Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado não esta funcionando


Posts recomendados

Olá galera!

 

Vamos lá novamente. Aqui estou postando mais um problema do teclado porém agora tem algo novo. O técnico levou para a sua casa e seu trabalho meu cpu, testou nos dois lugares com o meu teclado e funcionou normalmente, porém quando testou aqui em casa não funcionou. Fizemos diferente dessa vez. Tiramos a cpu da minha escrivania e no momento que ele estava com a cpu em mãos o teclado começou a funcionar mas quando colocávamos a cpu novamente na mesa não funcionava. Estamos suspeitando que esta passando alguma corrente elétrica na mesa e no meu quarto pois em qualquer lugar que a gente coloque não funciona porém se ele levanta cpu os teclados funcionam. Galera gostaria de uma solução para esse problema. Ja fiz um aterramento meia boca e não funcionou. Talvez um estabilizador? Será que se eu comprar um teclado sem fio funciona? Eu uso um teclado da Genius que tem um fio grosso, diferente dos outros teclados que tem fio fino e não funcionam. O técnico disse que possivelmente a Genius funciona por ter alguma proteção na fiação e as outras não. E ai ? Alguém aqui já passou por isso? Gostaria de uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso para mim está mais para mal contato do que outra coisa, na hora que movimenta o contato é reestabelecido, normalmente mouses e teclados com fio costumam quebrar os pequenos cabinhos junto a eles por ficar movimentando para la e para ca. Sobre passar corrente elétrica como sabe que está? Para isso tem que usar um voltímetro, mas não creio que isso tenha a ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Men eu acho que não. O movimento é feito apenas quando  tiramos acpu da mesa e seguramos, sem deixar a cpu tocar na mesa ou qualquer outra coisa do meu quarto. Seguramos a cpu e os teclados pegam, e também já testei os teclados no meu notebook e funcionam normalmente alem de também testar as portas USB com outros dispositivos e estão funcionando. Quando coloco o teclado em cima da cpu e começo a digitar o teclado funciona por isso estamos achando que e alguma corrente elétrica. Acho que talvez um teclado sem fio funcione até porque ele não tem contato elétrico com a cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que quer dizer exatamente com uma corrente elétrica, explica melhor seu ponto de vista, já levei choque em gabinete de quase 50 V e sabemos que a placa-mãe opera com 12 V então na teoria só se estiver alguma parte da alimentação da fonte vazando para a massa ou então poderia ser do monitor crt, digo isso porque desde que aderi aos monitores de LCD, comecei com 17" e hoje estou com 40" isso nunca mais ocorreu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Achamos que algum tipo de corrente elétrica esta passando para a cpu ou vice versa. So você vendo a situação. Quando eu encosto a minha mão no gabinete e aperto nas teclas do teclado eles funcionam mas quando tiro a frescura começa novamente. Eu acho que isso e energia eletrostática. Conversei com o técnico e ele também esta achando isso mas nao tem certeza.  O meu gabinete tem fonte genérica então pode ser isso também porém ele testou a cpu em sua casa e trabalho e funcionou então acho que é algo la de casa mesmo. A fiação ou algo assim. Aqui no trabalho tem um nobreak. Acho que vou levar pra testar. Se funcionar retorno aqui. De qualquer modo ainda estou disponivel para alguma ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ainda que esteja vazando alguma energia, o que isso iria impedir ou permitir o funcionamento de teclado e mouse?

Não creio ser estática porque esta para ser gerada tem que haver movimento, por exemplo andar de moto com calçado de borracha, ao descer dela você estará carregado, mas basta tocar em algo metálico para descarregar, então seu teclado se dependesse de estática teria que só acender e apagar quando você toca no gabinete. Ainda que esteja circulando corrente no seu gabinete, é fácil saber, basta pegar um multímetro e colocar uma ponta na estrutura metálica e outra no fio terra, se houver presença de tensão o marcador irá identificar sua intensidade em volts, como fiz no meu e constatei quase 50 V. A fiação não tem nada a ver com isso, ela apenas te entrega a tensão da concessionária, claro que ela pode ter problemas técnicos como fechamentos de transformadores na rua fora do padrão, etc, mas isso não faria essa diferença que você indica, por exemplo você tem que ligar um interruptor no condutor fase e não no neutro (isso sem 110 V) mas não causaria esse efeito mencionado. Será que tem algum parafuso que soltou e prendeu em baixo da placa-mãe? Pode fazer um teste, tire a fonte fora do gabinete, mantenha as ligações, e coloque a fonte solta sob um material plástico para isolar da estrutura metálica, se for ela ocasionando esse fenômeno pode parar de acontecer....é um mistério que embora seja problema seu, agora estou curioso e querendo saber como sanar, como se fosse meu...😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  rsrs men eu acabei de colocar a cpu no chão, próximo da minha perna, e esta funcionado agora os teclados. Vou manda a foto pra você. Hoje falei com outro técnico e ele me disse pra tentar colocar uma manta de isopor fino entre a placa-mãe e a lateral do gabinete pois ele estava com o mesmo problema e funcionou assim. No meu não deu certo. Ainda não fiz teste com uma fonte real pois não tenho porém esse meu colega técnico tem mas no momento esta ocupado. Vamos ver tooooodas as possibilidades. Quando afasto a minha perna da cpu não funciona.

IMG-20190819-WA0051.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  fui atras e achoooo que descobri. Olhei alguns videos de aterramento e percebi um erro no aterramento feito la em casa. O cabo que faz terra eu conectei na perna da minha mesa de ferro poreeeeeem e essencial que a outra ponta esteja conectada a algo emparafusado ou  chumbado na parede. Dei esse vacilo e hoje a noite vou testar e ver se da certo. Outra situação que encontrei em algum post aqui mesmo do Clube do Hardware, e ai como você ja disse, pode ser a fonte mesmo. Teve um rapaz que estava com o mesmo problema que o meu e tinha fonte genérica,trocou a fonte por uma real e deu certo. Vou tentar a primeira alternativa que e a mais em conta, se não der certo ai vou atras da segunda opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos CASB  Foi o que eu disse no seu outro tópico:

 

Em 12/08/2019 às 22:16, MrNobody disse:

A maioria dos problemas com teclado ocorrem por problemas com energia - podendo ser causado por fonte ruim, falta de aterramento adequado ou má construção do teclado. Então, sim, a fonte pode ser a culpada.

 

Conectar um fio na sua mesa de ferro não é aterramento adequado, é gambiarra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discordo plenamente sobre aterramento ser responsável por mal funcionamento, ao afirmar isso, estamos querendo dizer que o terra e parte do circuito elétrico do computador, quando o fio terra tem a finalidade de proteger o operador de levar choques, ele não foi feito para usar através de circulação de corrente como parte integrante de um circuito, ele serve apenas para isso e nada mais, agora não vejo um nexo causal de funcionar mouse e teclado com o fio terra, se estiver circulando corrente por ele, existe uma anormalidade, isso vale para o condutor neutro também, não é para circular corrente em circuitos monofásicos quando não há nada ligado...agora do ponto de vista eletrônico se isso existe quem pode dizer é um engenheiro eletrônico.

 

http://programacasasegura.org/blog/2017/11/24/diferenca-entre-fio-fase-neutro-e-terra/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, MrNobody disse:

@misterjohn  O problema principal é a fonte genérica, que deixa escapar energia e sem o devido aterramento o problema ocorre.

Você está querendo dizer que a corrente que está fluindo pela carcaça causa isso e um bom aterramento evita? Desculpe, mas eu discordo, desviar o fluxo para a terra não corrige o problema principal que é o defeito que está causando essa anomalia, fio terra não é para haver corrente, ele existe apenas para desviar um contato acidental seja momentâneo o u não, a existência do terra não faz parte do circuito ativo, portanto no meu ponto de vista isso não pode ser a causa do problema do rapaz, Já levei choque em gabinete da ordem de 50 V e nem por isso afetava qualquer coisa. Eu comprei um sobrado e a lâmpada de um dos quartos não apagava porque o fio estava encostando no conduite que era de ferro.

Obs: Inclusive quando ocorre um contato acidental acentuado com a estrutura metálica, a tendência é de desarme de disjuntor, queima de fusível, lembrando ainda que o autor do post afirma na descrição do seu problema, que quando ergue a torre normaliza, então o que isso tem a ver com terra?????

 

Minha formação é elétrica, mas isso foi há muito tempo quando predominava nas indústrias a corrente contínua, pouca eletrônica se comparado com os dias atuais, e corrente alternada destinada a iluminação e tomadas, depois surgiram os tiristores, os inversores de frequência, informática e os equipamentos eram acionados por joystics ligado nas cpu, agora se você demonstrar que esse efeito é causado pelo fio terra eu irei acreditar sem problema nenhum, não quero ser o dono da verdade, mas não consigo visualizar o problema com essa causa e efeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Aterramento no caso dele é um paliativo, só vai esconder o problema - mas sim o aterramento pode resolver o problema dele, se ele não se importar em manter a fonte bomba que pode queimar o PC dele - e inclusive culpar a fonte dele foi a primeira coisa que eu fiz no tópico dele.

 

Um teclado é bem sensível a eletricidade - alguns chegam a ter 130 botões - qualquer alteração na corrente elétrica pode fazer com que o processador do teclado interprete informações de maneira errada. Alguns teclados podem não sofrer problema nenhum com essa alteração na corrente elétrica, por serem bem construidos. Já outros podem não funcionar, ou ficarem abrindo programas devido as teclas multimídias, você também poderia ter problemas como repetição de teclas ou teclas falhando, etc.

 

Em ambos os casos mencionados pelo autor ele/técnico estavam segurando o gabinete - no primeiro caso suspenso - e - no segundo caso apenas encostando a mão com o gabinete sobre a mesa - desviando assim a energia para o corpo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn @MrNobody  Li tudo que você escreveram e por enquanto vou tentar fazer um aterramento que é o mais em conta no momento. Futuramente quando eu estiver mais grana vou comprar uma fonte real. Estou tentando fazer um aterramento aqui mas não esta dando certo creio que porque não estou chumbando da forma correta. Vi tambem que tem uma tomada que funciona como aterramento tambem. Se eu nao me engano e aterramento eletrico e acho que vou comprar uma para ver ser ajuda um pouco. Creio que o ideal seria adquirir uma fonte real mesmo então vou arrumar uma para fazer teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aterramento correto é finar uma haste de ferro revestida em cobre no solo e com ajuda de um conector ligar um fio na extremidade da mesma ou simplesmente enrolar e estanhar para garantir o contato, isso pode ser feito até dentro de uma sala como eu fiz, fiz um pequeno buraco na parede por tras do rodapé e finquei a estaca no solo; você também pode fazer na base da gambiarra, quebrando no canto do cômodo até achar a ferragem, raspar, enrolar um fio de cobre, estanhar, se der enrolar uma fita isolante, outra menos recomendada e enrolar um fio de cobre no conduite da fiação, ou na tubulação hidráulica, se ambos forem de ferro, mas isso seria provisório, ambos não recomendado a não ser que seja algo muito rápido ou para testar, mas tem que checar se ambas tubulações estão em condições de servir de terra, para fazer isso, ligue o fio de uma lâmapada na tomada e o outro fio encoste nessas tubulações, se acender forte é sinal que está em condições de usar desse modo.

Obs: Que fique bem claro que não estou sugerindo que façam coisas indevidas, isso é só para teste e verificar se isso resolve, se der certo, faça a coisa certa que é essa abaixo:

 

haste-de-aterramento-2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@misterjohn No momento adquirir um teclado wireless por enquanto. Futuramente quando eu precisar usar um teclado mecânico, quando eu quiser instalar jogos mais pesados e online eu vou precisar e ai eu vou correr atras de resolver esse problema pois a maioria desses teclados são usb pelo que já pesquisei.  De qualquer modo quase tudo que eu fiz para tentar resolver foram gambiarras rsrs Creio que eu se eu fizer esse terra do jeito padrão ai sim resolverei o problema!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...