Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 2700 e Asus B450M liga mas não da video


Posts recomendados

Boa noite pessoal! Montei o meu PC hoje e estou com um problema, ele liga normalmente, acende todos os leds porém não dá video. Testei todas as saídas HDMI da placa de vídeo e não funcionou. Vi que pode estar relacionado com a atualização da BIOS, mas comprei o kit da placa-mãe e processador na Pichau juntos espero que eles atualizem antes de enviar (já enviei e-mail questionando). De qualquer forma, alguem sabe como resolver? A config é:

 

RYZEN 7 2700

ASUS PRIME B450M

GPU MSI RX 580 8GB

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16

FONTE CORSAIR 550W 80PLUS

HD SEAGATE 1TB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria bom então deve ser alguma outra coisa se a placa é compatível com o processador né! eu mesma montei, talvez tenha conectado alguma coisa errada, vou desmontar e montar novamente quando tiver tempo (final de semana provavelmente). Ele liga, led power acende, os coolers giram, os leds da placa-mãe também, quando conecto o cabo hdmi na tv ela reconhece a conexão mas não da vídeo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maisarp

 

Qualquer coisa, tire fotos e poste aqui.. Erro mais básico, seria você estar tentando usar a conexão de vídeo da placa-mãe.. Não imagino que seja isso..

 

Uma outra coisa que vem a mente: placa-mãe da ASUS tem uma frescura com slots de RAM.. Ela tem preferência que você use certos slots dela, geralmente, o segundo e o quarto quando a placa tem 4 slots.. Não sei se essa placa tem isso, mas vale conferir..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, maisarp disse:

@RS Faria bom então deve ser alguma outra coisa se a placa é compatível com o processador né! eu mesma montei, talvez tenha conectado alguma coisa errada, vou desmontar e montar novamente quando tiver tempo (final de semana provavelmente). Ele liga, led power acende, os coolers giram, os leds da placa-mãe também, quando conecto o cabo hdmi na tv ela reconhece a conexão mas não da vídeo 

 

Vou montar novamente o pc na bancada e ver se funciona, vou trocar o slot da memória também pra ver se ajuda. Se não o jeito é mandar de volta pra loja atualizar já q não tenho outro processador 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@maisarp olá. Eu tive um problema parecido com o seu mas era com o Ryzen 7 3700x e placa-mãe x470 era a bios que não estava atualizada para o meu processador tenta levar em algum técnico para fazer atualização de bios pode ser esse o problema no meu caso foi esse o problema é espero que o seu também seja pra não ter que trocar peça 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2019 às 11:28, maisarp disse:

 

Vou montar novamente o pc na bancada e ver se funciona, vou trocar o slot da memória também pra ver se ajuda. Se não o jeito é mandar de volta pra loja atualizar já q não tenho outro processador 

As placas mãe que vem prontas para uso em CPUs Ryzen de segunda geração tem um selo em seu exterior escrito "Ryzen 2000 ready". A maioria das vendias hoje já são compatíveis com a terceira geração.

 

Sempre ligue o computador só depois de todos os cabos estarem conectados. Ligar o cabo de vídeo depois do PC ligado pode te causar problemas de detecção de hardware na inicialização da placa-mãe.

Faça um reset de BIOS e siga com o teste de bancada, mas use apenas um módulo de memória por vez.

 

Lembre-se de observar se os cabos de alimentação da placa de vídeo estão devidamente conectados, e tente ligar o PC só com o CPU, memórias e GPU conectados, removendo todo o resto. Deixe apenas o botão de power conectado ao painel frontal, e desligue todas as ventoinhas exceto a do CPU. Desconecte todos os periféricos (mouse, teclado, fones, caixas de som, impressoras, etc.). Faça a conexão direta entre a fonte do PC e a tomada, sem filtros, estabilizadores (se tiver estabilizadores já aproveite para jogar fora), Ts e coisas do tipo. Se ele estiver ligado a um T ou adaptador, remova isso permanentemente e use um cabo adequado (compre cabo em Y se for necessário e use um cabo compatível com a tomada, nunca adaptadores).

 

Qualquer curto na placa-mãe vai evitar que ela seja ligada corretamente.

Teste outro monitor, teste outro cabo de vídeo, verifique no monitor se a entrada de vídeo correta está selecionada.

 

Isso é o troubleshooting básico de quando se monta um PC. Se nada der resultado, você precisará testar outra MB, fonte, memórias e GPU. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Montei o seguinte PC com as peças novinhas:

Citação

 

Ryzen 7 2700X

Fonte Thermaltake 700w 80plus

Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce GTX 1060 OC, 6GB, GDDR5X, 192 bits, PCI-E 3.0

placa-mãe: Asus Prime b450m-a

Memoria: 2x 8gb HyperX 2400mhz

HD: 1 TB

SSD: 120gb (particao principal com w10 instalado)

 

 

com exceção do SSD, todas as peças foram tiradas da caixa ontem e montadas com todo cuidado e carinho.

 

O mesmo problema da moça @maisarp está acontecendo, todas as peças são energizadas, porém não há sinal de vídeo, o mouse permanece desligado, o teclado liga depois de 1 minuto.

 

(Ja tentei tirar todos os perifericos deixando so o monitor e o cabo de  alimentação, da o mesmo problema de video, estou usando uma regua para ligar o computador, sem estabilizador.)

 

Depois de muitos testes, ao colocar uma moeda de 10 centavos no lugar da bateria da bios COM O COMPUTADOR TOTALMENTE DESLIGADO, e em seguida retirar a moeda e ligar o computador, a bios é resetada e o sinal de vídeo "magicamente" acontece, acusando um erro de que a unidade SATA foi construída para usar o modo "RAID" algo assim, em seguida o boot pede para que eu entre na bios e configure esse "RAID" mode, antes mesmo de salvar eu mando a bios bootar no HD na particao principal e consigo acessar o sistema.

 

Esse foi o unico jeito que encontrei de ligar meu pc e usa-lo. A principio todas as peças estão sendo reconhecidas, ja joguei Monster Hunter normalmente como se fosse na outra maquina que tenho e tudo rodou liso, porém ao reiniciar o problema de video persiste até que eu repita o passo da moeda.

 

Dizem por aí que é um problema de atualização da bios, porém na caixa da placa-mãe, está dizendo que meu processador e totalmente compativel com essa placa-mãe, mesmo assim tentei atualizar a bios para uma versão superior por questoes de compatibilidade entre peças e tudo mais. Não obtive sucesso ao atualizar a bios usando o programa da asus "AI SUITE 3", pois ao reiniciar a maquina o sinal de video não funciona, então eu repito o passo da moeda e percebo que a versão da bios continua em 0806. que é a que veio de fabrica.

 

Ou seja estou num loop infinito de bugs do fabricante. Teve uma alma santa no youtube que falou em seu video que é possivel atualizar a bios, utilizando a versão dos processadores da primeira geração do ryzen, (quando a placa-mãe nao e compativel com a segunda, o que não é o meu caso), mas mesmo assim eu não testei essa possivel solução pois não possuo o processador da primeira. (quem diria um fabricante forçar o cliente a comprar todas as versões de seu produto, para poder instalar uma bios --" eu mereço mesmo)

 

Posso fazer um vídeo mostrando para vocês de tudo que eu ja fiz, como o setup se encontra, como eu consigo ligar ele, como eu não consigo, a usabilidade das peças (quando eu ligo ele atraves do metodo da moeda, todas as peças são reconhecidas).

 

OBS: não tentei ligar sem as memorias RAM, sera que isso pode me ajudar?

 

Enfim se alguem tiver alguma luz de como eu resolver esse problema de boot para que eu possa finalmente estar colocando a bateria da bios em seu devido lugar e não usar mais essa moeda de 10 centavos, eu ficaria muito grato pois não acho que gastei todo esse dinheiro para ser feito de palhaço com uma moeda de 10 centavos.

 

Obrigado a todas as almas caridosas que se dispuserem a me dar uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Jaison Robson Gusava disse:

quem diria um fabricante forçar o cliente a comprar todas as versões de seu produto, para poder instalar uma bios --" eu mereço mesmo

A AMD foi pioneira na disponibilização de um CPU "emprestado" a todos que precisam fazer update. Tem que entrar em contato com eles, pois não sei como o procedimento funciona, mas nos EUA todos que vejo precisando disso conseguem.

 

11 horas atrás, Jaison Robson Gusava disse:

não tentei ligar sem as memorias RAM, sera que isso pode me ajudar?

Ligar com apenas um módulo conectado é importante para verificar se está dando erro no barramento. Muitas placas mãe tem apresentado esse tipo de defeito nos últimos tempos.

 

Em seu lugar eu procederia para o update da BIOS. Se você está conseguindo ligar a placa-mãe nas condições que mencionou, poderia tentar fazer o update diretamente de dentro da BIOS. A versão mais nova tem de estar dentro de um pendrive e a máquina deve ser ligada com esse pendrive conectado. Dentro da BIOS você encontrará a opção para fazê-lo, mas certifique-se de que o arquivo está na pasta raiz do pendrive, que este está conectado a uma porta USB 2.0, que a versão é correta para sua placa-mãe e que é a versão mais recente de todas.

 

Se não funcionar o update, entre em contato com a loja ou o fabricante e solicite acionamento de garantia.

adicionado 9 minutos depois

Só para constar, eu monto PCs profissionalmente há uns de 20 anos, e essa geração Ryzen foi a primeira e única onde vi placas mãe consistentemente virem com problemas de fábrica. Este ano tive problemas do tipo com três placas mãe novas, mais do que nos 20 anos anteriores. Talvez seja um problema de implementação de uma nova tecnologia, talvez controle de qualidade, mas já aprendi a considerar esse problema como "nomal" (nessa geração pelo menos), procedendo para o RMA/troca o mais breve possível.

 

Não fiquem chateados demais com a situação. Apenas façam os testes e solicitem a troca/devolução se for o caso. Já tive problemas similares com HDs na época que a tecnologia SATA 2 foi lançada, com placas de vídeo quando PCI-e foi lançado e com memórias no início da era DDR e DDR2. Teve algumas gerações de chipsets da Intel que também deram dores de cabeça variadas.

 

Lamento muito o transtorno que vocês estão passando, mas faz parte da vida de quem monta PCs, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal, comprei as mesmas configurações do @maisarp estava com o mesmo problema e ja tinha feito de tudo também, até me atentar ao comentário do @RS Faria, minhas rams estavam no 3º e 4º slots, retirei as 2 deixei só 1 conectada mas no 1º slot, e ligou normalmente. Os que estão com o problema tentem e volte pra nos falar se resolveu
Obrigado aos que ajudaram 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos,

 

Continuando com os testes para tentar resolver o meu problema, consegui resolver todos os problemas fazendo uma atualização da bios de forma manual com um pendrive.

 

Na placa-mãe Asus Prime B450M-A, a versão da bios de fábrica padrão é a 0806, e o que eu fiz foi atualizar para a versão 1820, eu desconfiei desde o inicio que o problema era na bios, pois eu conseguia ligar o pc e jogar usando o metodo da moeda para resetar a bios. Agora com essa atualização não preciso mais resetar a bios e consigo ligar o computador normalmente.

 

Em alguns casos parece que o pessoal precisará de uma versão do processador da primeira geração do Ryzen para atualizar a bios, (não foi o meu, pois minha placa da suporte nativo ao meu processador de segunda geração).

 

Faço essa postagem na esperança de ajudar a todos com estes problemas e desde já quero agradecer o @WOZ Dods pela ótima sugestão de atualizar a bios com um pendrive, muito obrigado!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
9 horas atrás, carioca98 disse:

Também comprei o mesmo kit. Estou com o mesmo problema. Fiquei muito triste. Se você puder colocar um tutorial de como fez eu te agradeço. É só colocar uma moeda no lugar da memória da placa-mãe? Fico no aguardo. Abraços

Se você precisa fazer reset da BIOS, não precisa usar isso de moeda. No manual de sua placa-mãe tem a descrição de um Jumper que você tem que fechar curto entre os dois contatos para resetar a BIOS. Faça isso com a fonte desconectada da tomada. Você só pega uma chave de fenda e encostar nos dois contatos e manter encostado por uns 10 a 20 segundos. 

 

O update da BIOS requer que você baixe a versão mais recente no site da fabricante de sua placa-mãe, observando atentamente se abriu a página do modelo exato de sua placa-mãe, observando a revisão. Você baixa a BIOS, descompacta ela para a raiz do pendrive, conecta o pendrive em uma porta USB da placa-mãe (de preferência 2.0), ligar o computador e entrar na BIOS. Lá você encontrará a opção de update pelo pendrive sob o nome EZ Flash ou algo do tipo. Lembre que uma vez iniciado o processo de update ele não deve ser interrompido em nenhuma situação. Se a energia acabar ou a placa-mãe for desligada por qualquer motivo durante o update você pode vir a perdê-la. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 22/10/2019 às 18:46, Danilo Vaz disse:

Boa tarde Pessoal, comprei as mesmas configurações do @maisarp estava com o mesmo problema e ja tinha feito de tudo também, até me atentar ao comentário do @RS Faria, minhas rams estavam no 3º e 4º slots, retirei as 2 deixei só 1 conectada mas no 1º slot, e ligou normalmente. Os que estão com o problema tentem e volte pra nos falar se resolveu
Obrigado aos que ajudaram 

 

Estava com o mesmo problema. E segui sua dica. Mais tarde, já pensando em pedir pra trocar a placa é que identifiquei no manual da placa instruções para melhor uso das memórias. Combinando A2 com B2 funcionou.

A1 com B1 não está funcionando.

 

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_B450M-GAMING_BR/BP14923_PRIME_B450M-GAMING_BR_UM_WEB.PDF

 

 

 

 

memory.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Montei ontem a minha setup (Ryzen 5 1600, Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8), 2666MHz), e venho tido um problema com a RAM, também. Elas apenas funcionam nos slots B1 e B2. Se conectadas no A1 ou no A2, não dá vídeo. Tentei todas as combinações diferentes de RAM, sempre encontrando o mesmo resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pheduar Você deve conectar as memórias em slots de letras diferentes, mas de mesmo número. Exemplo: A1 x B1 ou A2 x B2. Em muitas placas mãe a indicação é que sejam instaladas no A2 x B2 como ilustrado pelo @Julio Lago Neto

Se você colocar nessa posição e o PC não der post, faça o reset de BIOS (com o PC desconectado da tomada) e tente novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

@pheduar Você deve conectar as memórias em slots de letras diferentes, mas de mesmo número. Exemplo: A1 x B1 ou A2 x B2. Em muitas placas mãe a indicação é que sejam instaladas no A2 x B2 como ilustrado pelo @Julio Lago Neto

Se você colocar nessa posição e o PC não der post, faça o reset de BIOS (com o PC desconectado da tomada) e tente novamente.


Resetei a BIOS (dei um curto de dez segundos na CLRTC de dois pinos), posicionei no A2 e no B2, como recomenda a placa-mãe. Ainda assim não tive vídeo, apenas se conecto as RAMs no B1 e no B2. 😧

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pheduar Minha placa-mãe do PC onde estou teclando agora tem esse mesmo problema. Se eu tento conectar as memórias em Dual Chanel ela não funciona. Já tentou fazer update de BIOS? A minha começou a apresentar esse problema depois de um update. Inclusive não funciona com XMP mais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@pheduar Minha placa-mãe do PC onde estou teclando agora tem esse mesmo problema. Se eu tento conectar as memórias em Dual Chanel ela não funciona. Já tentou fazer update de BIOS? A minha começou a apresentar esse problema depois de um update. Inclusive não funciona com XMP mais. 

 

É exatamente o que acontece aqui.

Minha BIOS tá na última versão, se não me engano a 2006, certo?
Apesar de que eu consegui ativar o D.O.C.P....

Fiz um tópico quanto a isso porque tenho pensado que é um problema de fábrica...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pheduar Pois é, pode ser o caso. Minha MB já é bem antiga, então eu sei que o problema dela é desgaste. Agora há pouco parei para pesquisar isso novamente e vi mais de um caso onde o problema era um cooler muito pesado pendendo para baixo e criando uma má conexão da CPU com o socket. Algumas pessoas corrigiram isso aliviando um pouco alguns parafusos do cooler, outras trocando por um AIO (o que eu nunca vou fazer). Se esse fim de semana eu arrumar algum tempo vou fazer mais uns testes por desencargo de consciência. Quem sabe resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.
Isso eu tentei também... Mas posso tentar de novo. Talvez eu não tenha aliviado a pressão o suficiente.
Ok, 26 minutos e algumas tentativas depois: afrouxei de pouco em pouco os parafusos do cooler. Tentava ligar a cada milímetro que eu mexia neles, até eu perceber que tinha soltado um. Nenhuma das vezes que eu tentei (tanto em A1+B1 quanto em A2+B2 e somente A1) não consegui vídeo. Tenho quase certeza que seja esse o problema, já que outras pessoas o tiveram...

Também posso tentar tirar o cooler e ligar, ver se dá vídeo e desligar rápido, mas to com medo de fazer isso k.

Eu teria que substituir o cooler da AMD, então? @WOZ Dods

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pheduar não tente ligar sem cooler nunca. Mesmo que não ligue o CPU ainda recebe corrente e pode queimar.

Tem chance de ser outras coisas, esse é apenas um dos motivos para isso acontecer nos PCs das pessoas. Eu estou usando o meu em single channel e a perda de desempenho não é absurda. Se sua MB está na garantia, ligue para a fabricante ou envie email e veja o que falam.  De repente você aciona a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal passei pelo mesmo problema e resolvi dando Reset, tirei a tomada do pc e a bateria por uns dois minutos para ter certeza que iria resetar dai encaixei tudo de novo e a placa de video, assim deu video mas logo o problema voltou depois de reiniciar o PC de novo então fiz exatamente o mesmo procedimento só que dessa vez eu atualizei a bios para versão mais recente aparentemente ao menos até agora esta tudo funcionando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...