Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete pode causar curto na placa de som da placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Fala pessoal tenho um gabinete da couga modelo Archon a +/- 4 anos, nunca reparei nada de estranho com ele mas já tive umas 3 a 4 placas mãe por volta de 1 a 2 anos o que é bem estranho, agora pouco adquiri uma mobo que comprei pela olx, o vendedor disse que ela estava funcionando totalmente e não tem nem 1 ano de uso, ele me enviou nota fiscal e tudo, será que o gabinete está estragando meus componente? O problema na placa de som onboard é um chiado que só começa quando inicia o windows, não sai mais nenhum som, somente o chiado, tem como eu descobrir se o gabinete que está dando algum curto? Estou para comprar um kit novo e estou com medo do gabinete queima-lo. Utilizo filtro de linha e na minha casa não possui aterramento.

Spoiler

image.png.d93307564de3df9a0884b0aa7b8387bd.pngimage.png.4aad2fe89b083d957c811ba9c784864d.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines Jovem, boa noite!

 

Pode ser sim o gabinete, observe se você ou quem estiver instalando está colocando Arrueal Isoladora, ela pode ocasionar diversos problemas tipo esses que você citou... https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/61554-resolvido-usar-arruela-isoladora-na-placa-mãe/

 

O audio que está com problema, é só o da placa-mãe, ou o do gabinete também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens.link

45 minutos atrás, Rubens.link disse:

@TheCortines Jovem, boa noite!

O audio que está com problema, é só o da placa-mãe, ou o do gabinete também?

Não testei, só reparei no áudio onboard da placa.
vi o post q você mandou e n sei dizer se o gabinete tem isso 😣

 

33 minutos atrás, BiGMac disse:

O conector de áudio HDAudio ou AC97 estão conectado ou não ?

Então, você diz do audio do gabinete? Se sim, sim está ligado e é HDAudio.
O plug na placa de som nem me atrevo a conectar porque são 3 conectores e os 3 da a mesma coisa até o do microfone se eu colocar o plug nele da chiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BiGMac disse:

Uma vez perdi uma MoBo por causa de um curo no cabo do painel frontal do gabinete......

 

Faz o teste com a placa fora do gabinete...

Ja fiz isso e continuou do mesmo jeito, ja testei fonte diferente,  processador diferente, memoria diferente e nada, o vendedor disse q estava funcionando ai fui usar aqui ela não quis funcionar o audio, no inicio nem dar boot ela quis, tive q deixar metade do dia sem bateria e sem estar plugado na tomada, ai fui tentar usar o audio e ficou assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual modelo exato da sua placa ?

 

Os dois últimos testes que recomendo é (1) uma instalação limpa do Windows 10, com os drivers baixados automaticamente....... e (2) tambpem com uma instalação limpa, os drivers da pagina do fabricante da MoBo.....

 

Vai que seja algum resquício de driver antigo que o windows esta usando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, BiGMac disse:

Qual modelo exato da sua placa ?

 

Os dois últimos testes que recomendo é (1) uma instalação limpa do Windows 10, com os drivers baixados automaticamente....... e (2) tambpem com uma instalação limpa, os drivers da pagina do fabricante da MoBo.....

 

Vai que seja algum resquício de driver antigo que o windows esta usando....

@BiGMac O modelo é uma GA-970A-DS3P.
Ok vou testar fazer isso, ai no 2º teste tem que instalar o W10 dnv?

Eu estava usando o W10 ai agora to usando o W7 mas continua a mesma coisa.

 

Edit: @Rubens.link eu testei o audio frontal e também não está funcionando, alem de estar fazendo um tipo de chiado (diferente do audio traseiro) fica piscando no painel de audio do windows o icone do audio frontal como se estivesse conectando e desconectando.

Screenshot_2.jpg

Screenshot_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BiGMac@Rubens.link Não sei se tem haver mas a uns 2 anos, eu tirei a parte de cima do gabinete para fazer 2 cortes para colocar coolers pois meu PC estava esquentando de mais e onde o PC fica é muito abafado (RJ imagina no verão), então eu tirei os arrebites que seguram a tampa de cima do gabinete levei num serralheiro ele fez os cortes para mim e eu coloquei arrebites de volta, sera que nisso de tirar os arrebites originais do gabinete pode ter acarretado algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines

9 horas atrás, TheCortines disse:

@BiGMac@Rubens.link Não sei se tem haver mas a uns 2 anos, eu tirei a parte de cima do gabinete para fazer 2 cortes para colocar coolers pois meu PC estava esquentando de mais e onde o PC fica é muito abafado (RJ imagina no verão), então eu tirei os arrebites que seguram a tampa de cima do gabinete levei num serralheiro ele fez os cortes para mim e eu coloquei arrebites de volta, sera que nisso de tirar os arrebites originais do gabinete pode ter acarretado algo?

Negativo...

 

Vou descartar que seja algo na placa-mãe, já que temos problema no gabinete e na placa on-board.

 

Pode ser algo de configuração, olhando a foto q você mandou, lembrei que já tive algum problema similar. 

 

Deixa apenas o FONE como prioritário e desabilite as outras 2 opções.

 

Aproveita, e dê uma olhadinha nesse vídeo 

 

adicionado 1 minuto depois

@TheCortines Jovem, além doq falei acima, desabilite todas as opções e deixe apenas a do fone funcionando para realizarmos esse teste ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens.link Não funcionou a dica que você me enviou, não melhorou em nada continuou do mesmo jeito, eu gravei um vídeo e postei no youtube com link privado ai você assiste e vê o que você acha que possa ser, isso ta parecendo que a placa de audio já era mas o estranho é o frontal ficar assim.

 

VÍDEO DO CHIADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muitas coisas que podem dar errado quando a pessoa que está alterando o gabinete não conhece de eletrônica.

Coisas que você deve observar:

 

  • Se há algum pino de suporte da placa-mãe fora do lugar - É comum que pessoas coloquem mais pinos do que o necessário. Os pinos de suporte da placa-mãe devem ser posicionados apenas onde a placa-mãe tem furação, pois esses orifícios são isolados para evitar curtos.
  • Se os pinos do painel frontal de áudio estão em curto - É comum de acontecer em gabinetes de má qualidade ou que foram mal manuseados. Para detectar se há curto, você precisa de um pouco de conhecimento em eletrônica e um multímetro.
  • Fuga da fonte de alimentação - A fonte e seus cabos podem ocasionar fuga no gabinete, e isso pode causar perda de componentes e sintomas diversos. Se sua fonte tiver fuga, você também precisará de um multímetro e conhecimento em eletrônica (se não souber, procure um técnico).
  • USB em curto - As portas USB do gabinete e da placa-mãe influenciam todo o fornecimento elétrico da fonte e da placa-mãe. Um pino amassado ou em curto (ou até um dispositivo conectado que esteja em curto) pode ocasionar sintomas diversos e até perda da placa-mãe. Teste outros periféricos, verifique cada uma das portas com uma lanterna, use multímetro se necessário (cuidado, pois usar o multímetro de maneira errada nas portas USB ligadas pode ocasionar danos à placa-mãe).

 

Estas são as situações mais comuns que consigo imaginar. Lendo seu relato eu imagino que seu painel frontal esteja danificado, em curto ou com alguma solda fria/quebrada. Recomendo que desligue o conector de áudio que vai dele à placa-mãe, ligue o computador e teste o áudio apenas nos conectores na parte de trás do gabinete. Aproveite o ensejo e teste remover os conectores USB do painel frontal também conectados à placa-mãe. Se o problema sumir, troque de gabinete ou redirecione os conectores do painel traseiro para poder usá-los como fone ou outras coisas que precisar.

Fica um outro tópico com problemas similares: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/resolvendo-problema-de-chiado-na-saida-de-audio-frontal-do-gabinete.324994/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez você esteja com o painel frontal danificado e ele esteja danificando o circuito de áudio de sua placa-mãe. Isso pode acontecer, e você ter perdido mais de uma placa-mãe aumenta ainda mais a possibilidade de haver algum curto nesse gabinete. Se você tivesse uma placa-mãe velha, obsoleta, seria interessante fazer o teste. De qualquer maneira, procure um técnico em eletrônica e peça para ele testar o painel frontal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Vou tentar achar um aqui próximo de casa para tentar fazer isso, eu ja usei multimetro mas foi la em meados de 2010 e 2011 quando fiz um curso de montagem e manutenção, meu pai até tem ele mas o que eu preciso "procurar" pra saber se tem problema ou não, estou com muito medo de colocar minha placa-mãe, processador e memória que vou comprar nesse gabinete e acabar queimando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TheCortines disse:

eu ja usei multimetro mas foi la em meados de 2010 e 2011 quando fiz um curso de montagem e manutenção

Se fez isso, basta um pouco de pesquisa no google para entender o que precisa para fazer os testes. Plugs de áudio tem um certo nível de retorno antes de serem considerados em curto. Pesquise isso, converse com o @faller ou alguém versado em eletrônica. Seu problema pode ser determinado com um simples teste, então corra atrás disso. 

Ps.: trocar de gabinete sempre é uma opção, especialmente se você se focar nas marcas de boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu fiz um teste em outro gabinete e outra fonte deu a mesma coisa, tanto no audio traseiro como no frontal, então da pra dizer que não é o gabinete?

 

Se liga nas fotos que eu tirei dos furos de parafuso do meu gabinete e os furos da placa-mãe ambos estão aparentemente gastos isso pode influenciar em alguma coisa?.

 

Spoiler

562259096_WhatsAppImage2019-09-08at15_03.12(1).thumb.jpeg.49fda3564abe00269223f19cb090fc64.jpeg1246308254_WhatsAppImage2019-09-08at15_03.13(2).thumb.jpeg.a98ece053fa9f0a87b77ef9724189d4c.jpeg389491584_WhatsAppImage2019-09-08at15_03.13(3).thumb.jpeg.c00aaf2c65cb576bac8208b96b3e42d7.jpeg1800683501_WhatsAppImage2019-09-08at15_03_13.thumb.jpeg.06857303ce8354d42daf5f01424427df.jpeg106650928_WhatsAppImage2019-09-08at15_03.13(1).thumb.jpeg.ac6216f217ae38deff175239cec6596f.jpeg

Spoiler

1669318753_WhatsAppImage2019-09-08at15_03.14(1).thumb.jpeg.666241fec6567ef84211f14154e0dfa2.jpeg1383540993_WhatsAppImage2019-09-08at15_03.14(2).thumb.jpeg.4c72609819309382253ef0b884c8c84f.jpeg1700331923_WhatsAppImage2019-09-08at15_03_14.thumb.jpeg.b42b83de621bb157f06c4308708f262b.jpeg1818100418_WhatsAppImage2019-09-08at15_03.14(3).thumb.jpeg.6d484ea7aea1a39c63a79b6471aedeb9.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-08 at 15.03.12(2).jpeg

WhatsApp Image 2019-09-08 at 15.03.12.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-08 at 15.03.12.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pingos de solda que tem em torno dos furos de placas mãe se comprimem quando elas são afixadas aos gabinetes. É assim mesmo que tem de ser. Os fabricantes devem usar isso para atestar se a placa já foi usada, bem como para melhorar a fixação com os parafusos próprios que tem frisos.

adicionado 1 minuto depois

Acima do furo tem sinais de arranhões nas trilhas. Isso é a qualidade da foto que ficou baixa ou realmente está arranhado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...