Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UEFI não instala win nenhum


Posts recomendados

Vamos lá, recentemente deixei meu core 2quad com uma g41mt s2p para tras, era velho mas aguentava o tranco com um certo clock ( 3.4 ghz) e uma gtx 770 oc .
Adquiri agora uma placa-mãe h81m hg4 ,e um i3
é uma placa não tão nova mas para os fins que utilizo me serve.
No inicio só alegria,mas agora muita dor de cabeça.
Trabalhei com TI por um periodo da vida, entendo bastante mas apenas a respeito de win 7 xp, e coisas da epoca do ddr3 .
Estou tentando formatar esse maldito computador a dias, mas não tem cristo quue de certo.
Tentei cd do win7 x64, nada! dizia que o win n podia ser instalado no hd e blablabla, por conta do maldito erro mbr/gpt.
OK desisti do win 7, parti para win 10, tentei via cd, da erro nem abre a tela inicial do cd.
Beleza , tentei via pendrive com rufus, da o maldito erro gpt/mbr . olhei 10000 tutorias no ytb em como configurar o rufus para dar certo em UEFI, ams não rolou, tentei criar um servidor com o serva e foramatar via rede, nada!!!
Não sei mais o que fazer, e meu cd do win 10 corrompeu sabe Deus por que.
Me restaram aqui um pendrive de 4gb e pouca esperança.
Alguem já passou por esta luta?
Dicas.
PS: minha mobo n tem opção legacy, apenas UEFI.
Tentei até formatar e instalar o win 10 em um hd e colocálo no pc novo, mas sem exito nem em modo de segurança , é tela azul da morte direto....
Aguardo a ajuda de vocês.
#SAUDADEWIN7
#SAUDADEBIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você está usando um HD legado em uma bios UEFI. Você tem que configurar um ou outro.

Ou você habilita suporte legado na BIOS, desativa secure boot e instala o Windows 7, ou mantém UEFI e converte o HD para GPT para usar Windows 10.

 

O UEFI suporta tanto GPT como MBR, mas na bios precisa estar configurada para aceitar BIOS/Legacy. Se você configurar o Rufus para GPT, o HD precisa ser convertido para GPT. Se você configurou para BIOS/MBR, precisa habilitar o Legacy.

Se você usar o Windows Media Creation Tool, provavelmente não precisará configurar nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes.: 

Esse modo de instalação é apenas por UEFI
1 - Baixe a última versão do Windows 10, procure no Google por *baixar imagem windows 10 microsoft*, vai ser o primeiro resultado, no site da Microsoft, clique em *Baixar a ferramente agora*, com essa ferramenta você consegue baixar a ISO com a build mais atual, utilize as opções para baixar a ISO. 
2 - Já com a ISO baixada, use o Rufus para fazer um Pendrive bootável, no RUFUS em esquema de partição coloque GPT e clique em Iniciar. 

3 - Dê boot no pendrive bootável, após carregar o Windows, na parte q aparece para escolher o Idioma, aperte *Shift + F10*, vair aparecer o Prompt de Comando.

Digite os seguintes comandos.: 

DISKPART

LIST DISK (Vai aparecer os discos em seu computador)

SELECT DISK X (O X refere ao número do seu disco, na maioria das vezes é 0)

CLEAN (Irá apagar todo o disco)

CONVERT GPT (Irá converter o disco para GPT)

EXIT 

EXIT

Após isso, só seguir os procedimentos normais de instalação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se precisar instalar o windows 7 (ou preferir), talvez tenha que instalar esse HD em outro micro para mudar o sistema de partição do disco rígido. O windows 10 é compatível com o sistema de particionamento MBR e com o GPT, mas o windows 7 só é compatível com MBR. Para mudar o sistema de particionamento você teria que esvaziar seu HD (fazer backup), abrir o CMD de um computador qualquer com esse HD conectado, usar o comando diskpart para limpar o disco (todos os dados são perdidos), depois iniciar o disco com o sistema MBR.

Se bem entendi, seu i3 é mais antigo não é? Se for, talvez sequer tenha drivers para windows 10 disponíveis no site do fabricante da MB, então o windows 7 seria mesmo a melhor opção para você. Dá para achar os drivers de windows 10, mas é mais chato e difícil, e por vezes impossível (estou com uma pilha de placas wireless em meu laboratório que são incompatíveis com windows 10, por exemplo).

 

Se optar pelo windows 7 me avise que faço um passo a passo completinho para ti, mas me forneça o modelo exato da sua placa-mãe também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 06/09/2019 às 14:26, WOZ Dods disse:

Se precisar instalar o windows 7 (ou preferir), talvez tenha que instalar esse HD em outro micro para mudar o sistema de partição do disco rígido.

Dá pra fazer no instalador com shitf + F10, igual o Windows 10.

adicionado 1 minuto depois
Em 06/09/2019 às 14:26, WOZ Dods disse:


Se bem entendi, seu i3 é mais antigo não é? Se for, talvez sequer tenha drivers para windows 10 disponíveis no site do fabricante da MB, então o windows 7 seria mesmo a melhor opção para você. Dá para achar os drivers de windows 10, mas é mais chato e difícil, e por vezes impossível (estou com uma pilha de placas wireless em meu laboratório que são incompatíveis com windows 10, por exemplo).

A AsRock tem os drivers para Win10

https://www.asrock.com/mb/Intel/H81M-HG4/index.br.asp#Download

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 07/09/2019 às 21:20, Math.Pi disse:

Dá pra fazer no instalador com shitf + F10, igual o Windows 10.

adicionado 1 minuto depois

A ASRock tem os drivers para Win10

https://www.ASRock.com/mb/Intel/H81M-HG4/index.br.asp#Download

estou tendo este problema com minha placa ASRock 970A , meu windows funcionava  direitinho fui formatar e não sei o que mexi nela que esta dando este erro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...