Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 960 instável após update para windows 10


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Boa noite galera.

 

Fim de semana passado montei um computador com peças que tinha sobrando aqui. Comprei fonte e gabinete novos, mas fora isso usei minha placa de vídeo e HDs antigos. Usei placa-mãe, processador e memórias que eu herdei de um upgrade de um cliente. Além disso comprei uma cópia do windows 10 - 64 bits e instalei limpa e com drivers atualizados. A nova configuração segue abaixo. 

O problema que tenho tido é quando jogando o jogo Nioh. O jogo conhecidamente tem esses problemas, mas eu não os tinha antes do upgrade, sendo que meu CPU  e memórias agora são superiores aos anteriores. O jogo fica perdendo FPS aleatoriamente, caindo de 60 FPS para qualquer coisa entre 25 e 11 FPS a todo instante. Na mesma hora que isso acontece, o monitor de recursos do MSI afterburner indica uma queda no power, FB e BUS usage (vide figura abaixo).

 

Estou fazendo um rollback dos drivers Nvidia como último recurso, mas já fiz de tudo, incluindo desativar programas que estão rodando em paralelo, desligar o gaming mode do windows e configurar manualmente as configurações do Nvidia Control Panel como indicado em um tópico do jogo. 

Ainda não testei outros jogos.

 

Seguem as specs do meu PC e a captura do MSI afterburner. Alguém tem ideia do que está causando isso? 

Abraços.

 

MB: MSI Z68A-GD55 G3

CPU: i7-3770

RAM: Corsair vengeance 16GB (2x8) 1600 MHz

PSU: XFX XTR2 550 Full Modular Gold 80Plus

HDs: 2 x 1TB WD Caviar Blue

GPU: Gigabyte Gtx960 2gb G1 Gaming

 

image.thumb.png.d604e9df98f4e874b436a4609d3c7ead.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Favor excluir este tópico.

 

Descobri que com o directx 12 a placa de vídeo está utilizando novos recursos que estão consumindo toda a memória de vídeo. Para solucionar o problema eu teria que rodar o jogo no w7 (dx 11) ou desativar dinamic shadows. Problema resolvido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa noite galera.

 

Enquanto não excluem o tópico, quero deixar aqui minha experiência sobre o que narrei acima. Acontece que o problema na verdade era relativo à placa-mãe. As quedas de energia, frame rate e uso da GPU eram, na verdade, um sintoma de algum tipo de falha no socket da CPU. Quando o computador parou de iniciar em dual channel, tive de fazer uma série de testes, e agora ele se recusa a rodar em dual novamente, pois parece que torrou alguma coisa do controlador, ou a condutividade em algum pino do socket foi perdida permanentemente. Pesquisei bastante sobre o assunto, e parece que esse problema é bem comum. Oportunamente vou tentar retirar o cooler da CPU novamente e, quem sabe com uma lupa, tentar achar qual pino está comprometido. Engraçado que eu jurava que um socket comprometido não daria boot, mas nesse caso apenas limitou o FSB, em especial no tocante à memória. A consequência final foi um dano permanente ao BUS, que agora não aceita mais dual channel em qualquer hipótese (mesmo após limpeza do CPU e reinstalação do mesmo).

 

O cliente que me passou esses componentes havia transitado com esse computador com o cooler, nada menos que um hyper 212, solto dentro do gabinete (ele estava se divertindo fuçando e achou que não teria mal algum transitar com o cooler solto, affff). Em algum momento a placa-mãe foi danificada por causa disso.

Em resumo, computador se recusando a ligar com as memórias em dual channel, mesmo depois de reset de BIOS, provavelmente é por causa do socket da CPU. Em alguns casos por mal encaixe, mas às vezes também por dano. Se passarem por quedas ou falhas do tipo, reinstalem a CPU e o cooler, antes que suas placas mães sejam danificadas como a minha foi...

adicionado 0 minutos depois

 

 

Com as memórias em single channel o sistema voltou a funcionar perfeitamente, sem quedas de desempenho no jogo Nioh (nem em outros, já testei vários), a despeito das configurações de dinamic shadow. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...