Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura da gpu (RX 580)


Posts recomendados

@Gustavo Bontorin Na época das GTX 4xx eu li uma matéria no site do tom's hardware sobre arrefecimento de GPUs e achei muito interessante um quebra-galho que eles arrumaram para diminuir a temperatura. Testei muito essa técnica, experimentei com várias placas de vídeo e cheguei à seguinte conclusão:

Se sua placa de vídeo está esquentando mais do que você gostaria e você realmente quer que ela rode mais fria, tem duas coisas que você pode fazer sem ter que comprar um dissipador novo ou sistema de WC.

 

  1. Se a GPU for ventilada (ao contrário das que trabalham com exaustor), você pode instalar um ou mais coolers padrão de 80 ou 120 mm diretamente sobre as ventoinhas, prendendo no lugar com abraçadeiras que passem por trás da placa. Isso aumentará consideravelmente o fluxo de ar da placa e causará uma queda de temperatura considerável. Nos casos onde experimentei, ultrapassou facilmente 10º de diferença em full load. Já implementei muitas vezes essa solução em placas cujas ventoinhas morreram. Só recomendo que utilize coolers que tem baixo ruído mesmo na rotação máxima, como os Aerocool Dead Silence por exemplo. Nos meus experimentos usei sempre o Cooler Master Silent Fan 80 ou 120 mm.
  2. Como alternativa, você pode remover só a carenagem da placa, deixando apenas os coolers e o dissipador (se o modelo permitir, tem alguns que não dá). Isso, se seu gabinete for bem ventilado, vai permitir que o fluxo de ar que passa sobre a placa seja melhor aproveitado pelo dissipador. Já experimentei fazer isso em placas mais antigas, e vi ganhos satisfatórios, reduzindo temperaturas de pico o bastante para placas que estavam sofrendo com throttling voltarem a funcionar normalmente.

Por último, você tem a opção de implementar ambas as soluções. Dissipador exposto com coolers externos acoplados. A maioria das placas de vídeo não vão permitir isso pelo simples fato de que as ventoinhas originais não são envoltas no dissipador...

 

Um modelo de GTX 460 que eu liberei esse fim de semana tinha o dissipador com um baixo relevo (por assim dizer) que envolvia a ventoinha completamente, então a adição de uma ventoinha adicional de 120 mm, com a subtração da carenagem da placa, resultou na queda de temperatura de +/-70 graus para +/- 50 graus (não fiz bench, só testei em load do Aida64 mesmo).

Fica a dica. Se eu achar a matéria original volto aqui e repasso.

adicionado 17 minutos depois

Fui pesquisar procurando o artigo e achei outra coisa. Pessoas que tem GPUs arrefecidas por exaustão tiveram bons resultados removendo a carenagem e acrescentando as ventoinhas como eu havia sugerido, removendo ou apenas desativando o exaustor. Nunca testei essa solução, mas pretendo fazê-lo assim que surgir a oportunidade.

adicionado 24 minutos depois

HA! Achei a danada da matéria: https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html
630684167_aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9ULzUvMzA0MzEzL29yaWdpbmFsL2d0eDQ4MC1hYy1leHRyZW1lLTAyLmpwZw.thumb.jpeg.47588cb7f9f74d5e9bad7f9ee47ad570.jpeg
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  no caso não tem problema nenhum nela trabalhar nessa temperatura né? Eu coloquei dois cooler na lateral do gabinete quando montei, até agora a temperatura máxima foi 78°... Será que está da forma correta vou colocar uma foto.  Os 3 da lateral estão soprando ar pra dentro e o do fundo está como exaustor está bom assim? Temperatura varia de 68° até 78° por exemplo em jogos como GTA V no ultra 1080p

IMG_20190822_232407413.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Bontorin A placa foi projetada para rodar nessa temperatura. Ela aguenta isso sim, mas isso não quer dizer que ela não vá se beneficiar se a temperatura for menor. Quanto menor a temperatura, mais o equipamento vai durar. Depois veja o que postei acima e pense se tem interesse em fazer o teste.

Se bem entendi você agora está rodando com o gabinete aberto, não é? Não recomendo isso apenas pelo fato de que o acúmulo de poeira vai aumentar substancialmente (isso presumindo que as entradas de ar regulares do gabinete são filtradas). Sem mencionar o risco de acidentes...

adicionado 0 minutos depois

@Phoenyx Inspector Gadget total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx cara quando montei o PC faltou verba pro Gabinete então eu mesmo fiz um este da foto aí... Não cheguei a testar sem as fan.  Somente com elas que era para melhorar né?

IMG_20190822_232558933.jpg

adicionado 2 minutos depois

@WOZ Dods então cara meu gabinete é ess da foto que mostrei é pra ser bem refrigerado não? As fans tão nonlocar correto? Segundo o gabinete a gpu tá na temperatura ideal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Bontorin Eu sou paranóico com temperatura... Os PCs que eu monto duram em média 8 anos sem apresentar problemas físicos e sempre caprichei no arrefecimento. No seu lugar eu pegaria um desses 3 coolers e acoplaria na placa como sugeri acima. Na pior das hipóteses não fará diferença, mas na melhor delas 10º de diferença já vai te deixar com a consciência tranquila.

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

Eu colocaria estes 3 fans na parte frontal, deve melhorar a circulação.

Estes dois em baixo da placa de vídeo tão fazendo um vortice ali na minha opinião (pois a placa tmb expulsa ar quente pra dentro do gabinete), por isso falei pra testar sem.

Verdade isso... Tem que entrar ar, mas também tem que sair!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...