Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kabum, outra boa loja, mas que possui setor de atendimento fraco


Posts recomendados

Antigamente não precisava ser expert para comprar placa-mãe, bastava ir no site do fabricante e estava bem claro, serve para tal e tal processador, agora a coisa mudou, pelo menos eu não consigo obter essa informação facilmente, como decidi fazer um up e mudar de plataforma, tenho mil dúvidas, então assim como  na Pichau, acessei o Kabum, escolhi o processador, depois a placa-mãe, mas como não tenho segurança de adquirir pelas minhas escolhas, mesmo porque sempre tem alguma coisa além do que deve-se saber e pior só irá acontecer isso depois de comprar, ai é mais difícil, caro e complicado como um processo de devolução por exemplo, montei a cesta com dois itens, imagem abaixo, e acessei o  chat, e em uma breve conversa, após eu colocar meu problema obtive a resposta que segue, inclusive pedi para enviar a transcrição do texto e não fizeram, mas eu copiei e colei apenas duas respostas principais:

-Após escolher a placa e o processador, solicitei uma confirmação da compatibilidade, e a resposta foi:

"Senhor, infelizmente não possuímos departamento de televendas, neste caso, oriento que o senhor procure o produto que deseja em nosso site e qualquer dúvida nos retorne o contato."

 

-Quando ponderei que não queria comprar e sim tirar dúvidas, a resposta foi:
"Compreendo senhor, porém, infelizmente não procedemos com indicações, detalhes técnicos e informações de compatibilidade, mas poderá conferir nas especificações de nossos produtos qual melhor lhe atende, caso ainda lhe falte a informação, orientamos que verifique com o fabricante, já que os mesmos lhe oferecerão um melhor suporte justamente por serem os fabricantes do produto"

 

FNuX1Hb.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu compreendo a postura da loja. Não são eles que garantem a compatibilidade, mas o fabricante. No caso das suas escolhas, suporta sim.

Mas eu não compraria estes ai. Acredito que o setup seja para trabalhar, correto? Ryzen 7 3700x anda junto e está por 1.800,00, e uma placa boa sai na faixa de 900,00. São 1.100,00 a menos por praticamente o mesmo desempenho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

Considerando a maioria das lojas físicas de informática, Kabum não saber esta questão de compatibilidades ao meu ver não é um ponto negativo, aliás, ela não monta PC customizados e nem atualizam BIOS (se for necessário), sendo o foco apenas em venda de produtos.

Seria ruim se a loja saísse por aí dizendo afirmações das quais nem sabem se é de fato verdade, logo sinceridade é até um chamativo, mesmo com risco de perder clientes devido a falta de respostas em perguntas específicas do consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Kleber Peters disse:

Na verdade eu compreendo a postura da loja. Não são eles que garantem a compatibilidade, mas o fabricante. No caso das suas escolhas, suporta sim.

Mas eu não compraria estes ai. Acredito que o setup seja para trabalhar, correto? Ryzen 7 3700x anda junto e está por 1.800,00, e uma placa boa sai na faixa de 900,00. São 1.100,00 a menos por praticamente o mesmo desempenho. 

Kleber com todo respeito a sua opinião, mas sempre tive orientações seja de qualquer produto, não pedi que eles garantissem a compatibilidade, apenas que indicassem se é as escolhas são adequadas ou não, sempre comprei itens de informática assim, agora você disse o mesmo desempenho a qual não duvido, mas isso não é levando em consideração minha configuração, ou é?

adicionado 25 minutos depois
3 horas atrás, Lost Byte disse:

@misterjohn

Considerando a maioria das lojas físicas de informática, Kabum não saber esta questão de compatibilidades ao meu ver não é um ponto negativo, aliás, ela não monta PC customizados e nem atualizam BIOS (se for necessário), sendo o foco apenas em venda de produtos.

Seria ruim se a loja saísse por aí dizendo afirmações das quais nem sabem se é de fato verdade, logo sinceridade é até um chamativo, mesmo com risco de perder clientes devido a falta de respostas em perguntas específicas do consumidor.

Lost não é assim que eu vejo, quem vende um produto tem que ter um mínimo conhecimento do que vende, não é possível que o cara fazendo a mesma coisa todo dia não acabe conhecendo, não se trata de sair por ai afirmando nada, mas apenas ter um mínimo conhecimento para dar uma assessoria aos clientes, toda área é assim, você explica uma aplicação e o vendedor te dá opções compatíveis, inclusive essa é a resposta que já tive de alguns fabricantes, para que eu consultasse a revenda...respeito vossa opinião mas não é patético entrar em uma loja, pegar um produto e o cara não sabe dizer nada, o que o cliente tem que fazer, consultar o fabricante? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, misterjohn disse:

mas não é patético entrar em uma loja, pegar um produto e o cara não sabe dizer nada, o que o cliente tem que fazer, consultar o fabricante? 

Você vai nestas lojas de geladeiras e pergunta coisas sobre o produto, logo 95% das vezes só responderão com informações de especificação do produto e de maneira genérica. Lojas online normalmente já tem estas especificações na página do produto, então... Voltando um pouco antes, já queimei uma fonte devido a um técnico dizer que ela aguentaria com as novas peças que eu tinha mandado trocar na loja. Quando mencionei o ocorrido da fonte, este mesmo sujeito inventou mil desculpas, mostrando que ele não sabia bulhufas.

Como disse antes, a falta de conhecimento dos atendentes é algo ruim, mas pensando como empresa (Kabum), é mais fácil contratar pessoal que sirva apenas para tirar dúvidas de vendas/trocas do que selecionar apenas aqueles que estão por dentro de vários setores.

 

Para resumir, a Kabum é um tipo de loja que vende o que você quer, não o que você precisa, se é que me entende. 😅

Em outras palavras, a Kabum não serve como suporte técnico.

Vou ser sincero! Entrar em contato com as lojas é a última coisa que tento fazer para saber coisas sobre os produtos, pois a tendência é sempre eles dizerem aquilo que você quer para arrematar o produto, e raramente vão dizer que o produto não servirá.

Na sua questão mesmo, tem uns detalhes a mais a serem considerados, como qual o restante da configuração, se já tem cooler separado, a fonte que vai ser usada... Supondo que a loja diga que as peças sejam 100% compatíveis, você monta o PC em casa, liga e logo queima a placa-mãe devido a falta de uma fonte de qualidade. Provavelmente você entenderia que foi erro seu, mas para quem é leigo, vai pôr a culpa na loja que vendeu as peças, dizendo que não informaram outras coisas e tal, ficando uma imagem negativa para a empresa. Isto é muito frequente.

 

9 horas atrás, misterjohn disse:

Vejam como a Asus pensa do mesmo modo que eu, está no destaque em vermelho:

 

eePM3E4.jpg

A ASUS neste caso apenas está passando o problema para os outros detalharem e tirando ela mesma da reta, sendo que o certo seria a própria fabricante explicar. Por outro lado, dado a grande variável de combinações e procedimentos com o BIOS, trocar ideia com o revendedor ou um técnico profissional seria mais coerente.

 

Para finalizar, compreende muito bem seu ponto de vista e concordo, por isto apenas mostrei os diversos lado de como empresas e clientes se comportam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, misterjohn disse:

agora você disse o mesmo desempenho a qual não duvido, mas isso não é levando em consideração minha configuração, ou é?

Sim, é. Pra trabalho não faz sentido Intel hoje em dia. Veja abaixo os gráficos do teste do 3900x, mas tem o desempenho do 9900k e do 3700x.

Quando perde, é por pouco, e em alguns cenários até ganha. Isto custando 35% menos. 

3700x 3.jpg

3700x 1.jpg

3700x 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não ficou muito claro o que eu quis dizer, não quero suporte à nível ultra-técnico, perguntei apenas se era compatível, isso porque é uma compra à distância, não que ele tenha que conhecer todos os produtos de cabeça, mas ele tem as peças na mão, fisicamente, então basta ele pegar as peças e ler o que está na caixa, simples assim, dizer que apenas vende é típico de mercado livre, em uma barraca de feira, uma pessoa pergunta se a laranja é doce, o português diz: é puro mel, ai vem outra e pergunta da mesma laranja, mas não gosta de muito doce, ai o portuga diz que é mais ou menos, não é muito  não...concordo com isso de que eles na ansia de vender falam qualquer coisa. Já fiz consultas no passado e sempre fui atendido, não grandes dúvidas, mas apenas isso, essa peça serve nessa??? 

Bem a loja não sabe o fabricante escorrega, então só nos resta recorrer a fórum sobre isso, mas mesmo em fóruns você encontra quem fala uma coisa, quem fala outra, uns elogiam, outros metem o pau, quando você resolve por um produto aparece um comentário tão negativo que te faz voltar a estaca zero, com essa desculpa de aplicação de cada um, eles fazem muita variação de produtos, isso é geral, veja a Samsung por exemplo, com inúmeros modelos, a Apple até pouco tempo tinha 2 ou 3 modelos de celular apenas, agora a Samsung para mim só atrapalha com essa quantidade absurda de modelos, ai ficam dividindo as qualidades entre os modelos e te levam a uma indecisão danada.

Abaixo resposta da AMD:

 

Kyle (AMD)

16 de ago 12:31 CEST

Prezado,

Obrigado por entrar em contato com o Suporte AMD.

Agradecemos pelo interesse nos produtos AMD.

Infelizmente não fornecemos indicações de produtos específicos de terceiros. A escolha de peças de computador deve seguir principalmente o cenário de uso de cada usuário, os requisitos do software ou jogo que pretende usar, e quais recursos deseja no produto.

Podemos apenas recomendar as placas mãe da série 500, como por exemplo placas com o chipset X570, que são nativamente compatíveis com o seu processador Ryzen de terceira geração. Caso adquira placa-mãe da série 400 anterior, é possível que o processador não funcione inicialmente e precise atualizar a BIOS da placa-mãe junto ao fabricante para que ela seja compatível. Algumas placas da série 300 mais antiga, podem funcionar com esse processador porém também precisam de atualização de BIOS na placa-mãe para se tornarem compatíveis com o seu processador.

Portanto é sempre importante verificar a lista de compatibilidade de processadores fornecida pela placa-mãe em seu site e confirmar que o Ryzen 9 3900X está nessa lista. Consulte o fabricante da placa-mãe em caso de dúvidas. Sugerimos também confirmar se a memória RAM que adquirir está na lista de compatibilidade da placa-mãe,

Fora isso, deve escolher um fabricante de sua preferência e um modelo de placa-mãe que tenha os recursos que deseje usar. Em caso de duvidas adicionais ou indicação de modelos específicos sugiro entrar em contato com o fabricante da placa-mãe.

Em caso de outras dúvidas, por favor não hesite em nos contatar novamente.

Atenciosamente,

Kyle

Atendimento ao Cliente AMD Global

adicionado 6 minutos depois
6 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Sim, é. Pra trabalho não faz sentido Intel hoje em dia. Veja abaixo os gráficos do teste do 3900x, mas tem o desempenho do 9900k e do 3700x.

Quando perde, é por pouco, e em alguns cenários até ganha. Isto custando 35% menos. 

3700x 3.jpg

3700x 1.jpg

3700x 2.jpg

Bom esses gráficos, esclarecem e explicam muita coisa, mas quanto ao  preço, no exterior realmente custa metade do preço, mas aqui na república das bananas é até mais caro:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9882/processador-intel-core-i9-9900k-360ghz-500-ghz-turbo-16mb-bx80684i99900k-9-geração-coffee-lake-lga-115

 

https://www.pichau.com.br/processador-amd-ryzen-9-3900x-12-cores-3-8ghz-4-6ghz-turbo-70mb-cache-am4

 

adicionado 57 minutos depois

Aqui mostra apenas que reinou a má vontade tanto da loja quanto do fabricante, a loje tem um site, então ela teoricamente ela conhece o seu conteudo, e nesse conteudo tem um link que direciona para o fabricante de processador para indicar os compatíveis, no caso a Asus indicando AMD, só se alguém pensar, esse cara, o que questionou a aplicação, é folgado, ele que procure, mas as vezes ou o cara não soube procurar ou não achou.

 

É outra empresa mas é o mesmo assunto:

 

 

bbT3d3o.jpg

O link desse destaque na imagem é esse: https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-X370-PRO/HelpDesk_CPU/  quem mostra os processadores admitidos nessa placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

Bom esses gráficos, esclarecem e explicam muita coisa, mas quanto ao  preço, no exterior realmente custa metade do preço, mas aqui na república das bananas é até mais caro:

Mas eu me referia ao R7 3700x, não ao R9 3900x. O 3700x é possível achar por 1.800,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kleber Peters Já salientando que acho um ABSURDO um processador destes custar isso.
Enquanto brasileiro não parar de comprar por impulso será assim.

Tinha que custar na faixa do 1k e já estaria bem pago, assim como o 3600 não deveria custar mil e tantos.
Mas só tem maluco aqui, que tem pé de dinheiro no quintal, então os "fornecedores" (muambeiros de gravata, porque não negociam com as fabricantes e sim importam de outras localidades, igual muambeiro mesmo, mas com anuência fiscal, o que acarreta em mancomunação com os federais) e lojistas enfiam a faca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@Kleber Peters Já salientando que acho um ABSURDO um processador destes custar isso.
Enquanto brasileiro não parar de comprar por impulso será assim.

Tinha que custar na faixa do 1k e já estaria bem pago, assim como o 3600 não deveria custar mil e tantos.
Mas só tem maluco aqui, que tem pé de dinheiro no quintal, então os "fornecedores" (muambeiros de gravata, porque não negociam com as fabricantes e sim importam de outras localidades, igual muambeiro mesmo, mas com anuência fiscal, o que acarreta em mancomunação com os federais) e lojistas enfiam a faca.

Concordo em gênero, número, grau e qualquer outro quesito que tiver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...