Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc não funciona com 2 pentes de memória


Posts recomendados

Galera, boa noite! meu primeiro tópico aqui

estou com um problema que está realmente me irritando hehe

montei um pc recentemente utilizando peças de 2 pcs

funcionou tudo bem e tal

o problema é

estou com 2 pentes de memória 

uma de 2gb ddr3 1333 kingston e outra 4gb ddr3 1333 kingston

as memorias sao iguais , só o tamanho é diferente

a placa-mãe é uma asus m4a78lt-m le

 

quando eu coloco somente um dos pentes, funciona de boa

porém com os 2 não da boot

limpei as memorias e coloquei de novo e consegui boot, na hora de começar o windows, deu tela azul

ligando de novo, tela preta, sem boot..... do nada  na tela preta deu beep, ligou o pc e entrou no windows e reconheceu os 6 gb

desliguei, quando liguei, tela preta de novo sem boot

quando eu limpo as memorias e da boot, da tela azul ao iniciar o windows (depois quando reinicia só tela preta)

só aquela vez que entrou mesmo

onde está o erro, o que eu faço?

como disse, elas separadas funcionam de boa, só que juntas estão com esse problema

tem que configurar algo na bios? alguém pode me dar uma luz?

obs: testei os slots separados tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tem só 2 slots de ram, provavelmente a placa está tentando fazer dual channel.

Como os slots tem tamanho diferentes, vai dar esse erro mesmo.

 

Verifica na bios se tem alguma opção para desativar o dual channel.

Se não você terá duas opções, deixar somente a memória de 4gb, ou vender essas suas memórias e comprar um kit de memórias idênticas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não consigo rodar o programa sem boot

mas as duas funcionam muito bem separadas, só juntas mesmo que ta com problema

http://www.subdude-site.com/WebPages_Local/RefInfo/Computer/Hardware/BIOS_UEFI/PDFs/AmericanMegatrendsBIOSmenus_ASUS_m4a78lt-m_le_MotherboardInstallGuide_english_cizgi-com-tr_2009_62pgs.pdf

o manual da placa-mãe ta ai, tem as opções da bios embaixo , será que da pra desativar o dual channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programa: https://www.memtest86.com/download.htm

 

Tutorial de como instalar no pendrive: https://br.ccm.net/faq/1721-como-testar-sua-memoria-ram-com-o-memtest

adicionado 0 minutos depois

@Guilherme Borghezani O memtest não roda de dentro do windows, ele roda direto da inicialização do computador. Se o computador liga, então ele consegue rodar.

adicionado 2 minutos depois
18 minutos atrás, Guilherme Borghezani disse:

será que da pra desativar o dual channel?

Deixa eu ver o manual e te falo.

adicionado 14 minutos depois
 
 

ABRA O "Advanced menu"

ABRA O "NorthBridge Configuration"
ABRA O "Memory Configuration"

 

>> Bank Interleaving (NÃO ALTERAR)

>> Allows you to enable the bank memory interleaving. (NÃO ALTERAR)

>> Channel Interleaving [XOR of Address bit] (NÃO ALTERAR)

>> Allows you to enable the channel memory interleaving. (NÃO ALTERAR)

>> Enable Clock to All DIMMs [Disabled] (NÃO ALTERAR)

>> Memory Hole Remapping [Enabled]

>> DCT Unganged Mode [Auto]

>> Power Down Enable (NÃO ALTERAR)

>> ECC Configuration [Disabled]

 

 

 

Isso deve colocar as duas memórias em single channel e habilitar o uso de mais do que 4gb de memória (memory hole remapping).
Se mesmo assim o windows não iniciar normalmente, passe o memtest86 nessas memórias.

adicionado 20 minutos depois

Editei para ficar mais fácil de entender.

adicionado 23 minutos depois

Se você já tiver fuçado muito na sua BIOS, recomendo que vá na opção "Load Setup Defaults" antes de começar tudo isso, mas observe antes se seus HDs estão em AHCI, RAID ou IDE, pois isso previne a inicialização do windows se estiver configurado errado, o que inclusive pode ser seu verdadeiro problema se você já tiver resetado a BIOS anteriormente. O certo é instalar o windows em AHCI, que é a configuração de alto desempenho dos HDs. Se você tiver resetado a BIOS, essa opção volta para IDE, e aí o windows não inicia.

adicionado 24 minutos depois

Esta opção você encontra em "Main Settings">>"Sata Configuration".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a sua fonte?

 

SE você não puder usar um pendrive ou CD de boot com o memtest você pode testar as memórias (preferencialmente as memórias separadas) com o Windows 10 ou 7.

 

Passo 1. Execute a ferramenta Diagnóstico de Memória do Windows. Para isso, pressione as telas Windows + R simultaneamente, na janela que aparece, digite "mdsched" (sem as aspas e não itálico!) e depois clique no botão "OK";

(ou digite "memória" no campo de pesquisa do Win e escolha abrir o Diagnóstico de Memória do Windows)

 

Passo 2. Quando a janela da ferramenta for exibida, clique na opção 'Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado)';

 

Passo 3. O PC reiniciará e executará a ferramenta, que fará um primeiro teste nas memórias; (deixe o teste correr, pois não é demorado - menos que 3 minutos!)

 

Passo 4. Na sequência, será feito um segundo teste nas memórias. Assim que terminar, o PC será reiniciado novamente;

(deixe o teste correr, pois não é demorado - menos que outros 3 minutos!)

 

Passo 5. Depois de reiniciar, será exibida uma notificação sobre o resultado. Para ver os resultados dos testes, clique nessa notificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha fonte é uma corsair 550w

vou realizar os procedimentos quando chegar em casa

mas como falei, sozinha, elas funcionam perfeitamente

o problema é juntas não da boot e quando(raramente) da, da tela azul

somente uma vez passou tudo certo  e reconheceu certinho

 

esse pc ta tava sendo usado somente com a de 2gb

agora (ja faz um tempinho) to usando somente com a de 4gb

eu sinceramente nem sei se teria beneficio real de usar os dois pentes

mas como ta aqui parado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Borghezani Benefício você terá por causa da quantidade de memória disponível com certeza, pois 6GB evitam que o windows consulte o cache tanto. Eu entendi que as duas só não funcionam juntas. Inclusive tive o mesmo problema fim de semana passado, mas no meu caso era no socket do CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Borghezani Por erro de transporte do antigo proprietário da minha atual placa-mãe, que a transportou dentro do computador com o cooler solto, parece que ou danificou alguma trilha da placa ou pino do socket do CPU, não tenho certeza. O que estava ocorrendo eram quedas na tensão do sistema toda vez que a memória ou placa de vídeo eram muito taxadas. Eventualmente ele simplesmente desligou e não quis ligar mais. Fiz teste de bancada e descobri que a placa-mãe não queria mais aceitar dual channel. Pesquisei muito e vi casos similares onde o socket do CPU havia sido danificado. Por fim instalei as duas memórias em single channel e estou deixando assim até ter tempo e disposição para tentar reparos. 

Testei vários módulos de memória, de várias velocidades e capacidades, sem sucesso. Parece que quando a placa-mãe tenta trafegar dados em um certo barramento na velocidade máxima dá erro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Borghezani Teste elas separadamente mesmo com o memtest86. Agora que estou lembrando, já tive esse problema no meu antigo PC AMD. Era um phenom II x4 965, com duas memórias de uma velocidade que a placa-mãe não aguentava. Toda vez que eu tentava colocar elas em dual channel com a velocidade nominal das memórias, ele dava erro de memória e ou reiniciava ou desligava. Eu ficava chateado porque teoricamente tinha que funcionar, mas por fim larguei e deixei rodar na velocidade máxima que a placa-mãe aguentava... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...