Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

meu HD externo não aparece


jeneson

Posts recomendados

Oi, boa noite

 

Quando conecto meu o USB do meu HD externo Seagate ao computador ele faz o /tantaranam!/ (barulhinho de quando um dispositivo é conectado no windows, o led dele acente, e ele gira, porém não aparece em meu computador, mesmo mostrando a opção para ejetar o hardware com segurança na barra de ferramentas.

 

Fui no gerenciador de discos e lá está ele, porém como disco desconhecido e não inicializado.

859927386_gerenciamentodedisco..png.bb845b797dcd4357eaf5ee55b2a74f52.png

 

Quando tendo iniciá-lo com MBR a seguinte mensagem de erro é exibida:

 

"Gerenciador de Disco Virtual:

Falha na solicitação devido a um erro fatal de hardware de dispositivo.

OK"

 

Tentei vários programas de recuperação mas sem sucesso. A maioria nem consegue identificar o HD. Um dos poucos que conseguiu foi o do fabricante, porém diz que não há partições nele e portanto não há nenhuma função habilitada.

image.png.42b3b2009f6747a162706de84908a6dc.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei em outras máquinas. E o mesmo acontece. Tentei com outro cabo também sem sucesso.

 

Fui no linux, e mesmo assim nada. Acontece que se reconhece a existência do HD plugado, mas não se monta unidade, nem mesmo se atribui a letra. O que inviabiliza o uso do comando CHKDSK. 

 

Acredito que o problema tenha sido o MBR que se corrompeu. Mas não sei como recuperá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o EaseUS para eso, confira o seguinte passo a passo:
Tutorial de Recuperação de Partição com EaseUS Partition Master:

https://br.easeus.com/partition-manager-tips/tutorial-de-recuperacao-de-particao.html

 

Para montar e desmontar o disco rígido, você precisa fazê-lo desde do gerenciamento de disco:

No menu Iniciar faz click direito, escolha Ferramentas Administrativas do Windows e, em seguida, Gerenciamento do Computador. Em Armazenamento, escolha Gerenciamento de Disco.


Ou alternativamente, pressione Win + X (mantenha pressionada a tecla Windows e pressione X) e escolha Gerenciamento de disco.

 

Clique com o botão direito do mouse no volume e escolha Alterar letra da unidade e caminhos.

unmount-volume_02.jpg

Selecione a letra da unidade do volume e clique em Remover.

unmount-volume_03.jpg

Você receberá um aviso e o prompt "Tem certeza de que deseja remover esta letra de unidade?" Escolha Sim.

unmount-volume_04.jpg

Para montar novamente, clique com o botão direito do mouse no volume desmontado e escolha Alterar letra e caminhos da unidade.

unmount-volume_07.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seagate Obrigado pela dica, mas já havia tentado isso sem sucesso. Como mostra a primeira imagem do post o disco não foi inicializado, logo a opção de atribuir ou trocar de letra da unidade não esta habilitada. Segundo que o software EaseUS e outros similares não idenificam o meu HD externo.

 

A exceção é o AOMEI Partition Assistant Professional Edition 8.4 que o identifica. Representado na Figura 1 pelo Disco 2.

 

image.png

Figura 1: Print do software AOMEI Partition Assistant Professional Edition 8.4 reconhecendo a existência do meu HD externo.

 

Porém o mesmo não consegue inicializar o disco 2, meu HD externo seagate.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente, o AOMEI também tem a opção de atribuir letras, você já tentou a partir daí?:

 

image.png.1ff1693ad7234f2a9abbc8887e4cd126.png

image.png.166058aa0c343e31cb494037f35f7f67.png

image.png.2f508ae00ccd586ba788ecf5b2e5319c.png

adicionado 3 minutos depois

Além disso, outra opção que você tem disponível e, se as informações arquivadas não lhe interessam, é fazer uma exclusão segura ou Secure Erase, definir tudo com zero e formatar o disco rígido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seagate Oi, tentei sim. Mas aparentemente essa opção só está disponível quando o disco é inicializado.

 

image.png.ce75c6316dfc78c38ae4a7c0b7cbb8e8.png

Figura 2: HD externo não inicializado no programa AOMEI.

 

E quando tento inicializar o disco, a operação falha.

image.png.14384c22b646e20a3dd9bfc50914a634.png

Figura 3: falha na inicialização do disco 2 (HD externo) pelo programa AOMEI.

 

image.png.86e95ba8efed96a2f65d9f8135cfcc82.png

Figura 4: falha na inicialização do disco 1 (HD externo) pelo gerenciamento de disco do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tente o seguinte... Por padrão, o Windows monta um novo disco que você conectou ao computador se o sistema operacional conseguir reconhecer o sistema de arquivos desse HDD, ou seja, atribuirá uma letra de à esse unidade. Isso pode travar o sistema operacional inteiro porque enquanto o Windows está tentando montar o sistema de arquivos desse HDD, ele tentará de novo, então, atingirá o tempo limite e será reiniciado e fará isso para sempre sem sucesso, danificando mais o que já é uma unidade danificada.

O bom é que é possível alterar esse comportamento e impedir que o sistema operacional reconheça unidades recém-conectadas automaticamente com algumas linhas de comando e assim o Windows não tentará carregar uma letra de unidade, o que é uma coisa boa para seu caso.

A alteração afetará apenas novas unidades. Os dispositivos que você conectou ao computador anteriormente continuarão sendo reconhecidos automaticamente e receberão as letras de unidade.

 

Passo a passo: Você deve estar conectado com uma conta administrativa para continuar.


1. Abra um prompt de comando elevado com direitos de administrador.

2. Digite diskpart no prompt de comando elevado e pressione Enter.

3. Digite automout disable no prompt de comando elevado e pressione Enter.

4. Digite automout scrub no prompt de comando elevado e pressione Enter.

image.png.e2ab4debbf29b2464caa412160fe4e35.png

Esse problema é um dano que é melhor não tentarmos reparar, simplesmente o que isso faz, como eu disse antes, é parar o Windows por um momento para que você possa executar algum programa de recuperação e salvar seus dados em um disco rígido diferente. No Disk Management, o disco ja deve aparecer disponível para que ferramentas como Recuva, r-studio, EaseUS possam ajudá-lo a recuperar dados desse disco rígido. Quando a recuperação ou o clone desse disco rígido estiver concluído, formate-o novamente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...