Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LucasVini

PC Congelando / Apagando a tela

Posts recomendados

Olá, boa tarde.

Meu PC tem travado aleatoriamente nos últimos dias, vou deixar aqui as configurações dele e em seguida descrevo melhor o problema...

• Processador: Intel Pentium G4560
  • Placa-mãe: MSI H110M Pro VH-Plus (com bios atualizada)
  • Memória RAM: HyperX Fury 4GB DDR4 2133 Mhz (tinha mais uma igual, que morreu)
  • Vídeo Onboard: Intel HD Graphics 610 (driver atualizado)
  • Armazenamento: Seagate BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache
  • SO: Windows 10 (1902)
  • Fonte: Corsair CX450
  • Gabinete Bluecase BG-009 com 3 fans.
  • Filtro de linha iClamper de 5 tomadas (mas usando apenas duas - pc e monitor)
    (Todos os componentes estão completando um ano.)

• Resumo: O computador liga mas trava depois de um tempo aleatório (já demorou uma tarde, como já demorou 10 minutos para travar). O monitor fica com o LED piscando como se o PC estivesse desligado, mas o PC continua ligado, com teclado e mouse acesos (porém sem responder), cooler e fans funcionando normalmente. Aí preciso forçar o desligamento pelo botão power. (Já aconteceu no Windows e na tela de Setup da BIOS). Todas as vezes que ligo após o travamento, ele aparece a tela como se eu tivesse resetado a BIOS. É um travamento bem aleatório, pode demorar horas para acontecer, como pode demorar minutos. Já travou com o Chrome, mesmo depois de passar o dia inteiro com o PES 2017 aberto sem travar, também já travou na BIOS. Outro fato curioso é que às vezes o teclado não liga com o boot, então não consigo acessar o setup da BIOS. Nos últimos travamentos, quando eu reiniciei o PC, ligava como se eu tivesse resetado a BIOS, com data e hora desatualizada, porém com a versão atualizada.

(História longa para tentar encontrar a origem do problema 😐🖥️)
O computador vinha funcionando perfeitamente até 22 de julho, quando fui fazer a limpeza rotineira nele, sempre tendo o máximo de cuidado com os componentes. Assim que terminei, o computador começou a dar problema para ligar, ligava acendia os leds mas logo desligava (voltando a ligar um pouco depois e continuando nesse ciclo). Então resetei a BIOS ele começou a ligar normalmente, ou quase, ligou sem dar vídeo. Então testei os pentes de RAM e percebi que um não estava funcionando, deixei apenas um.

Finalmente o PC ligou, mas depois de algumas horas mexendo ele simplesmente travou. O monitor ficou como se o PC estivesse desligado (tela desligada com o LED piscando), então comecei a seguir os procedimentos recomendados aqui no CdH. Chequei os drivers, nenhum estava desatualizado. Chequei temperatura, tudo ok exceto a temperatura da mobo que estava marcando 112ºC no Speccy e Aida64, mesmo ela não estando quente e o utilitário da MSI marcando entre 38ºC/40ºC. Usei vários programas de diagnóstico, nenhum detectou problemas. Foi quando notei que o gabinete estava dando choque onde antes não dava, e além do pente Memória RAM que parou de funcionar, um cabo adaptador VGA/HDMI que eu tinha também parou de funcionar. Até que vi, em um tópico aqui, que às vezes o gabinete pode dar mal contato, então desmontei e montei tudo (sem mudar nada) e ele parou de congelar por dias.

Nessa semana, eu fui testar um monitor que estava parado, e troquei o cabo de alimentação e o VGA do que estava ligado para esse que queria testar. Quando coloquei o cabo de alimentação no monitor, ele fez aquele barulhinho de eletricidade. Mas o monitor não pegou e tive que colocar de volta o outro, foi quando percebi que o computador havia travado. E desde então os travamentos voltaram, desmontei e montei ele (da forma como funcionou anteriormente) mas não funcionou. Eu não conheço ninguém com componentes compatíveis para testar.

(Desculpem o texto imenso, é para tentar explicar algumas situações que podem ter originado o problema)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@LucasVini Boa Tarde, Bom pelo que disse me parece que o problema é alguma falha eletrica , o que pode acontecer de mais comum é a placa-mãe esta dando contato com o gabinete por algum motivo, peço que verifique por favor, outro é  algum dos cabos soltos da fonte estejam dando contato com o gabinete ou placa.

Compartilhar este post

Link para o post

@Wesley Barboza da Silva Valeu, vou dar uma olhadinha nisso. É a minha principal hipótese. No caso dos cabos soltos da fonte, você sabe alguma forma de evitar isso? Coloco alguma coisa neles para evitar isso?

Meu maior medo é que seja algo grave na placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, LucasVini disse:

@Wesley Barboza da Silva Valeu, vou dar uma olhadinha nisso. É a minha principal hipótese. No caso dos cabos soltos da fonte, você sabe alguma forma de evitar isso? Coloco alguma coisa neles para evitar isso?

Bom o que eu uso é "enforca-gato" assim que chamamos na minha cidade mas o nome certo é "abraçadeira de Nylon" e prendo os fios soltos junto aos conectados.

13 minutos atrás, LucasVini disse:

Meu maior medo é que seja algo grave na placa-mãe.

Então como ela esta ligando provavelmente não, mas se realmente o problema for esse pode danificar com o tempo.
Edit: Mas essa fonte é das boas bem revestida, então provavelmente é um problma da  placa dando contato com o gabinete 

Compartilhar este post

Link para o post

@Wesley Barboza da Silva Ok. Vou tentar aqui e coloco o resultado aqui. Acredito que seja esse o problema mesmo, acabei de levar um baita choque no espelho da placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

@Wesley Barboza da Silva Boa noite, consegui arrumar um pouco a fiação que estava solta, e estou usando o gabinete sem a tampa lateral para testar. Tem duas horas que ele está ligado e ainda não travou, estou esperando para ver se foi resolvido. Porém algo me chamou atenção, aproveitei que ele está ligado para colocar o AIDA64 para gerar um relatório e observei que a Memória RAM está com tensão de 0.288, isso é normal? (O tempo que ele está ligado, fiquei com o AIDA64 trabalhando)

stabilitytest-statistics.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Wesley Barboza da Silva Mesmo organizando os cabos e o gabinete não dando choque o erro voltou. Aí eu tentei diminuir a frequência da RAM para 1866 Mhz e o PC estava funcionando normal nos últimos dias, mas hoje voltou a apresentar o mesmo erro. Travou tudo, desliguei e liguei mas nem deu vídeo, aí eu reiniciei e ele ligou mas travou quando ía para o Desktop. Os travamentos são sempre acompanhados da perda de vídeo, mas o Ez Debug LED da placa-mãe não acende nada. O que é mais provável, defeito na placa-mãe ou na RAM? Um defeito no cabo VGA pode dar isso?

adicionado 1 minuto depois

Estou com ele ligado com 1600Mhz de frequência para testar, até agora não travou.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, LucasVini disse:

@Wesley Barboza da Silva Mesmo organizando os cabos e o gabinete não dando choque o erro voltou. Aí eu tentei diminuir a frequência da RAM para 1866 Mhz e o PC estava funcionando normal nos últimos dias, mas hoje voltou a apresentar o mesmo erro. Travou tudo, desliguei e liguei mas nem deu vídeo, aí eu reiniciei e ele ligou mas travou quando ía para o Desktop. Os travamentos são sempre acompanhados da perda de vídeo, mas o Ez Debug LED da placa-mãe não acende nada. O que é mais provável, defeito na placa-mãe ou na RAM? Um defeito no cabo VGA pode dar isso?

adicionado 1 minuto depois

Estou com ele ligado com 1600Mhz de frequência para testar, até agora não travou.

O cabo VGA não pode causar um reinicio na sua maquina, provavelmente é algum defeito na placa-mãe, mas para ter certeza sugiro que teste outra ram, pode ser de qualquer frequencia ou teste a sua ram em outro computador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deixei o PC parado alguns dias. Agora o problema parece ter parado repentinamente, não está mais travando. (Embora eu ainda esteja morrendo de medo dele travar enquanto escrevo aqui kkkkk) Caso o problema retorne, eu atualizo aqui 👨‍💻

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!