Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modelo de Nobreak Senoidal - Já usaram este?


Posts recomendados

Bom dia pessoal. Encontrei um nobreak de onda senoidal perfeita, e parece ter um bom custo benefício:
Este é o link do fabricante

 

http://ragtech.com.br/produtos/easy-pro-600va-1200va/

 

Minha intenção é pegar o modelo de 1200va.


Meu setup é um

Ryzen 3700x // RX 5700xt // 2 monitores IPS (Fonte com PFC Ativo)

Core2DUO E7500 sem monitor (firewall entre outras coisas :))

 

Minha intenção é apenas ter tempo hábio de desligar os equipamentos numa queda de energia. Não busco mais do que 10 minutos de uptime.

 

Alguém usa/já usou esta marca/modelo? Podem dar opiniões?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

Bom dia pessoal. Encontrei um nobreak de onda senoidal perfeita, e parece ter um bom custo benefício:
Este é o link do fabricante

 

http://ragtech.com.br/produtos/easy-pro-600va-1200va/

 

Minha intenção é pegar o modelo de 1200va.


Meu setup é um

Ryzen 3700x // RX 5700xt // 2 monitores IPS (Fonte com PFC Ativo)

Core2DUO E7500 sem monitor (firewall entre outras coisas :))

 

Minha intenção é apenas ter tempo hábio de desligar os equipamentos numa queda de energia. Não busco mais do que 10 minutos de uptime.

 

Alguém usa/já usou esta marca/modelo? Podem dar opiniões?

 

Esse nobreak tem estabilizador interno, apesar de ser senoidal puro, ou seja, continua sendo prejudicial ao seu equipamento. Não recomendo. 

 

Quanto à potência dele, esse modelo entrega cerca de 840w (considerando FP = 0,7). Se sua fonte for de de ~650w ou mais, ele também não será adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Minha fonte é de 850w, mas não consumo toda 60% dela em full load. Mas essa questão do estabilizador me incomodou. Se não for possível desligar este recurso, acho que vou sair fora desse modelo.

adicionado 4 minutos depois

Segundo o fabricante, é indicado para computadores com fontes com ou sem PFC. Mas fique encafifado com isso.

 

 

Screenshot_20190819_102417.png

adicionado 11 minutos depois

Este é o manual do fabricante para o modelo específico que estou vendo:

http://ragtech.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Lâmina-Easy-Pro.pdf?x14201

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

@braconius Minha fonte é de 850w, mas não consumo toda 60% dela em full load. Mas essa questão do estabilizador me incomodou. Se não for possível desligar este recurso, acho que vou sair fora desse modelo.

adicionado 4 minutos depois

Segundo o fabricante, é indicado para computadores com fontes com ou sem PFC. Mas fique encafifado com isso.

 

 

Screenshot_20190819_102417.png

adicionado 11 minutos depois

Este é o manual do fabricante para o modelo específico que estou vendo:

http://ragtech.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Lâmina-Easy-Pro.pdf?x14201

O nobreak precisa ser dimensionado para a potência total da fonte, não para a potência que você usa. Como você colocou uma fonte com excesso de potência, precisará comprar um nobreak com potência a mais também. PAra uma fonte de 850w, você precisa comprar um Nobreak que entregue, pelo menos, cerca de 1060w.

 

Como dito, esse shortbreak tem estabiliazador interno, então, ele segue sendo prejudicial pra equipamentos eletrônicos (independente do que o fabricante diz).

 

Colocou uma fonte de 850w numa configuração que sequer consome 400w... Vai entender... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Eduardo Frazão disse:

@braconius Entendo. Vou procurar algum que não tenha estabilizador interno. Se o valor for adequado, posto aqui para pedir orientações, se não, saio fora e fico apenas com a rede comum :).

 

Obrigado pelas explicações

1) Da próxima vez que for comprar uma fonte, pela indicações antes. você colocou uma fonte com mais que o dobro de potência que você precisa. É um desperdício de dinheiro.

 

2) Gastar milhares de reais num nobreak, pra usá-lo unicamente pra desligar o PC, não faz qualquer sentido... As fontes de qualidade já são preparadas para suportar o desligamento abrupto em uma falta de energia. Em contrapartida, não possuem proteção em caso de um surto de energia. É contra isso que você precisa se proteger, pois são os surtos que podem queimar seus equipamentos. E para se proteger contra isso, um bom equipamento não custa mais que 200 reais: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-multiprotecao-8/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Na verdade eu comprei esta fonte com o intuito manter ela na máxima eficiência, conforme vi em alguns artigos por aí, e também no canal TecLab. A ideia era não permitir chegar perto do limite mesmo, mas pelo visto não sei se a decisão foi acertada :). Eu ia na verdade pegar uma fonte com aprox 700w, mas como esta estava na mesma faixa de preços, acabei optando.

 

É uma XFX XTR2, parece ser um rebrand da Seasonic PRIME 850W Gold.

 

Eu uso minha máquina principalmente para trabalhar, fica ligada em torno de 15 horas/dia, com várias VM's online, tenho discos NVME, SSD e magnéticos. A ideia principal é não interromper conferências com clientes/colegas de forma abrupta, e principalmente, evitar corromper filesystems, se possível. Mas se for um valor muito alto, certamente não vai compensar.

 

Minha instalação elétrica aqui é confiável, embora seja somente 127v, mas é bem dimensionada, com aterramento, etc.

Vou comprar apenas um clamper destes e tocar a vida.

 

Obrigado novamente pelas dicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

@braconius Na verdade eu comprei esta fonte com o intuito manter ela na máxima eficiência, conforme vi em alguns artigos por aí, e também no canal TecLab. A ideia era não permitir chegar perto do limite mesmo, mas pelo visto não sei se a decisão foi acertada :). Eu ia na verdade pegar uma fonte com aprox 700w, mas como esta estava na mesma faixa de preços, acabei optando.

 

É uma XFX XTR2, parece ser um rebrand da Seasonic PRIME 850W Gold.

 

Eu uso minha máquina principalmente para trabalhar, fica ligada em torno de 15 horas/dia, com várias VM's online, tenho discos NVME, SSD e magnéticos. A ideia principal é não interromper conferências com clientes/colegas de forma abrupta, e principalmente, evitar corromper filesystems, se possível. Mas se for um valor muito alto, certamente não vai compensar.

 

Minha instalação elétrica aqui é confiável, embora seja somente 127v, mas é bem dimensionada, com aterramento, etc.

Vou comprar apenas um clamper destes e tocar a vida.

 

Obrigado novamente pelas dicas.

A diferença de eficiência entre essas faixas de potência é tão ínfima (diria que a diferença não seja nem de 2%), que não vejo como isso pode ser um fator decisivo na hora da compra. Bom, segue o jogo então. A fonte é de excelente qualidade, apesar de eu considerar furada essa parada de fonte modular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Beleza, já estou fazendo a compra do Clamper, apenas optei por outro modelo sem o filtro Coaxial e RJ 11, pois não uso nenhum deles aqui. Mas peguei na mesma loja, o mesmo modelo que você passou, obrigado pela dica!

Sobre as fontes modulares, eu até gosto, mas poderia ser apenas semi-modular. Eu tinha uma CX 750, semi modular, sempre me atendeu legal. A modular realmente evita manter aquele bolo de cabos, mas na prática, esta é a única diferença suponho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

@braconius Beleza, já estou fazendo a compra do Clamper, apenas optei por outro modelo sem o filtro Coaxial e RJ 11, pois não uso nenhum deles aqui. Mas peguei na mesma loja, o mesmo modelo que você passou, obrigado pela dica!

Sobre as fontes modulares, eu até gosto, mas poderia ser apenas semi-modular. Eu tinha uma CX 750, semi modular, sempre me atendeu legal. A modular realmente evita manter aquele bolo de cabos, mas na prática, esta é a única diferença suponho.

você liga esse PC no wifi? 

 

Fonte modular aumenta muito as chances de problemas relacionados à conectores (mal contato, por exemplo). Sem falar que só tem excesso de cabos se a fonte tiver potência em excesso. Se a fonte for corretamente dimensionada, praticamente todos os cabos dela serão usados. Eu diria que um gabinete de qualidade, com bom espaço para organização dos cabos, já resolve esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius É um bom argumento sobre os cabos. De fato sobraram alguns aqui. Usei apenas cabo para Sata, um para molex (para o hub dos fans) e 2 para PCIe.
Eu comprei um gabinete Aerocool Project 7, deu pra organizar legal os cabos.

Eu não Wifi nesta máquina, tenho um switch de mesa simples aqui, e ela fica conectada com um CAT6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

@braconius É um bom argumento sobre os cabos. De fato sobraram alguns aqui. Usei apenas cabo para Sata, um para molex (para o hub dos fans) e 2 para PCIe.
Eu comprei um gabinete Aerocool Project 7, deu pra organizar legal os cabos.

Eu não Wifi nesta máquina, tenho um switch de mesa simples aqui, e ela fica conectada com um CAT6.

Então você precisa da porta RJ11/RJ45 no Clamper, pois os surtos de energia podem vir pela rede também (não só pela tomada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Você acha que isso pode ocorrer mesmo sendo um circuito fechado? Esse switch está ligado apenas no meu firewall e ocasionalmente 2 notebooks, que também serão ligados neste mesmo clamper. O Firewall está ligado numa ONU, sem nenhuma conexão externa com cabos metálicos, só fibra. Mas se tiver risco, posso pegar um clamper com este recurso sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo Frazão disse:

@braconius Você acha que isso pode ocorrer mesmo sendo um circuito fechado? Esse switch está ligado apenas no meu firewall e ocasionalmente 2 notebooks, que também serão ligados neste mesmo clamper. O Firewall está ligado numa ONU, sem nenhuma conexão externa com cabos metálicos, só fibra. Mas se tiver risco, posso pegar um clamper com este recurso sem problemas.

Desconheço alguns desses equipamentos, mas se são ligadas à tomada, em teoria, correm risco de receber surtos de energia. E se estiverem ligados ao PC por meio de um cabo de rede, o surto pode chegar à placa-mãe. Porque não compra logo o Multiproteção, que é um equipamento mais robusto? você, a poucas horas atrás, estava cogitando comprar um produto porcaria por centenas de reais a mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

@braconius Na verdade, eu não peguei o multi proteção por que os conectores são Coaxial e RJ 11. Não consta na documentação do produto o suporte a RJ45. Estou enganado? Eu não achei outro modelo com 8 saídas com proteção RJ45 também. Indica algum?

Ah, ok, acho que agora entendi. Sua internet vem por meio de fibra ótica, correto? Então, não, a fibra não transmite surtos de energia. Você precisa apenas proteger a tomada mesmo.

 

Desculpe o equívoco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Isso, é um link de fibra. A Fibra vai conectada na ONU (faz o mesmo papel do modem ADSL por exemplo). Aí, converte para Ethernet e vai para o firewall. Mas seria interessante um protetor multi portas para RJ45, pois eu poderia conectar outras portas aqui externas, onde não tenho controle da proteção. Eu vou procurar um específico para isso.

 

Agradeço muito a atenção e a ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...