ser BD140/139, extremamente comuns e funcionais, já fiz isso e funciona muito bem. Meça o valor de todos os resistores da placa e verifique se cada valor esta coerente, se algo parecer estranho (tire da placa e meça fora), geralmente os resistores de baixo valor abrem também, se energizar sem verificar isso, vai queimar os pares novamente. Só ligue o circuito depois de verificar toda a placa do amp. Quando terminar, estando ok, abra o jumper de ajuste de corrente, coloque o multímetro neste ponto medindo corrente e ajuste o trimpot de 100R (pode trocá-lo também como precaução) até obter aproximadamente 20mA com a entrada em GND. Se os capacitores da placa estiverem feios, troque-os, ou na dúvida meça a capacitância. Diria que estas são considerações iniciais, antes de qualquer coisa. Reporte os resultados.

• Membro VIP
Postado

Uma teoria... você pode colocar um R (ou uma lâmpada) em série com o +V e outra no -V. Caso de curto, ela apenas acende. Depois de tudo ok, fusíveis lhe caem bem...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...