Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulando tensão num divisor de tensão com resistores


wainstock

Posts recomendados

@albert_emule Realmente você explicando é bem esclarecedor. Consegui bastante com suas informações. Muito obrigado amigo. Como venho aprendendo de forma empírica, tenho pincelado informações, agregando com alguns estudos, entretanto, desta forma acabo patinando quando chego numa parte do conhecimento que pulei. Tem apenas uns meses que estou trilhando o caminho da elétrica e agora mesclando com a eletromecânica.

Agradeço mais uma vez a você e a amiga @Isadora Ferraz pela paciência, tempo e disposição para ajudar.

 

49 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Apesar da invejável abundância de recursos hídricos, penso que pode manter o gerador bem lento ou até mesmo pará-lo de vez quando satisfeitos os requisitos da bateria ou da sua casa.

De fato, um sistema com um registro dágua e motor pra controlar a vazão é uma alternativa curiosa que já tive idealizando.

 

Grande ideia @Isadora Ferraz vem ao encontro dos meus pensamentos. Posso desenvolver uma represa (sem danos ambientais) suficiente para canalizar a saída para a força motriz. Como tenciono um sistema compacto, posso até remove-lo quando quiser. Basta fechar o registro de saída e remover o equipamento. A questão do motor para fazer isto é outra história.

O projeto do amigo @albert_emule me servirá para enquanto estiver carregando, desligar o sistema para além de não sobrecarregar a bateria, liberar o sistema para rodar livre, sem o peso da carga. Estou no caminho?

 

Até semana que vem estou no Rio de Janeiro. Retornando para a montanha no dia 3. Então, vou efetivamente arregaçar as mangas e calçar as galochas...rs Ansioso para ver os resultados obtidos.

Quase comprei uma máquina de lavar no ferro-velho...kkk Mas estou sem ferramentas para o desmanche, vim de bus e lá só tenho moto. Com certeza depois deste protótipo vou embarcar nesta sua ideia Albert. Como já disse, havia visto alguns desses videos sobre maq.de lavar x geradores, contudo com desdem. Agora, com sua informação fiquei mais convencido.

Eles chegaram alterar os fios das bobinas?

 

adicionado 13 minutos depois

Inclusive Albert se puder, até o meio da semana que vem, me adiantar os componentes do seu circuito, vejo se compro aqui, pois lá na região não existem lojas desses materiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, wainstock disse:

O projeto do amigo @albert_emule me servirá para enquanto estiver carregando, desligar o sistema para além de não sobrecarregar a bateria, liberar o sistema para rodar livre, sem o peso da carga. Estou no caminho?

 

Isso mesmo. 

 

 

13 minutos atrás, wainstock disse:

Como já disse, havia visto alguns desses videos sobre maq.de lavar x geradores, contudo com desdem. Agora, com sua informação fiquei mais convencido.

Eles chegaram alterar os fios das bobinas?

 

 

Os que geram uns 100 watts em 150 RPM foi alterado sim. Retiraram os imãs de ferrite e colocaram de neodímio.

Também refizeram os bobinamentos. 

 

Mas eu ouvi de um dos caras lá no grupo que é mais experiente, que o melhor custo benefício é usar do jeito que vem. Pois se for colocar imãs de neodímio e rebobinar, o curto aumenta. 

 

Tem outro tipo de motor que os caras lá usam com resultados muito semelhantes.

São os servo-motores industriais. 

Motor de passo industrial daqueles grandes de mover braços de robô. 

Deste do link abaixo: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1293443987-gerador-1kw-p-roda-dagua-roda-pelton-e-turb-eolica-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um circuito bem simples com o 2N2222, o TL431 e um relé de 12v que liga a carga quando chega num limite (mínimo), e religa quando atinge outro limite (máximo) pré definido por um trimpot, para trabalhar com uma bateria de 12v. Ainda não testei na prática, mas simulado funcionou bem.

Também comprei este módulo, mas também não testei.

1478850839-2-750x750.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, wainstock disse:

Fiz um circuito bem simples com o 2N2222, o TL431 e um relé de 12v que liga a carga quando chega num limite (mínimo), e religa quando atinge outro limite (máximo) pré definido por um trimpot, para trabalhar com uma bateria de 12v. Ainda não testei na prática, mas simulado funcionou bem.

Também comprei este módulo, mas também não testei.

1478850839-2-750x750.jpg

 

Um dos melhores geradores que já vi:

https://youtu.be/3P5fM3eWBtQ

 

 

Onde comprar:

https://m.banggood.com/DC-12V-24V-400W-Permanent-Magnet-Generator-Wind-Turbine-Windkraftanlage-Motor-p-1382630.html?utm_source=seo&utm_medium=organic&utm_campaign=31931846&utm_content=1861&p=EH062131931846201904&_APPDRAINAGE=1

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, albert_emule disse:

Descrição:

Potência: 400W

Potência máxima: 410W

RPM: 600 rpm

Tensão nominal: DC 12V / 24V

Resistência máxima: 0.5NM

Sistema de controle: eletromagnetismo

Método de lubrificação: graxa de enchimento

Temperatura de operação: -40 ℃ -80 ℃

Quantidade: 1pc

Características:

1. estrutura simples, alta confiabilidade.

2. tamanho pequeno, peso leve, alta potência.

3. Geração de energia de média e baixa velocidade, desempenho bem.

4. Pode prolongar significativamente a vida útil da bateria, reduzir a manutenção da bateria.

5. alta eficiência.

6. Gerador de ímã permanente sem escovas, sem estrutura de anel deslizante, eliminando a interferência de rádio gerado escova de carbono e atrito do anel deslizante, mas também reduz o gerador sobre os requisitos de temperatura ambiente.

Embalado incluído:

1 x alternador de ímã permanente

Mais detalhes:

 

adicionado 3 minutos depois
4 minutos atrás, wainstock disse:

usando os imãs que vem de fabrica também?

Sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alta resultado com baixa rotação. Se pensarmos no custo da energia fornecida pelas concessionarias nem é tão caro.

adicionado 12 minutos depois

Tô levando alguns motores pequenos (impressora, cds e de ferramentas) de sucatas para fazer alguns experimentos.

Também comprei uma mini turbina hidrelétrica 12v/10w, mas creio que produz menos de 300mA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...