Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

quanto de memoria ram suporta essa placa-mãe ?asrock > n68-vs3 fx


Thiago Oak

Posts recomendados

Pessoal, quanto de memoria ram suporta essa placa-mãe ? Na internet sites indicam 8gb RAM e outro 16 RAM. Comprei de segunda mão, e no manual que veio diz 8GB mas no próprio site se contradiz, afirmando ser 16GB. 

Se alguém já teve essa placa e souber com certeza, peço por gentileza que compartilhe sua experiência. grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela resposta Phoenyx. De fato você tem razão, embora no próprio site diga que suporta 16 GB, na prática somente 8 GB. Comprei uma ram de 8GB e no outro slot utilizei os 4GB que tinha, porém não foi ativado o Dual Channel por algum motivo... Mostra um total de 12GB no sistema, mas utilizavel somente 4GB ou 8GB. Já fui no msconfig, ativei memoria máxima, deu em nada, retirei o uso de memória máxima e deu no mesmo. Tem vezes que o PC desliga sozinho, talvez devido a esse conflito de não suportar tudo isso. Acho absurdo a própria fabricante Asrock colocar que suporta 16 GB sendo que não é verdade. Enfim...

Anotação 2019-08-28 161447.png

adicionado 6 minutos depois

Phoenyx ou outro colega que tenha conhecimento, sabe indicar um processador "top" compatível com essa placa-mãe. Sei que ela suporta sockets AM3+ até FX4300 com 95W, porém vi relatos isolados de pessoas que usam FX6300 até FX8300. Como ambas tem TDP de 95W posso investir em um desses processadores ou a placa não aguetaria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx, por incrível que pareça ontem "quebrando" a cabeça aqui o PC reconheceu o segundo slot ficando Dual Channel, por consequência reconhece os 12 GB Ram, porém o desempenho mudou, o pc demora uns 2 minutos para iniciar, não sei se tem a ver com a memoria ram, embora eu tenha retirado de um slot e o problema continua, pc demora iniciar, e as vezes desliga... Li em sites de tecnologia que o estabilizador pode a vir estragar a fonte, ou minha placa de vídeo nvidia 9400GT pode estar ocasionando isso, embora até ontem antes desse upgrade de memoria ram não ocorresse isso. 

 

Embora seja estranho, muita memoria RAM causa lentidão ? com 4GB era rápido, com 12 não melhorou pelo menos ao iniciar

Anotação 2019-08-29 092325.jpg

Anotação 2019-08-29 092421.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 29/08/2019 às 09:31, Thiago Oak disse:

@Phoenyx, por incrível que pareça ontem "quebrando" a cabeça aqui o PC reconheceu o segundo slot ficando Dual Channel, por consequência reconhece os 12 GB Ram, porém o desempenho mudou, o pc demora uns 2 minutos para iniciar, não sei se tem a ver com a memoria ram, embora eu tenha retirado de um slot e o problema continua, pc demora iniciar, e as vezes desliga... Li em sites de tecnologia que o estabilizador pode a vir estragar a fonte, ou minha placa de vídeo nvidia 9400GT pode estar ocasionando isso, embora até ontem antes desse upgrade de memoria ram não ocorresse isso. 

 

Embora seja estranho, muita memoria RAM causa lentidão ? com 4GB era rápido, com 12 não melhorou pelo menos ao iniciar

Anotação 2019-08-29 092325.jpg

Anotação 2019-08-29 092421.jpg

@Thiago Oak

adicionado 0 minutos depois
Em 29/08/2019 às 09:31, Thiago Oak disse:

@Phoenyx, por incrível que pareça ontem "quebrando" a cabeça aqui o PC reconheceu o segundo slot ficando Dual Channel, por consequência reconhece os 12 GB Ram, porém o desempenho mudou, o pc demora uns 2 minutos para iniciar, não sei se tem a ver com a memoria ram, embora eu tenha retirado de um slot e o problema continua, pc demora iniciar, e as vezes desliga... Li em sites de tecnologia que o estabilizador pode a vir estragar a fonte, ou minha placa de vídeo nvidia 9400GT pode estar ocasionando isso, embora até ontem antes desse upgrade de memoria ram não ocorresse isso. 

 

Embora seja estranho, muita memoria RAM causa lentidão ? com 4GB era rápido, com 12 não melhorou pelo menos ao iniciar

Anotação 2019-08-29 092325.jpg

Anotação 2019-08-29 092421.jpg

Olá amigo poderia me dizer como fez para a placa reconhecer os dois slots?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Lucas, cara pelo que lembro com o computador ligado você insere a segunda memória ram. Se colocar com ele desligado mesmo inserido o pc não reconhece... Não lembro agora, mas na bios ao ligar o pc pressiona rapidamente tecla F2 e verifica na aba (não lembro qual, porém são apenas três), se estará escrito dual channel, caso sim o computador reconheceu a segunda RAM. Essa placa suporta 16GB, sobre processador estou esperando abaixar valor para investir numa FX8.300, acho que é a melhor possível para a placa, porém não sei se de fato ela aceita, num site de info, diz aceitar até FX4.300, porém há diversos relatos e video de pessoas rodando o FX8.300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Oak Muito obrigado Thiagao! eu usava com 8gb 1066 mhz, porém um modulo deixou de reconhecer, deu tela azul e quando voltou mostrava 8 e utilizável 4, fiz todos procedimentos mas não volta, e inclusive o pc não da boot só com esse modulo que não reconhece então constatei que morreu mesmo. Semana passada comprei 16gb de 1866 mhz, pois no site da placa diz que suporta, porém resolvi pesquisar por desencargo e me deparei com algumas pessoas relatando o problema que você citou. Apenas pra complementar eu uso o FX 6300 acho que funciona bem, porém em diversos sites quando você pesquisa essa placa relacionada ao fx as pessoas não indicam dizem que ela segura o desempenho, mas enfim espero que funcione bem pra você, pois pra mim se funcionar os 16 gb de memoria está ótimo, quanto a está resolvi arriscar numa marca diferente da Aliexpress absurdamente barata, vamos ver se funciona, se quiser posso dar o feedback, se não funcionar paciência né afinal experiencia tem um custo na vida hahahaha, abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, o meu no começo mostrava também utilizavel o valor abaixo da proposta da ram, porém com o procedimento de iserir com pc ligado fez reconhecer. Sobre a ram, não me recordo bem mais acho que é até 1666 mhz pra ela... acima disso começa a desligar sozinho ou após 1h, acho que tem a ver com fonte, enfim aumentei o mhz no boot e não deu certo o estável foi 1333. Sobre o processador, realmente essa placa não é a mais indicada, mas como a peguei por 50,00 nova com gabinete é lucro um upgrade. Vou aguardando até surgir um processador FX em conta. Os brasileiros são sem noção, FX na época custa 500 após 10 anos de segunda mão custa 500, vai entender... Boa sorte na compra ai, na Ali tem produtos bons, mas outros nem tanto. Fica atento no valor do produto, pois na retirada tu leva uma "facada" no imposto. comprei um cel por 200 no Aliexpress e na retirada paguei 400 de imposto, enfim.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...