Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta térmica nos pinos do processador


Posts recomendados

Ao desmontar meu PC e retirar as peças, acabei melando sem querer os pinos do meu processador AMD com a pasta térmica. Tentei limpar ao máximo os pinos com papel 

higiênico e algodão, sobrou alguns resquícios da pasta, mas decidi parar, com receio de entortar algum pino. Comentei com um colega e ele disse que não teria problema, então remontei o computador e ele funcionou normalmente. 

Já fazem três meses que estou usando o computador e não houve problema. Eu nem lembrava desse fato até que por acaso li algumas coisas sobre o assunto e fiquei preocupado. Queria saber se eu posso ter futuros problemas por causa do meu descuido, e o que eu faço? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha não deve ter problema algum mas pra limpar podes esfregar um pincel macio molhado de Álcool Isopropílico ou limpa contato que o pincel remove a pasta sem problema dissolvendo-a.

 

Mas como disse não deve ter problema pois essas pastas baratas não são condutivas no geral.

Ta ai ultimo patamar das pastas não condutiva. https://pt.aliexpress.com/item/33043358719.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.3cf04de0sPLHVE&algo_pvid=43c66121-c1fe-42a9-9c49-37e423fce339&algo_expid=43c66121-c1fe-42a9-9c49-37e423fce339-23&btsid=575882bf-cb5e-4417-a666-a6f06a324b1b&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_1,searchweb201603_52

W/m. k = 11

 

Pra uma que tem metal liquido e logo é bem mais difícil remover mesmo com álcool isopropílico. Pra não dizem impossível.

https://pt.aliexpress.com/item/32855186032.html?spm=a2g0o.detail.1000014.9.fc283dbcwLHAmI&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.13338.136874.000000000000000&scm_id=1007.13338.136874.000000000000000&scm-url=1007.13338.136874.000000000000000&pvid=4696c164-8e88-40d1-8545-5c7f2946e633

para condutibilidade de W/m. k = 75

adicionado 2 minutos depois

OBS: algumas usam pó de grafite que também é um semi condutor.

adicionado 6 minutos depois

OBS2: todo material é condutor só dependendo da tensão, computador usa 12V (tensão bem baixa) nessa tensão muitos materiais não são condutores, mas o grafite é um semi condutor então em baixa tensão ele também conduz tanto a temperatura quanto a eletricidade assim como os metais.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Muito obrigado por esclarecer minha dúvida. Ocorre que o PC é novo então utilizei a pasta que vem com o cooler box. Meu medo era que a pasta causa-se algum dano a longo prazo ao meu hardware. 
Estou aliviado agora com a sua resposta. De qualquer forma, irei limpa-lo na próxima vez que eu fizer manutenção na minha máquina. Obrigado novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @Henrique PP disse, não tem tanto problema na maioria dos casos, especialmente se você tiver conseguido limpar a placa do processador, onde poderiam ter ficado resquícios da pasta térmica, mas isso no caso de ela ser condutiva.

Minha preocupação, no entanto, é com o oposto. Aconteceu muitos anos atrás de eu receber um computador com processador queimado para reparo (foi a primeira vez que vi um processador queimar, e creio também ter sido a última). O que aconteceu com esse processador, quando fui inspecionar, é que havia caído/escorrido pasta térmica diretamente sobre os pinos (pasta térmica não condutiva). Ao longo do tempo de uso (não imediatamente, pois o computador funcionou por anos desde a instalação do processador), a condutividade foi piorando até o ponto que foi interrompida, causando a queima do processador.

Assim sendo, o isolamento da condutividade também é um grande problema. Eu recomendaria que você limpasse os pinos do processador como o Henrique disse, usando pincel ou uma escova de dentes velha e isopropanol em abundância para dissolver a pasta. No seu lugar eu ainda tentaria limpar os contatos do socket, mas isso já é mais arriscado e eu não te recomendaria fazer sem a devida experiência. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Essa era minha preocupação, do meu processador acabar queimando posteriormente com o uso. Eu iria deixar a limpeza para quando meu computador estivesse precisando, mas agora vou providenciar os produtos para a limpeza o mais rápido possível para não ter nenhum problema. Muito obrigado, sua resposta foi de grande ajuda.

O melhor a se fazer é não usar o pc enquanto não resolvo esse problema, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...