Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte RM 650X desarmava e agora placa não liga mais.


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Bom primeiramente não sei se esse tópico é sobre eletrônica, sobre placa-mãe ou sobre fonte de alimentação, pois é complicado a duvida.

 

No verão de janeiro deste ano, aqui em casa sem ar condicionado chega a 50ºC a sombra, meu computador andava desarmando com essa fonte Power & Cooling Silencer Mk III 600 W que comprei pelo review do próprio Clube do Hardware na época. Achando que já poderia ser a fonte, por ser antiga, não estar mais conseguindo entregar os 600W a 50ºC como aconteceu em outros janeiros em outros anos, logo achei que se conseguia antes poderia ser já velhice da fonte.

 

Então comprei Corsair 650W 80 Plus Gold Modular RM650X em janeiro mesmo, comprei Gold e com mais Watts, pois o que sobra não vai faltar, e também gera menos calor o Gold, entretanto essa nova fonte desarmo com o calor, mesmo assim desarmo só 3 vezes no dia quente contra 7 vezes da antiga.

 

Passou o verão, e tudo funcionado normalmente sem mais desligamentos, que imaginava agora ser só o calor, pois a fonte antiga Power & Cooling Silencer Mk III 600 W estava funcionado também de boa.

 

Mas em abril desse ano a placa-mãe ou o processador pararam de funcionar de vez e a placa-mãe apresentava ERRO 05 no Display de ERROS dela e não ligou mais. Limpei toda placa-mãe inclusive com Álcool Isopropílico, e fiz tudo o possível pra tentar faze-la voltar a funcionar, tenho tudo dobrado e fiz trocas de memória, HD placa de vídeo, Fonte de alimentação (como citei acima) e ETC. Mas não tenho dobrado nem processador nem placa-mãe, sobrando apenas a chance de ser ou processador ou placa-mãe.

 

A dúvida é a seguinte: Os VRMs Gastos e pelo calor poderiam estar esse ano puxando mais Watts da fonte que o normal pelo fato de estarem gastos? Afinal não desarmo uma única vez no verão do ano passado com uma fonte de 600W.

 

Processador Ameaçando Queimar pode puxar mais Watts da fonte de alimentação?

 

Tentando Configura na calculadora de consumo do processador em modo Turbo, aumentei a tensão nominal do processador pra tensão e a frequência do modo Turbo, coloquei o uso do computador em 100% nesse site e coloquei tudo que tenho nele ligado a fonte pra calcular mesmo o que não estava a usar.

https://outervision.com/b/9Dve7X

Deu um consumo de 555W

 

Mesmo assim ele parou de funcionar meado de abril, um dia de temperatura normal. Sim, monitoro sempre a temperatura em dias quentes pra ter certeza que tudo está ok.

 

OBS: Gostaria de ouvir sua opinião @faller

OBS2: toda minha configuração está abaixo do meu nome.

OBS3: no dia que foi o ultimo dia que ligou, só joguei LoL e vi séries, sim já estava com a fonte nova, pois é mais econômica que minha fonte antiga.

OBS4: Não uso estabilizador desde 2012. Aprendi com vocês. Desde que comprei essa MK III 600W não uso estabilizador, minha fontes antes desta queimou por calor, embora tivesse conectado no estabilizador.

OBS5: também tirei o modo turbo do processador pra não desarma mais no verão de 50ºC e não desarmo mais, mesmo no calor.

OBS6: site da placa-mãe http://www.asrock.com/MB/AMD/990FX Extreme4/index.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria ok então obrigado pela resposta.

Só gostaria de saber, de quem conhece mais de fonte e circuito de placas-mãe, é normal quando prestes a queimar, os VRMs puxarem mais corrente? só pra ter certeza e não cometer esse erro de novo de achar que é a fonte.

 

Obrigado desde já.

 

Se a resposta for sim então descarto o processador, pois não tive como testar o mesmo. Ai levo a placa numa assistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Henrique PP disse:

Só gostaria de saber, de quem conhece mais de fonte e circuito de placas-mãe, é normal quando prestes a queimar, os VRMs puxarem mais corrente? só pra ter certeza e não cometer esse erro de novo de achar que é a fonte..

É normal que, com a utilização, eles percam um pouco da eficiência, com o passar do tempo.. Silício tem um "desgaste" natural, ao longo dos anos.. Tipo CPU em OC.. Hoje, você poderia colocar um processador numa frequência X, com tensão Y.. Daqui um tempo, você pode precisar aumentar a tensão, pra manter a frequência e a estabilidade..

 

O princípio seria o mesmo.. Pode até puxar um pouco a mais, e isso seriam alguns Watts a mais apenas, mas ainda tem mecanismos pra controlar a temperatura deles.. E a placa tem um heatsink grande no VRM..

 

Pode ser que seja um componente que tem uma dissipação ruim, no entorno, ou nem tem dissipação ou algo com defeito de fábrica.. Pode nem ser o VRM até.. Talvez, por ter tomado tanta precaução como tomou, o problema não tenha se manifestado antes..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta no dia do meu aniversário.

 

Entendi agora o que precisava entender.

Realmente eu chegava a ligar o ventilador nos dias quentes apontado pra ela, como não tenho ar condicionado, ligava o ventilador no gabinete aberto, soprando o ar pra dentro. Agora tenho de enviar pra consertar. A placa me serviu bem de 2014 até 2019.

 

Só não enviei pro conserto, porque ainda to cogitando se vale a pena montar um sistema novo ou consertar o antigo. Se memórias e placas-mãe novas tivessem mais barato já teria migrado, tendo e me dado esse presente de aniversário.

 

De qualquer forma obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...