Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria RAM incompatível com placa-mãe


Posts recomendados

Bom dia!

Comprei uma memória RAM Team Group G-Force Vulcan 8GB, 2666mhz. Já está em casa há mais de uma semana, portanto, não posso devolver.

Estava querendo comprar agora a placa-mãe MSI b450 Gaming plus, mas parece que a frequência da minha memória não está na lista de compatibilidade, mas tem uma bem próxima, será que poderia usar?

 

Minha: 2666mhz

Compatível: 2667mhz por JEDEC

 

Encontrei a resposta da pergunta acima em outro tópico, mas ainda tenho a questão abaixo em aberto.

______________________________________________________

Encontrei também uma questão nas versões compatíveis no site da MSI

Modelo compatível: TLRED48G2666HC15BDC01

Modelo comprado: TLRED48G2666HC15B01

 

Será que seria impeditivo para o funcionamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Primeiro, se a placa-mãe for DDR4 e a memória também DDR4, então vai funcionar. O que acontece é o seguinte, vamos fazer um exemplo com números fictícios: se você compra uma memória RAM de 8GB 2500MHz, mas sua placa suporta apenas 2300MHz, a placa vai reconhecer a memória, mas não vai pegar os 2500MHz que a memória funciona, somente o limite da placa-mãe, que é de 2300MHz. 

 

Tirou sua dúvida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@piterprado Entendi, mas vi muitos relatos de que as b450 tem esse problema de compatibilidade entre memoria e placa-mãe, o PC nem chega a funcionar.

 

Entendi a diferença entre o modelo aceito pela placa-mãe e o modelo que eu comprei.

TLRED48G2666HC15BDC01 - são 2x4GB

TLRED48G2666HC15B01 - 1x8gb

Só não sei porque não aceitar (em teoria) 1x8 mas aceitar 2x4 da mesma marca e modelo.

Aceita 1x8 de outro modelo da mesma fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, FMattos disse:

@piterprado Entendi, mas vi muitos relatos de que as b450 tem esse problema de compatibilidade entre memoria e placa-mãe, o PC nem chega a funcionar.

 

Entendi a diferença entre o modelo aceito pela placa-mãe e o modelo que eu comprei.

TLRED48G2666HC15BDC01 - são 2x4GB

TLRED48G2666HC15B01 - 1x8gb

Só não sei porque não aceitar (em teoria) 1x8 mas aceitar 2x4 da mesma marca e modelo.

Aceita 1x8 de outro modelo da mesma fabricante.

Um pouco confuso, devo assumir que não me deparei com esse problema ainda kkk, porque no meu caso minha placa-mãe trabalha com uma frequencia de 2133MHz e minhas memórias em 2400MHz, mesmo quando era apenas 1 pente de 8GB...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@piterprado , bom, mesmo com todo esse rolo, comprei a placa-mãe já que era a melhor que eu poderia comprar agora.

Vi outras mais baratas que aceitam o modelo de memoria que escolhi, mas não sei se vale a pena perder qualidade da placa-mãe por medo de não ser compatível.

Se der ruim tento negociar a troca da memória com a loja, já que nunca foi usada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...