Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Impressora EPSON L495 imprimindo preto grosso demais


Posts recomendados

Estou com um problema bizarro

 

Era para imprimir assim

 

Preto normal

 

uttnDpA.png

 

Só que está imprimindo assim

 

Preto grosso demais

 

515H21R.png

 

 

Já devo ter limpado quase 10 vezes o cabeçote ao todo, acho que estou com esse problema a mais de 1 semana

 

Tudo que está sendo impresso sai com a letra grossa, por esse motivo algumas letras ficam estranhas.

 

Se eu faço a impressão em rascunho a letra fica normal, só que as cores ficam fracas demais.

 

Se eu faço a impressão de qualidade padrão para cima a letra fica grossa demais.

 

No começo eu achava que era a tinta, então limpei o cabeçote de 3 a 5 vezes e fiz a impressão de 600 páginas que eu estava precisando, e mesmo assim o problema continuava.

 

Agora começa a coisa bizarra.

 

O problema persistia, então depois de algumas horas ou dias, vou imprimir algo e simplesmente voltou ao normal.

 

Várias impressões seguidas normais.

 

Então vou lá e faço a verificação dos jatos.

 

BSysxg6.png

 

Sai aquela impressão padrão, a primeira tentativa é sem problema.

Nem fiz a limpeza do cabeçote.

 

uttnDpA.png

 

Agora faço a segunda tentativa e o problema volta novamente.

 

Pronto, agora todas páginas que vou imprimir sai com a letra grossa demais por causa da tinta preta.

 

515H21R.png


 

Firmware está na última versão.

Só uso tinta original.

 

Será que precisa trocar o cabeçote todo ?

O que pode ser ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Acho que você tem que ir buscando soluções e testando.

 

Já tentou imprimir em outro sistema operacional ?

 

Baixa uma ISO Linux dessas badaladas tipo Mint ou Ubuntu e instala em um pendrive e dá boot com ele sem instalar a distro no HD isto é, usar o Linux no PC carregado apenas na memória ou seja, em modo chamado " live ". Ou então tenta imprimir a partir de outro PC ou de um notebook pra ver o que acontece. É que pode ser apenas algo relacionado ao driver que controla a impressora e não o cabeçote.

 

Tentou encontrar a solução no Google ou no YouTube ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

 

Acho que você tem que ir buscando soluções e testando.

 

Já tentou imprimir em outro sistema operacional ?

 

Baixa uma ISO Linux dessas badaladas tipo Mint ou Ubuntu e instala em um pendrive e dá boot com ele sem instalar a distro no HD isto é, usar o Linux no PC carregado apenas na memória ou seja, em modo chamado " live ". Ou então tenta imprimir a partir de outro PC ou de um notebook pra ver o que acontece. É que pode ser apenas algo relacionado ao driver que controla a impressora e não o cabeçote.

 

Tentou encontrar a solução no Google ou no YouTube ?

 

Procurei no google e youtube sobre esse problema e não encontrei nada relacionado a letras grossas ou preto grosso

 

Nada em relação a isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Pode ser o papel poroso demais.

 

Eu tenho 3 tipos de papéis, em todos está o mesmo problema, nunca aconteceu antes.

 

10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

 

Acho que você tem que ir buscando soluções e testando.

 

Já tentou imprimir em outro sistema operacional ?

 

Baixa uma ISO Linux dessas badaladas tipo Mint ou Ubuntu e instala em um pendrive e dá boot com ele sem instalar a distro no HD isto é, usar o Linux no PC carregado apenas na memória ou seja, em modo chamado " live ". Ou então tenta imprimir a partir de outro PC ou de um notebook pra ver o que acontece. É que pode ser apenas algo relacionado ao driver que controla a impressora e não o cabeçote.

 

Tentou encontrar a solução no Google ou no YouTube ?

 

Tentei pelo notebook e a impressora continua com o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Bom, pelo menos já fica sabendo que não se trata de driver da impressora.

 

Fez a limpeza do cabeçote primindo o botão cancelar por alguns segundos ou foi pelo programa dela no Windows ?

 

Pode ser que seja apenas algum cartucho indo pro céu mas se os tirar, acho que a impressora não os aceita de volta.

 

Isso dá trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

 

Bom, pelo menos já fica sabendo que não se trata de driver da impressora.

Fez a limpeza do cabeçote primindo o botão cancelar por alguns segundos ou foi pelo programa dela no Windows ?

Pode ser que seja apenas algum cartucho indo pro céu mas se os tirar, acho que a impressora não os aceita de volta.

Isso dá trabalho

 

Fiz a limpeza do cabeçote pela impressora e o problema continua o mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

 

Pois é,  você tá vendo que está fazendo testes e não está resolvendo.

 

Essa impressora é bulkink né  ?

 

Impressora Epson EcoTank L495

 

https://epson.com.br/Para-casa/Impressoras/Impressoras-jato-de-tinta/Impressora-Epson-EcoTank-L495/p/C11CF47302

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Isso ainda está parecendo alguma configuração da impressora no Windows que sempre volta ao padrão depois que você ajusta mas não salva.

 

Talvez possa ser também a falta de alguma tinta seja colorida ou preta e daí o driver da impressora faz combinações diferentes das tintas dando nisso aí.

 

Só estou chutando hein ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

Isso ainda está parecendo alguma configuração da impressora no Windows que sempre volta ao padrão depois que você ajusta mas não salva.

Talvez possa ser também a falta de alguma tinta seja colorida ou preta e daí o driver da impressora faz combinações diferentes das tintas dando nisso aí.

Só estou chutando hein ...

 

1 - Todas tintas estão cheias, logo o problema não é a falta delas

 

Eu não tenho dúvidas que o problema é a impressora, agora o que está ocorrendo eu não sei.

 

Ela volta ao normal do nada, então tudo que é impresso sai sem problemas.

Depois do nada ela volta a imprimir tudo com preto grosso e algumas letras grossas demais como o G e o E

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Tem que ter paciência e ir testando cada possibilidade.

 

Ainda pode ser coisa do driver dessa impressora. Se tiver alguma distro do Linux bootável em pendrive entre nela e teste a impressora novamente para termos certeza.

 

Tenta desativar o uso das tintas coloridas dessa impressora por meio das configurações do software dela deixando só a de cor preta ativa e testa pra ver no que dá mas não esquece de salvar esse ajuste senão a configuração padrão pode voltar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

 

Tem que ter paciência e ir testando cada possibilidade.

 

Ainda pode ser coisa do driver dessa impressora. Se tiver alguma distro do Linux bootável em pendrive entre nela e teste a impressora novamente para termos certeza.

 

Tenta desativar o uso das tintas coloridas dessa impressora por meio das configurações do software dela deixando só a de cor preta ativa e testa pra ver no que dá mas não esquece de salvar esse ajuste senão a configuração padrão pode voltar.

 

Fui ativar o Epson Connect, então a impressora imprimiu duas páginas.

 

Na primeira página somente em preto e branco, só letras em negritos pareciam grossas demais. O resto estava normal.

 

Em seguida imprimiu outra página só que colorida. Só letras em negritos pareciam grossas demais.  O resto estava normal.

 

Então reinstalei todos os drivers e o firmware da impressora, e o problema continua da mesma forma.

 

https://epson.com.br/Suporte/Impressoras/Impressoras-multifuncionais/Epson-L/Epson-L495/s/SPT_C11CF47301

 

Qual o sentido de eu imprimir minhas coisas e a letra G por exemplo sai grossa demais ou meio zoada, e quando sai essa impressão da Epson Connect todas letras estão normais, exceto negrito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Foram mais tentativas que andou fazendo, é assim mesmo mas ainda acho que deveria configurar

para imprimir só em preto pois por algum motivo a impressora pode estar puxando de outras cores para gerar o preto.Tentou imprimir algum documento ao invés dessa folha de teste  ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

Foram mais tentativas que andou fazendo, é assim mesmo mas ainda acho que deveria configurar

para imprimir só em preto pois por algum motivo a impressora pode estar puxando de outras cores para gerar o preto.Tentou imprimir algum documento ao invés dessa folha de teste  ?

 

Já fiz impressão em preto e branco, o problema continua igual.

 

Já fiz inúmeros alinhamentos de cabeçote e o problema continua igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Tentou imprimir um documento normal ao invés dessa folha de teste  ?

 

Baixa uma imagem ISO de uma distro Linux e instala ela em um pendrive. Depois dá boot por esse pendrive e carrega esse Linux sem instalar ele no HD. Então testa a impressora novamente pois nesse sistema os drivers são diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

Tentou imprimir um documento normal ao invés dessa folha de teste  ?

 

Mas eu estou imprimindo documentos normais e todos estão com problema na qualidade padrão para cima.

 

Já aconteceu o seguinte também.

 

Fui imprimir o documento e ele saiu normal.

Ou seja, se esse documento tivesse 1000 folhas, 1000 folhas teriam sido impressas sem nenhum problema.

 

Achei estranho então fui imprimir o documento novamente, dessa vez voltou o problema.

 

É algo bizarro, procurei na internet em português e inglês, não encontrei relatos de problemas parecidos com o meu.

 

7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

 

Baixa uma imagem ISO de uma distro Linux e instala ela em um pendrive. Depois dá boot por esse pendrive e carrega esse Linux sem instalar ele no HD. Então testa a impressora novamente pois nesse sistema os drivers são diferentes.

 

Fui imprimir no Linux e a impressora continua com o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Pois é você está investigando o problema direitinho e vê como essas coisas dão trabalho, principalmente quem ainda não tem muita experiência nisso e é assim mesmo que os técnicos costumam fazer quando têm alguma dificuldade, inclusive esse tipo de tecnologia estrangeira está sempre mudando.

 

Por esse teu relato todo aqui neste tópico, já está parecendo ser problema com a cabeça de impressão mesmo e se ela for do tipo que imagino deve ser bem cara já que driver pelo jeito não é tendo testado em Windows e Linux.

 

Essas tintas são originais ou são do tipo genéricas ? É que acho que nesse tipo de impressão os bicos injetores são aquecidos e dependendo do tipo químico da tinta pode ser que acabe nesse problema o que não ocorreria com tinta recomendada pelo fabricante.

 

Tem que se procurar resolver o problema sempre pelo modo menos oneroso e aos poucos ir buscando soluções mais custosas desde que não afete a questão custo benefício, penso eu já que dinheiro não nasce em árvore e evapora feito éter.

 

Acho que em uma assistência técnica nem perderiam tanto tempo estudando esse problema já que o cliente é quem paga e iriam logo pra troca do cabeçote ou então testariam outro usado no lugar pois visam lucro e o preço já viu ... tende a ir lá pra cima.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

 

Pois é você está investigando o problema direitinho e vê como essas coisas dão trabalho, principalmente quem ainda não tem muita experiência nisso e é assim mesmo que os técnicos costumam fazer quando têm alguma dificuldade, inclusive esse tipo de tecnologia estrangeira está sempre mudando.

 

Por esse teu relato todo aqui neste tópico, já está parecendo ser problema com a cabeça de impressão mesmo e se ela for do tipo que imagino deve ser bem cara já que driver pelo jeito não é tendo testado em Windows e Linux.

 

Essas tintas são originais ou são do tipo genéricas ? É que acho que nesse tipo de impressão os bicos injetores são aquecidos e dependendo do tipo químico da tinta pode ser que acabe nesse problema o que não ocorreria com tinta recomendada pelo fabricante.

 

Tem que se procurar resolver o problema sempre pelo modo menos oneroso e aos poucos ir buscando soluções mais custosas desde que não afete a questão custo benefício, penso eu já que dinheiro não nasce em árvore e evapora feito éter.

 

Acho que em uma assistência técnica nem perderiam tanto tempo estudando esse problema já que o cliente é quem paga e iriam logo pra troca do cabeçote ou então testariam outro usado no lugar pois visam lucro e o preço já viu ... tende a ir lá pra cima.

 

Sempre usei tinta original da fabricante

 

E quanto seria essa troca do cabeçote + valor do serviço ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Acredito que encontre em site chinês tipo Aliexpress ou Alibaba mas te aviso logo que pode comprar gato por lebre e te mandarem lixo.

 

Procura assistências especializadas no conserto de impressoras e pergunta se elas tem cabeçote em bom estado pra trocar e testar. Se alguma tiver, pergunta se fazem o orçamento sem compromisso pra ter certeza que é ele mesmo. Por aí tu já vai ver se vale a pena ou não mas tem que ser especializada senão pode virar prejuízo maior.

 

É por isso que procuro comprar impressora com o cabeçote de impressão no próprio cartucho que se der problema é só trocar o mesmo mas isso EU que imprimo poucas folhas por mês ( uso em home office ).

 

Com certeza tem muita mas muita sucata de impressoras aí por perto ( a tal da obsolescência que falou que até critico e nego me dá pedrada ) em ferro-velho. Dá um pulo nesses ferro-velhos e vê se tem alguma de modelo parecido e faz negócio com o dono pagando um trocado qualquer ou faz um rolo só pra testar esse cabeçote, é outro jeito de tentar resolver sem muito gasto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@brender

 

Acredito que encontre em site chinês tipo Aliexpress ou Alibaba mas te aviso logo que pode comprar gato por lebre e te mandarem lixo.

 

Procura assistências especializadas no conserto de impressoras e pergunta se elas tem cabeçote em bom estado pra trocar e testar. Se alguma tiver, pergunta se fazem o orçamento sem compromisso pra ter certeza que é ele mesmo. Por aí tu já vai ver se vale a pena ou não mas tem que ser especializada senão pode virar prejuízo maior.

 

É por isso que procuro comprar impressora com o cabeçote de impressão no próprio cartucho que se der problema é só trocar o mesmo mas isso EU que imprimo poucas folhas por mês ( uso em home office ).

 

Com certeza tem muita mas muita sucata de impressoras aí por perto ( a tal da obsolescência que falou que até critico e nego me dá pedrada ) em ferro-velho. Dá um pulo nesses ferro-velhos e vê se tem alguma de modelo parecido e faz negócio com o dono pagando um trocado qualquer ou faz um rolo só pra testar esse cabeçote, é outro jeito de tentar resolver sem muito gasto. 

 

Você é técnico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...