Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus TUF B360M-Plus Gaming/BR não reconhece dual-channel.


Posts recomendados

Possuo uma TUF B360M-Plus, recentemente fui dar um upgrade colocando +8Gb de RAM. Fui tentar seguir o manual da ASUS que pede para colocar os pentes na sequência: Slot/Memória/Slot/Memória e aparentemente não funcionou. Tentei contato com a Asus e até agora sem resposta..

O fato é que consegui resolver meio que na gambiarra, coloquei na sequência: Slot/Slot/Memória/Memória, e isso aparentemente faz com que não funcione o Dual-Channel da mobo.. Alguém consegue me ajudar?

 

Agradeço desde já!

adicionado 1 minuto depois

Importante frisar que as memórias são idênticas, ambas Crucial Ballistix 8Gb 2666Mhz e a placa-mãe não tem nenhum pino torto nem nada, está perfeita!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocou os 2 pentes em slots da mesma cor (ou as 2 nos slots cinza ou as 2 nos slots pretos)?

Ex: slot com memória / slot sem memória / slot com memória / slot sem memória

    ou

      slot sem memória / slot com memória / slot sem memória / slot com memória

 

As memórias são DDR4 2666/2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered? XMP está ativado na BIOS? você alterou algo na BIOS (auto)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei de todas as maneiras possíveis, verifiquei latência etc.

Ambas são iguais, 2666Mhz unbuffered - quanto ao XMP eu não sei se está ativo, no que impactaria XMP ativo?

adicionado 20 minutos depois
22 minutos atrás, engfabio disse:

Colocou os 2 pentes em slots da mesma cor (ou as 2 nos slots cinza ou as 2 nos slots pretos)?

Ex: slot com memória / slot sem memória / slot com memória / slot sem memória

    ou

      slot sem memória / slot com memória / slot sem memória / slot com memória

 

As memórias são DDR4 2666/2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered? XMP está ativado na BIOS? você alterou algo na BIOS (auto)?

 

Chequei e o XMP está off e não alterei nada, está tudo default.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, engfabio disse:

Na BIOS será que se deixar a placa escolher as opções padrões não resolve isso(default F5)?

 

Tem outra fonte para por no lugar? Você já tentou iniciar o PC com apenas uma das memórias e em cada um dos slots (serão 8 testes

 

Testei ligar o PC com apenas uma de cada vez e funcionou perfeitamente. Aparentemente a única diferença entre as memórias é que uma é 3000Mhz e outra 2666Mhz, a de 3000 está funcionando abaixo do pico por conta da placa ter o limite de 2666mhz. Mas acredito que não seja esse o problema do não funcionamento do dual-channel.

 

Consegui ligar a máquina com as duas memórias instaladas mas na seguinte posição:

Slot sem/Slot sem/Slot com/Slot com

Nessa disposição o dual-channel não funciona.

 

Já tentei deixar a bios em default e colocar na ordem que manda o manual: sem/com/sem/com e não funciona.

 

A latência das memórias são muito parecidas, pouquíssima diferença dos valores..

 

Realmente não sei o que pode ser.

adicionado 6 minutos depois

Dados das memórias:

 

Memória 1: DDR4 3000Mhz 1.3v - Latência: 20-18-18-38

Memória 2: DDR4 2666Mhz 1.25v - Latência: 20-16-16-35

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na página 1-8 do manual está a resposta do problema:

 

- As DIMMs devem ser de latências iguais 

- Módulos de memória com frequência superior a 2666Mhz e a sua temporização correspondente  não são padrões de memórias JEDEC. A estabilidade e compatibilidade destes módulos DEPENDEM das capacidades e outros dispositivos instalados

 

Além disso: 

- para conseguir dual-channel as frequências e voltagens também  devem ser iguais.

 

Se você tiver placa de vídeo, diferença será pouca segundo CDH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

cara vou te falar a verdade, tive problema parecido vou te dar uma dica, essa placa tem as linhas de dados da memoria o famoso PCB, rente aos buracos dos parafusos, incrivelmente eles contornam certinho os parafusos. Para instalar a base do fan ou water cooler, verifica se algum parafuso esta dando contato nas linhas de dados, ou ate mesmo ter danificado na hora de aperta, isso e muito comum né placas de hoje em dia pequenas... a linhas de dados contornam exatamente ao buraco do parafuso isso é uma tragedia nas placas... hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • mês depois...

Boa tarde, tive o mesmo problema e fiquei uma tarde inteira procurando respostas em todos os lugares possíveis e nada funcionava, olhei um vídeo de um gringo fazendo overclock da ram na placa dele e decidi numa ultima tentativa mexer no clock das memórias. E não é q deu certo? Baixei o clock delas para 2266Mhz e o computador ligou normal. Se nada funcionar recomendo que experimentem isso. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...