Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler ou Air cooler pra ryzen 5 3600?


Posts recomendados

Bom meus caros, desde já agradeço quem pode ajudar....

Comprei um ryzen 3600 porém ele esquenta muito. Stock na casa de 50C e em jogos como Assassins pega 89C sem OC. 

 

Minhas configurações;

_--------

Gabinete w1 liketec.(6fan 120mm(4de fábrica e 2 no teto velhos)

Placa b450 tuf plus ATX. 

2x8gb overclockada de 2.4 pra 3.400mhz.

GPU Vega 56 Sapphire OC 1.668/920mhz(temp máxima Full load 68C fan 45%).

Ryzen 5 3600 com cooler box e pasta padrão. 

Fonte Corsair 850 Gold.

Todos cabos escondidos salvo da GPU que aparece. 

-----------

Penso em gasta até uns 300 e pouco no máximo e pretendo fazer um OC de CPU. 

 

Vi algumas opções 

Lúcifer V2. 

Tuf wattercooler 120mm

Masterair MA610P.

maelstrom 240t  

 Se tiver alguma sugestão aceito. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao air cooler, vai depender da largura útil entre a placa-mãe e a tampa lateral.
A altura do cooler precisa estar dentro desse limite para conseguir fechar a tampa.

 

Segundo um review do MA610P aqui, o desempenho ficou abaixo da expectativa.
Particularmente consideraria o Hyper 212 Black ou RGB, a não ser que visualmente tenha agradado mais.

 

O 240T supostamente irá oferecer melhor desempenho do que o wc de 120.
Mas creio que só poderá ser instalado na frente.
O de 120 apesar de ter desempenho inferior, tem opção de aproveitar a saída de ar traseira.

 

Qualquer um dos coolers citados deve atender o processador, assim a melhor opção ficaria mais a critério pessoal.
Vou explicar o motivo:

 


Esse processador não possui muita margem para over.
Se quiser, veja detalhes em um artigo feito pelo CdH aqui.
 
Recomendo outro review aqui.
Segundo o autor, o mais recomendável seria fazer o over automático PBO + AutoOC pelo Ryzen Master.
O over manual não compensa no uso prático.
O PBO não traz milagres no desempenho, mas compensa fazer se tiver um cooler decente.

Ao longo do review, são apresentados gráficos com desempenho em diversos jogos com o cpu em stock e com PBO.


Um cooler equivalente ao 212 Black já seria suficiente, dependendo mais da sua tolerância ao nível de ruído.
O wc de radiador duplo seria um tanto exagerado.

 

Veja um comparativo de temperaturas com o cpu em stock e PBO, usando o cooler box e wc 280:

 


Temps.png

 

Review completo aqui.

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM sei que a margem de over dele e fraca. porém ainda sim pretendo ao menos PBO + AutoOC.

a lateral da cpu até o vidro da 17.5cm. 

tem slot em cima que cabe 240mm e na frente cabe 360mm.

meu problema e porque ele ta muito quente mesmo sem nada.

igual falei no assassins ontem bateu 88C. sem nada de OC.

e queria que com o  PBO + AutoOC ou OC manual ficasse abaixo dos 75C se possivel dos 70C

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi realmente tem espaço suficiente para wc no topo.

 

E havia esquecido de mencionar também, sobre a ventilação do gabinete frontal, veja esse vídeo aqui.

 

As fans ficam junto a tampa de acrílico e não conseguem captar ar para o interior do gabinete.
Para resolver o problema, parafuse as fans atrás da grade frontal.
Dessa forma ficaria um vão livre entre a grade e a tampa da frente para as fans captarem ar.

Faça esse teste e veja como ficam as temperaturas.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM removi o acrilico da frente e inseri uma grade de poeira, assim ele consegue puxar o ar. e muito por sinal porém mesmo assim as temperaturas altas. 

referente cooler quais indicaria até uns 350 reais?

se possivel prefiro evitar wc vi muitos reviews negativos informando diversas falhas principalmente a longo prazo coisa que no air não tem.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gammaxx 400 tem bom custo benefício, mas o sistema de fixação pode não agradar a todos.
Tem um usuário no fórum que testou esse cooler no Ryzen 3600, veja aqui.


Particularmente prefiro o sistema de montagem do Hyper 212 Black.

 

Os air coolers que você citou serviriam também.

Se optar pelo Lucifer V2, confira o tamanho dele, veja aqui.
E para instalar esse cooler dentro do gabinete é necessário ter uma chave philips comprida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,

 

minhas configs:

Placa b450TUF plus gaming ATX.

2x8 [email protected] cl16 teamgroup.

fonte corsair H850 gold.

placa vega 56 pulse [email protected]/ [email protected].

Gabinete w2 liketec red.

 

Aguardei a atualização da AMD pra ver se resolvia o problema de clock porém nada.
desde que comprei mesmo nos testes cb15/cb20/aida64/cpu-z  vi que meu processador só pega 4.14ghz mesmo sendo descrito como 4.2. salvo caso eu vá na bios e sete valor superior ao 4.125.
fiz testes com PBO+AUTO OC e infelizmente nos testes em CPU-z como base da single 504 e multi 3992~4047.  e caso de stock cai pouco o minimo que pega 3872 e maximo 4033 e single 500;
segundo topicos da reddit a tensão segura seria algo de 1.325v sob carga sem OC/pbo fica trabalhando entre 1.34 a 1.37.  
setei 1.340v na bios e soc 1.1v e coloco 4.2v sistema se mostra estavel porém as temperaturas que antes durante stress pegava 87C agora atinge facilmente acima dos 95C por isso desabilitei.

 

queria manter ele em 4.2 ou proximo disso uma vez que a pontuação passa pra 4.291multi core e 519 single.


queria um AIR cooler que aguentasse manter as temp ao menos abaixo dos 75.
TEMP ambiente aqui e na faixa de 26C.
gabinete bem ventilado c 6 cooler de 120mm.
de espaço diria que cabe algo com até 17cm de altura e 15cm de largura aprox.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não cabe nenhum desses coolers aí nesse gabinete.Consegue medir a altura da CPU até a tampa do gabinete?

adicionado 2 minutos depois

Mas esse problema do clock no 3600 está sendo resolvido agora.Espere a nova BIOS.

https://www.tudocelular.com/windows-phone/noticias/n146119/amd-anuncia-correção-de-bios-para-ryzen-3000.html

adicionado 5 minutos depois

https://adrenaline.uol.com.br/noticias/v/60439/amd-corrige-mais-problemas-de-desempenho-dos-ryzen-3000-em-novo-update-do-agesa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX cabe. 

quanto as dimençoes do que cabe de espaço diria que cabe algo com até 17cm de altura( processador até tampa) e 14 a 15cm de largura + que isso bate na memoria ou na lateral plastica da TUF.

adicionado 2 minutos depois

quanto a correção ao que parece não será de abrangencia total em todos os da serie pois o 3600 mesmo só 50% dos chips tem esse problema.

já atualizei a bios que enviaram no dia 10 e nada.

ainda sim pretendo ter um cooler bom pra um OC em temps de 75C -

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gungniro disse:

quanto as dimençoes do que cabe de espaço diria que cabe algo com até 17cm de altura( processador até tampa) e 14 a 15cm de largura + que isso bate na memoria ou na lateral plastica da TUF.

No site do fabricante diz que esse gabinete tem 200mm de largura.Com a MB e o espaço do cabeamento pela minha experiencia um gabinete para caber um cooler de 163mm(o Lucifer) deve ter pelo menos 220mm de largura, ainda mais esses de tampa acrilica.Se tiver dúvidas consulte o fabricante do gabinete ou então procure sites gringos de compatibilidade.

adicionado 2 minutos depois

Eu uso o Lucifer V.2 que tem 167mm e você não faz ideia do tamanho do bloco do radiador.Pense em um cubo de 140mm e é isso dentro do gabinete, mais o FAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Eu acho difícil ele cair mais de preço. Acho que ele custa $50 dólares nos eua.

 

cooler grande não necessariamente quer dizer melhor, depende muito do fan, da construção, do material, etc. Procure os reviews do Noctua U12A. Ele é compacto e é melhor que todos os air cooler que tem. Inclusive ganha da maioria dos water cooler. Mas ele custa $99... eu uso no meu Ryzen 3600 a versão anterior dele, ele me custou quase o dobro do Mugen e tem o mesmo desempenho do Mugen. Só que na época que comprei o U12S, o Mugen não tinha no Brasil 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

pessoal uma duvida eu montei 1 pc esse mes mas eu ja tinha o water cooler da minha antiga conf que no caso e 1 h60 da corssair e a conf que montei e a seguinte:

Ryzen 5 3600
memoria gskill trident royal 8 gb x2
placa de video 1660 super 
placa-mãe tuf 570 gaming

gabinete pichau turbit

vocês sabem me dizer se esse wc tanka esse ryzen?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal me tirem uma dúvida, esse pc não é para mim e meu amigo já comprou as peças e só está esperando elas chegarem mas a dúvida aqui é sobre o air cooler e se ele serve no gabinete na placa-mãe e se ele resfria muito bem esse processador. Eu vou passar As dimenções de cada peça!

Gabinete Gamer Aerocool Playa Rgb Preto
Dimensões: 211 x 480 x 432mm (L x A x D)

placa-mãe ASRock B450M-HDV
Formato Micro ATX: 9.1-in x 8.1-in, 23.1 cm x 20.6 cm

Processador AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHz(4.2GHz Max Turbo) AM4, Sem Vídeo - 100-100000031BOX

Memória HyperX Fury RGB, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - HX432C16FB3A/16
Dimensões do Módulo: 133.35mm x 41.24mm x 7mm

Placa de Vídeo Asus AMD Radeon RX 580 OC 8GB, GDDR5 - DUAL-RX580-O8G
24.2 x 12.89 x3.8 cm

Cooler para Processador Cooler Master MasterAir MA620M, RGB, AMD/Intel - MAM-D6PN-120PA-R1
Dimensões do Ventilador (L X W X H): 120 x 120 x 25 mm / 4,7 x 4,7 x 1 pol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Bock depende mano. pra configuração q tu citou o ideal e por um cooler diferente do coolerbox um desses baratos de 100pila já da conta. pensa o seguinte alem do teu processador la dentro do gabinete fica uma placa de video, no caso dessa ai dissipa quase mesmo calor que a minha(180w), isso ai e puro calor que e jogado pra cima (onde ta teu processador e os fans de exaustão) em suma na teoria iria ficar tão quente qnt o meu (batendo pico de 90 e pouco com jogos tudo no max tipo assasins creed) com coolerbox. recomendaria por um outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...