Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Tenho duas perguntas a fazer para o pessoal da área de desenvolvimento:

Primeiro: fazer faculdade vale a pena REALMENTE? Pergunto isso porque depois de algum tempo sem emprego, resolvi voltar as estudar e comecei a faculdade em Sistemas para Internet (estou agora no 3º semestre). Porém, sendo bem sincera, 80% do que eu estou aprendendo não é em aula, mas em estudos por conta através de livros e cursos online. Estou começando a pensar que não esta valendo a pena mais, especialmente porque tenho medo de não conquistar espaço nessa área. Vários colegas programam desde os 14, 15 anos e já estão muito na minha frente. Será que esse diploma vai ser apenas para guardar na gaveta?

Segundo: Notei que aprendo muito mais utilizando anotações escritas em papel, além da documentação dos códigos. Ficar usando blocos de notas a cadernos vai realmente me ajudar ou me atrapalhar mais pra frente?

Postado

Olá,

eu não diria que é descenessário.

Tem muita empresa aí que não contrata em ter diploma, seja aqui no Brasil ou fora.

Por outro lado, tem outras que nem se importam com isso. Se a pessoa for boa, o resultado é o que importa.

Fazer a faculdade e esse estudo paralelo, na minha opinião, é o melhor cenário.

O bom de hj é que há várias recursos online para aprender TI em geral, coisa que há uns 5 anos não era tão

• Curtir 1
Postado

Como nosso amigo disse as vezes algumas empresas exigem o diploma, mas na verdade todos que já passaram por uma faculdade sabem que em 90% dos casos o curso não tem nada de SUPERIOR, tem mais marketing que qualidade de ensino é uma enganação geral. O importante é você ter prática, eu mesmo me formei no segundo grau e no curso superior na área de Contabilidade e para minha decepção não consegui abrir um escritório com a base que tive neles. A verdade é que a Educação está no tempo das cavernas comparada com o mundo real. Faça um teste por exemplo procure no youtube sobre acentuação gráfica e você aprenderá mais do que qualquer escola. Eu comecei a conhecer a Informática na faculdade não gostava das aulas eram teóricas e chatas, depois comecei a aprender na prática e aprendi muito com livros, vídeos, colegas... Trabalhei uns 12 anos como instrutor de informática, depois de um tempo fiz um curso rápido de programação só para ter um diploma porque muita gente perguntava se eu era formado e apesar de não ter nada a ver tem gente que não vê com bons olhos quem aprendeu sozinho.

Então se você tem condições de pagar a Faculdade faça pelo diploma, porque ele ainda é importante em alguns casos.

Mas na minha opinião a Escola dá informação, boa parte que você vê lá é inútil e nunca vai usar, o verdadeiro conhecimento você aprenderá sozinho correndo atrás. Você tem que ver uma área que gosta e se esforce para aprender o máximo que puder. Quando eu aprendi informática na década de 90 não era como hoje que tem tanto material online em vídeos era nos livros que eu comprava, hoje ficou bem mais fácil. Resumindo você ser formado em Contabllidade como no meu caso, ou Direito... não significa que você será um Contador, Advogado...

Uma dica é quais assuntos você gosta de ler, ver vídeos?  Eu por exemplo sempre fui apaixonado por ler sobre a Mente o cérebro. Também gosto muito de ver vídeos sobre saúde alimentação ou seja eu certamente ficaria feliz nestas áreas. 

Também sou apaixonado por Informática, mas infelizmente é uma área que muda muito. Hoje estou mais focado na área de desenvolvimento web, mas o mercado está bem ruim desvalorizou muito com estas ferramentas gratuitas de criação de sites.

sobre os códigos o ideal é sair do papel e usar uma plataforma que você já teste os códigos que fizer, assim você terá mais entusiasmo ao ver no mundo real ele funcionando.

Tem alguns bons gratuitos como o Note pad ++.

Qualquer coisa estamos a sua disposição porque eu sei bem o que aprender e não ter prática.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!