Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Comprei uma memória RAM Team Group G-Force Vulcan 8GB, 2666mhz. Já está em casa há mais de uma semana, portanto, não posso devolver.

Estava querendo comprar agora a placa-mãe MSI b450 Gaming plus, mas parece que a frequência da minha memória não está na lista de compatibilidade, mas tem uma bem próxima, será que poderia usar?

Minha: 2666mhz

Compatível: 2667mhz por JEDEC

Encontrei a resposta da pergunta acima em outro tópico, mas ainda tenho a questão abaixo em aberto.

Encontrei também uma questão nas versões compatíveis no site da MSI

Modelo compatível: TLRED48G2666HC15BDC01

Modelo comprado: TLRED48G2666HC15B01

Será que seria impeditivo para o funcionamento?

Postado

Bom dia,

Primeiro, se a placa-mãe for DDR4 e a memória também DDR4, então vai funcionar. O que acontece é o seguinte, vamos fazer um exemplo com números fictícios: se você compra uma memória RAM de 8GB 2500MHz, mas sua placa suporta apenas 2300MHz, a placa vai reconhecer a memória, mas não vai pegar os 2500MHz que a memória funciona, somente o limite da placa-mãe, que é de 2300MHz. 

Tirou sua dúvida?

Postado

@piterprado Entendi, mas vi muitos relatos de que as b450 tem esse problema de compatibilidade entre memoria e placa-mãe, o PC nem chega a funcionar.

Entendi a diferença entre o modelo aceito pela placa-mãe e o modelo que eu comprei.

TLRED48G2666HC15BDC01 - são 2x4GB

TLRED48G2666HC15B01 - 1x8gb

Só não sei porque não aceitar (em teoria) 1x8 mas aceitar 2x4 da mesma marca e modelo.

Aceita 1x8 de outro modelo da mesma fabricante.

Postado
1 minuto atrás, FMattos disse:

@piterprado Entendi, mas vi muitos relatos de que as b450 tem esse problema de compatibilidade entre memoria e placa-mãe, o PC nem chega a funcionar.

Entendi a diferença entre o modelo aceito pela placa-mãe e o modelo que eu comprei.

TLRED48G2666HC15BDC01 - são 2x4GB

TLRED48G2666HC15B01 - 1x8gb

Só não sei porque não aceitar (em teoria) 1x8 mas aceitar 2x4 da mesma marca e modelo.

Aceita 1x8 de outro modelo da mesma fabricante.

Um pouco confuso, devo assumir que não me deparei com esse problema ainda kkk, porque no meu caso minha placa-mãe trabalha com uma frequencia de 2133MHz e minhas memórias em 2400MHz, mesmo quando era apenas 1 pente de 8GB...

Postado

@piterprado , bom, mesmo com todo esse rolo, comprei a placa-mãe já que era a melhor que eu poderia comprar agora.

Vi outras mais baratas que aceitam o modelo de memoria que escolhi, mas não sei se vale a pena perder qualidade da placa-mãe por medo de não ser compatível.

Se der ruim tento negociar a troca da memória com a loja, já que nunca foi usada..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...