Ir ao conteúdo

Placa-mãe reconhece 16gb ram, mas só 4gb utilizável

Ir à solução Resolvido por Pablo de Oliveira,

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei 1 pente de 8gb para adicionar na minha configuração, já possuía 8gb(2x4gb), porém quando coloquei mais um pente de 8gb, ou seja 16gb(2x4gb+1x8gb), a placa-mãe reconhece 16gb mas só consegue utilizar 4gb. 

Minha Configuração:

Amd Ryzen 1600

Placa-mãe Asus B450-plus

Placa de vídeo RX 580

Postado

Provavelmente você deve estar utilizando um sistema operacional de 32bits.

Para verificar o tipo de sistema atual, você deve ir no Explorador de Arquivos -> Botão direito em Meu Computador(ou Este Computador) -> Propriedades e procure por Tipo de Sistema

Se você estiver usando um S.O de 32bits(x86), ele apenas reconhece 4GB de RAM por limitação do próprio sistema mesmo; se for este o caso, formate o seu computador para arquitetura 64bits, você pode fazer esse processo sem perder nenhum arquivo com o próprio programa que a Microsoft distribui.

Postado

Você entende um pouco sobre montagem de computadores?

Um tempo atrás, vi em um fórum, alguém com o mesmo problema.

Estava ocorrendo que a placa de vídeo da pessoa possuia suporte a QuadChannel e ela não estava usando corretamente, assim só reconhecendo uma memória.

Não tenho certeza, mas pode estar ocorrendo com você.

Tente fazer o seguinte, se são duas memórias iguais e uma diferente, coloque 1Igual + Diferente + 2Igual

Postado

Verifica a velocidade dos pentes. No meu caso, tinha 2x de 4gb-1333 mais 2x de 4gb-1600 e ocorria isso quase sempre quando ligava o PC, mesmo antes de entrar no windows já mostrava 8gb ao invés de 16gb. Fui na bios, nas configurações de overclock, e mudei a velocidade da ram pra 1300 ao invés de AUTO. Conclusão: problema resolvido!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...