Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, forcei o encaixe de uma memória de 3000 hz liguei o pc, vi que não pegou a nova memória, ao tirar que notei que era a de 3000 e minha placa-mãe suporta somente até 2666.

Pergunta é queimou aquele slot? Tem alguma forma de saber sem ter uma pra encaixar ali?

Postado

Pentes de memórias não encaixam em slots de de memorias diferentes. (Pentes DDR, DDR2, DDR3, DDR4) Acho muito difícil você ter conseguido quebrar. Vê se o pente não ficou torto no slot, os 2 cantos devem encaixar até o final. Passa borracha de escola nos contatos do pente (lembre de tirar os farelos de borracha) Se tiver também, spray limpa contato ou ar comprimido, passa no slot da placa-mãe também.

Creio que 3000MHz numa placa de 2666MHz a placa-mãe vai abaixar o clock automaticamente e vai funcionar normalmente...

Postado
Em 03/09/2019 às 17:50, Jonatas Vasconcellos disse:

Olá, forcei o encaixe de uma memória de 3000 hz liguei o pc, vi que não pegou a nova memória, ao tirar que notei que era a de 3000 e minha placa-mãe suporta somente até 2666.

Pergunta é queimou aquele slot? Tem alguma forma de saber sem ter uma pra encaixar ali?

Todas as placas mãe ajustam a velocidade de operação das memórias automaticamente. A única coisa que poderia dar errado seria você tentar encaixar memórias de tipos diferentes como citado pelo @yCritterD (ddr, ddr2, ddr3 e ddr4 são os tipos). No caso você tentou encaixar uma memória ddr4 no slot ddr4, então está tudo certo e você não queimou a memória.

Por outro lado, lembre-se de que memórias são extremamente frágeis. Deixar cair no chão é quase certo que vai inutilizar a memória, e deixar mal encaixada também pode danificá-la. A memória deve ser inserida inteiramente no slot sem deixar os contatos expostos, e o pino de guia da memória deve ser observado (onde tem aquele orifício no encaixe dos conatos). 

Não passe borracha escolar em seus pentes de memória. Esse método de limpá-los é antigo e a 20 anos atrás era usado em emergências, não sei porque ainda citam esse dinossauro. Álcool isopropílico vende-se até em farmácia, e não é caro. Limpa contatos e WD40 podem dissolver o epoxi que compõe a placa, tornando-a frágil e quebradiça após algum tempo, então não recomendo também. Além do mais, se você acabou de comprar um módulo de memória, a chance de ele estar sujo é zero. Seu slot, por outro lado, pode sim estar sujo. Para limpá-lo pode-se usar um pincel limpo (virgem) molhado em isopropanol (álcool isopropílico), ou até mesmo uma escova de dentes velha e seca, também embebida em isopropanol. Lembrando que a limpeza deve ser feita com delicadeza. Ar comprimido também é válido.

Antes de tudo isso eu verificaria na BIOS se os timings das memórias está manual ou automático, sendo que deve ser colocado em automático. O RESET de BIOS resolveria as questões de configurações, mas se você não sabe configurar sua BIOS isso pode se tornar outro problema. Após o reset é necessário configurar várias coisas.

Todavia vale ressaltar que seu problema deve ser simples, e se você não tem experiência no manuseio e configurações de componentes, bem pode pedir ajuda a algum técnico ou amigo experiente.

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!