Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A320m-HD da asrock aguenta um Ryzen 7 2700 de boa? Quantos fans?


Rinnegan

Posts recomendados

  • Membro VIP

Usar vai, até quando não sei.
VRM muito deficitário para processador de 8 núcleos. Os mosfets vão ficar fritando em ~100ºC, o que vai irradiar pro resto dos componentes.

O que pode acontecer de imediato aí é haver throttling, e a médio-longo prazo matar o VRM da placa-mãe.

Se você tem uma refrigeração muito decente no seu gabinete este problema pode ser amenizado, mas não solucionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Phoenyx disse:

Usar vai, até quando não sei.
VRM muito deficitário para processador de 8 núcleos. Os mosfets vão ficar fritando em ~100ºC, o que vai irradiar pro resto dos componentes.

O que pode acontecer de imediato aí é haver throttling, e a médio-longo prazo matar o VRM da placa-mãe.

Se você tem uma refrigeração muito decente no seu gabinete este problema pode ser amenizado, mas não solucionado.

Os jogos que eu estou pretendendo jogar são relativamente leves, já que vou usar com uma 1660ti, mas fiquei com um pouco de medo do que pode acontecer, tem alguma placa-mãe boa que não seja muito cara pra me recomendar? Aí em um futuro eu troco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se já a tem, se preocupe com a refrigeração do gabinete. Eu tmb colocaria um fan em cima soprando ar diretamente no VRM, no gabinete mesmo. Isso se o seu gabinete permitir.

Se eventualmente ela estragar aí você se preocupa com a troca, já que é provavelmente isso que você irá fazer, senão não a teria comprado pra início de conversa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

Se já a tem, se preocupe com a refrigeração do gabinete. Eu tmb colocaria um fan em cima soprando ar diretamente no VRM, no gabinete mesmo. Isso se o seu gabinete permitir.

Se eventualmente ela estragar aí você se preocupa com a troca, já que é provavelmente isso que você irá fazer, senão não a teria comprado pra início de conversa.

Meu gabinete no caso é esse: https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-rostock-led-rgb-lateral-vidro-temperado-pgr-01rgb?gclid=Cj0KCQjw-b7qBRDPARIsADVbUbUJlpT_gSaVSNIAgEWXqJ6lwYck0NQ8BeKRWcwfBFmQ_4cFjm_exH0aAts_EALw_wcB, aí eu preciso colocar um fan na parte superior né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gabinete ruinzinho de ventilação hein. Só tem duas pequenas ranhuras em cima e em baixo na parte frontal. Estes fans frontais devem estar puxando quase nada de ar.

Sim, colocaria um fan superior tacando ar pra dentro, ali próximo de onde está o fan traseiro (que não tem né?).
Coloca dois fans, um traseiro jogando ar pra fora e um ali em cima.

E solucione a entrada de ar frontal deste gabinete (ou ele é aberto nas laterais? Não sei se ali é vidro, plástico ou espaço aberto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Phoenyx disse:

Gabinete ruinzinho de ventilação hein. Só tem duas pequenas ranhuras em cima e em baixo na parte frontal. Estes fans frontais devem estar puxando quase nada de ar.

Sim, colocaria um fan superior tacando ar pra dentro, ali próximo de onde está o fan traseiro (que não tem né?).
Coloca dois fans, um traseiro jogando ar pra fora e um ali em cima.

E solucione a entrada de ar frontal deste gabinete (ou ele é aberto nas laterais? Não sei se ali é vidro, plástico ou espaço aberto).

Não sei dizer se é plástico ou vidro pois ainda nem chegou o PC, mas acho que não deve ser aberto. sobre o fan traseiro não vem mesmo. Obrigado mesmo pelas dicas, colocar 2 fans sai bem mais barato que mudar a placa-mãe kkk. Na parte frontal não sei mesmo como vou resolver a entrada de ar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rinnegan TDP é dissipação térmica e não consumo hein.

É como eu falei, esta placa não é recomendada pra 8 cores. Mesmo quando o Peperaio cita o 3700X, por ser litografia menor, discordo veementemente sobre sua utilização numa placa destas. É 6 núcleos e acabou, passou disso tá fritando o VRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rinnegan Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega, ela possui 3 conectores para FANS, 1 para o CPU fan e 2 para fans adicionais como pode ver à seguir:

PS: Em verde é o conector para CPU Fan e em vermelho os fans adicionais:

A320M-HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rinnegan SYS_FAN 2, o do CPU 1.

 

Se irá montar um gabinete com mais de um fan você pode optar por hub para ligar na alimentação da fonte e deixar o controle por conta da placa-mãe.

 

Se o gabinete tem fans com 2 tipos de conectores, ele pode ser ligado a fonte, existe gabinete que o fan vem com conector de 3 pinos e daqueles grandes molex.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Rinnegan Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega, ela possui 3 conectores para FANS, 1 para o CPU fan e 2 para fans adicionais como pode ver à seguir:

PS: Em verde é o conector para CPU Fan e em vermelho os fans adicionais:

A320M-HD

 

12 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Rinnegan SYS_FAN 2, o do CPU 1.

 

Se irá montar um gabinete com mais de um fan você pode optar por hub para ligar na alimentação da fonte e deixar o controle por conta da placa-mãe.

 

Se o gabinete tem fans com 2 tipos de conectores, ele pode ser ligado a fonte, existe gabinete que o fan vem com conector de 3 pinos e daqueles grandes molex.

Então se por exemplo, eu compro esse gabinete: https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-rostock-led-rgb-lateral-vidro-temperado-pgr-01rgb?gclid=Cj0KCQjw-b7qBRDPARIsADVbUbXtejK-TkD6W0dwEACqiNZhZZHHwiTG_Pp6SPSCHc_6SGnaIMtmN1saAqKEEALw_wcB, só vai funcionar 2 das 3 fans que vem nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...