Ir ao conteúdo

Maximus IV Extreme-Z não reconhece ssd m2 nvme pcie

Ir à solução Resolvido por Hyroshima,

Posts recomendados

Postado

Olá, desculpas se estou no local errado, fiquei confuso sobre onde seria o local ideal.

Meu problema a princípio é o reconhecimento de um ssd m2 nvme da xpg gammix s11 pro de 256gb.

como minha placa não tem slot nativo eu comprei um adaptador pci-e 4x, e foi ai que meu problema começou, a mobo (asus maximus iv extreme-z) não reconhece na bios, porém consigo fazer a instalação do windows certinho (finaliza tudo dai quando é pra da o 1º bot da falha justamente porque a bios não encontra), se eu não usar ele para instalar o sistema então consigo usar normal como se fosse um hd normal.

SSD M.2 NVME:
 157907038056702.jpg.4754242c4bbcb25f38e9ef0ea22930d2.jpg

Adaptador:
1452644311_H1111Z-Add-On-Cartes-PCIE-para-M2-M-2-Adaptador-Adaptador-SSD-PCIE-PCI-Express-M.thumb.jpg.44d4a9956a54791b07216fd25d657988.jpg

Já procurei update pra bios mas o que achei não tinha nada relacionado, mas fiz mesmo assim e nada.

Usei os slots 4x e 16x ambos mesmo resultado.
Então estou pensando em comprar outros 2 tipos de adaptador para ter certeza que não é esse o problema, pois mobos padrões e mais antigas que a minha reconhece como um disco de hd na bios (vi em outros videos) porém o adaptador é para o 16x.

Adaptador 1:

HTB1CjOkaUrrK1RkSne1q6ArVVXan.thumb.jpg.64dc11a51aa4dcbb88148b24cdd108d0.jpg

Adaptador 2:

HTB1zqBdajzuK1Rjy0Fpxh5EpFXa3.thumb.jpeg.5f252da153871bd89a793e9a5e38b9b8.jpeg

Desde já grato por quem puder ajudar ;/

• Solução
Postado

Resolvi o problema, na real a mobo não aceitava o disco por pcie por ser antiga, então achei no fórum da rog um membro que fez várias mod na att bios da minha placa possibilitando reconhecer o ssd nvme na bios e conseguir da boot pelo windows manager (não aparece como ssd fica um PS alguma coisa assim) mas funcionou certinhom links abaixo para quem tiver problema relacionado mesmo não sendo a mesmo mobo tem diversas bios mod nvme lá!

https://rog.asus.com/forum/showthread.php?48001-R4E-BIOS-4804-MODDED-EFI-Intel-13-1-0-2126-Download

• 1 ano depois...
Postado

Olá Hyroshima, adquiri há pouco uma Máximus IV,  CPU i7 3770k, 16 gb ram 1600mhz, GPU 750ti, ssd 240gb, estou recebendo um  adaptador pxie 16x igual ao seu e vou passar pelo mesmo problema que você passou em 2019, fui atrás do link e não existe mais, alguma possibilidade de você me ajudar. Grato! Desculpa se estou no local errado mas sou novato no clube.

Postado
36 minutos atrás, Claudio Magueta disse:

Olá Hyroshima, adquiri há pouco uma Máximus IV,  CPU i7 3770k, 16 gb ram 1600mhz, GPU 750ti, ssd 240gb, estou recebendo um  adaptador pxie 16x igual ao seu e vou passar pelo mesmo problema que você passou em 2019, fui atrás do link e não existe mais, alguma possibilidade de você me ajudar. Grato! Desculpa se estou no local errado mas sou novato no clube.

Eu ainda tenho o arquivo de bios, vou deixar o link do arquivo e também um link onde diz ser funcional em qualquer placa-mãe antiga da boot no nvme, lembrando que o modelo da placa que usei é a Maximus IV Extreme-Z isso é importante acredito pelas funcionalidades de cada uma, faça backup da bios, e no processo você deve usar a ferramenta da asus flashback pra usar a bios modificada (que estou te passando), se caso não funcionar você tenta o guia que vou deixar ai o link, conforme você vai ver no link do guia o rapaz explica como q vai aparecer lá nas configs de boot, pra mim apareceu da mesma forma só usando a bios mod, se a sua placa-mãe não for a Extreme-Z recomendo não tentar usar a minha bios já q é de outra versão, se quiser tentar faça backup da bios antes.

Link do guia executado em uma maximus rampage: https://www.win-raid.com/t2844f44-OFFER-Asus-Rampage-IV-Extreme-Nvme-Bios-mod.html
Link do guia ensinando sobre fazer o boot em nvme: https://www.win-raid.com/t871f50-HowTo-Get-full-NVMe-support-for-all-Systems-with-an-AMI-UEFI-BIOS.html

Link da bios que eu usei: https://www.mediafire.com/file/hskyptqmmspv115

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...